1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Morte de Tinta (Cornelia Funke)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por imported_Rafaela, 12 Set 2011.

1. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Este é o terceiro e último livro da trilogia Mundo de Tinta. Conta a história de Mortimer, um "Língua Encantada", uma pessoa que ao ler qualquer livro em voz alta faz com que suas palavras criem formas e levem as pessoas que estão a ouví-lo a entrarem literalmente na história, podendo sentir gostos e cheiros, brisas, medo, amor, ou seja, sua palavra dá vida aos mundos de livros. Dá tanta vida que é capaz de trazer objetos e seres das histórias para seu mundo, mas com um preço: se algo vem, algo vai. Assim, a sua esposa é levada para uma história que ele estava lendo para ela e sua filha bebê, Coração de Tinta. e trazendo o grande vilão da história para seu mundo dando início a uma busca pelo mundo atrás de outro exemplar do livro, levado embora por Capricórnio, o vilão que saiu da história medieval fantasiosa e que apaixonado pelas armas de destruição de nosso mundo leva o livro consigo pois não quer voltar ao seu mundo atrasado e sim criar um reino de terror nesse mundo que já possui todas as ferramentas para isso.

O livro está esgotado, mas Mortimer e sua filha Meggie viajam em busca de um exemplar que poderá trazer Reza de volta... mas isso é o que acontece no primeiro livro. Quem está aqui, provavelmente já leu ou viu o filme. No segundo livro, Mortimer, Meggie, e as personagens de Coração de Tinta entram no mundo de fantasia criado por Fenoglio e descobrem que as coisas não são tão mágicas e bonitas como pensavam.

Eu li o primeiro livro na biblioteca e me apaixonei. Afinal, ele trata do sonho de qualquer leitor apaixonado por um livro: poder entrar na história que tanto gosta! Acabei comprando o segundo e o achei melhor até que o primeiro. Quando terminei de ler queria desesperadamente o terceiro. Mas a espera foi de 2 anos! Onde enchi muito as paciências da pessoa responsável pelos emails de leitores da editora CIA das Letras (pessoa, que por sinal conheci no último encontro do Meia Palavra XD). Bem, o livro saiu. Demorei quase 1 ano para comprá-lo e quase mais 1 ano para lê-lo.

Comecei achando ele incrível, mas curso Letras e faço um curso sobre escrita aos sábados, bem, acho que estou ficando mais crítica, pois no livro que achava incrível, agora vejo muitos defeitos. Percebi que o livro não é nenhum primor em escrita, e muitas das comparações que ela usa são infantis demais ou muito chavão. Continuo lendo e estou quase no final. A história é linda, ela teve uma boa ideia, só acredito que a autora quis usar de um estilo que não é o seu, pois enrola muito em umas partes, tenta parecer reflexiva em outra, não sei, mas pensar nisso tem atrapalhado minha leitura!

Estou com medo agora, antes lia qualquer livro e achava incrível, agora fico procurando algo a mais no texto que a descrição das coisas!

Mas essa trilogia é incrível e indico. A história compensa a escrita!

2. Nadz

Nadz Usuário

Foi dessa trilogia então que saiu o filme "Ink Heart"? Os livros parecem bem mais interessantes ;) já estão na minha lista, valeu pela dica!

3. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Sim, Nadz. O filme é com o Brendan Freezer. E leia sim, é uma história muito bacana!

4. Felipe Sanches

Felipe Sanches Usuário

Eu abandonei tem um tempinho já.Não me satisfez tanto quanto os outros dois, eventualmente vou terminar mas achei bem fraquinho.

5. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Termineiiiii!!! O livro foi meio paradinho, mas no final surpreendeu!

6. Felipe Sanches

Felipe Sanches Usuário

TERMINEI TAMBÉM! DEPOIS DE NOVE MESES! :rofl:

Gostei bastante do livro, apesar de tudo.

7. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Eu também Felipe. É meio parado no começo mas o final é muito bom! E gostei muito de como terminou, o desfecho.
    ter sido o Jacopo a matar o avô, Cabeça de Víbora

8. Felipe Sanches

Felipe Sanches Usuário

Eu ia falar isso mas tava com preguiça de escrever o spoiler :(

mas achei que ela deixou o final meio corrido sei lá, ou talvez foi o jeito que eu li, acho que ela podia ter desenvolvido melhor algumas coisas e deixado outras menores.

resumindo: Coração de tinta>Sangue de tinta>Morte de tinta

Compartilhar