• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte de Tinta (Cornelia Funke)

Este é o terceiro e último livro da trilogia Mundo de Tinta. Conta a história de Mortimer, um "Língua Encantada", uma pessoa que ao ler qualquer livro em voz alta faz com que suas palavras criem formas e levem as pessoas que estão a ouví-lo a entrarem literalmente na história, podendo sentir gostos e cheiros, brisas, medo, amor, ou seja, sua palavra dá vida aos mundos de livros. Dá tanta vida que é capaz de trazer objetos e seres das histórias para seu mundo, mas com um preço: se algo vem, algo vai. Assim, a sua esposa é levada para uma história que ele estava lendo para ela e sua filha bebê, Coração de Tinta. e trazendo o grande vilão da história para seu mundo dando início a uma busca pelo mundo atrás de outro exemplar do livro, levado embora por Capricórnio, o vilão que saiu da história medieval fantasiosa e que apaixonado pelas armas de destruição de nosso mundo leva o livro consigo pois não quer voltar ao seu mundo atrasado e sim criar um reino de terror nesse mundo que já possui todas as ferramentas para isso.

O livro está esgotado, mas Mortimer e sua filha Meggie viajam em busca de um exemplar que poderá trazer Reza de volta... mas isso é o que acontece no primeiro livro. Quem está aqui, provavelmente já leu ou viu o filme. No segundo livro, Mortimer, Meggie, e as personagens de Coração de Tinta entram no mundo de fantasia criado por Fenoglio e descobrem que as coisas não são tão mágicas e bonitas como pensavam.

Eu li o primeiro livro na biblioteca e me apaixonei. Afinal, ele trata do sonho de qualquer leitor apaixonado por um livro: poder entrar na história que tanto gosta! Acabei comprando o segundo e o achei melhor até que o primeiro. Quando terminei de ler queria desesperadamente o terceiro. Mas a espera foi de 2 anos! Onde enchi muito as paciências da pessoa responsável pelos emails de leitores da editora CIA das Letras (pessoa, que por sinal conheci no último encontro do Meia Palavra XD). Bem, o livro saiu. Demorei quase 1 ano para comprá-lo e quase mais 1 ano para lê-lo.

Comecei achando ele incrível, mas curso Letras e faço um curso sobre escrita aos sábados, bem, acho que estou ficando mais crítica, pois no livro que achava incrível, agora vejo muitos defeitos. Percebi que o livro não é nenhum primor em escrita, e muitas das comparações que ela usa são infantis demais ou muito chavão. Continuo lendo e estou quase no final. A história é linda, ela teve uma boa ideia, só acredito que a autora quis usar de um estilo que não é o seu, pois enrola muito em umas partes, tenta parecer reflexiva em outra, não sei, mas pensar nisso tem atrapalhado minha leitura!

Estou com medo agora, antes lia qualquer livro e achava incrível, agora fico procurando algo a mais no texto que a descrição das coisas!

Mas essa trilogia é incrível e indico. A história compensa a escrita!
 
Foi dessa trilogia então que saiu o filme "Ink Heart"? Os livros parecem bem mais interessantes ;) já estão na minha lista, valeu pela dica!
 
Eu abandonei tem um tempinho já.Não me satisfez tanto quanto os outros dois, eventualmente vou terminar mas achei bem fraquinho.
 
Eu também Felipe. É meio parado no começo mas o final é muito bom! E gostei muito de como terminou, o desfecho.
ter sido o Jacopo a matar o avô, Cabeça de Víbora

Eu ia falar isso mas tava com preguiça de escrever o spoiler :(


mas achei que ela deixou o final meio corrido sei lá, ou talvez foi o jeito que eu li, acho que ela podia ter desenvolvido melhor algumas coisas e deixado outras menores.

resumindo: Coração de tinta>Sangue de tinta>Morte de tinta
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo