• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre Fidel Castro, aos 90 anos, em Cuba

Porque quem saiu são os que não gostavam? :dente:

E porque nunca para de ter MUITO MAIS cubanos querendo sair da ilha a todo custo do que os questão nos EUA e descendentes querendo fazer o caminho inverso? (como fazem agora os filhos e netos brasileiros de japoneses)
 
Última edição:
9v68YaU.gif

Assunto proibido

Depois da madrugada atípica, Cuba amanheceu silenciosa. Na tradicional Rua Obispo não se via grupo algum dançando salsa na calçada ou tentando conseguir moedas dos turistas, como de costume. O único som que prevalecia era de conversas esparsas e de alguns cubanos dentro lojas, que tentavam vender qualquer lembrança para quem passasse. Desta vez, o comércio abriu normalmente.

Mas o assunto principal do dia era quase proibido. Dois motoristas de bicitáxi — veículo bem comum na ilha — afirmaram que não poderiam comentar a morte do líder por medo de serem repreendidos.

— Tem polícia por toda parte — confidenciou um deles.


- http://oglobo.globo.com/mundo/em-cu...rte-de-fidel-jovens-sao-indiferentes-20548484

-------
Os jornais estatais estavam proibidos, inclusive, de saudar a população com "boa noite" na semana que se seguiu a morte dele. Veja que, em Cuba, a maior parte dos que lamentavam a morte de Fidel eram os idosos... os mais jovens eram ou indiferentes ou abertamente celebravam a morte dele. Pega qualquer noticia ai sobre a repercussão da morte dele em Cuba e o que mais se lê é coisa do tipo: "foi um líder com muito carisma, mas eu quero mesmo é que meu país seja moderno", "foi uma figura emblemática, mas eu gostaria que meu país tivesse internet", "meus pais falam dele como um herói, mas eu gostaria de ter mais liberdade".

Nota-se, claramente, que a geração jovem cubana vê uma disparidade enorme entre o discurso de Fidel e do Socialismo e o resultado prático gerado. O discurso é bonito, mas na prática o jovem vê o país dele como atrasado em relação aos outros e preferiria ter mais liberdades do que viver a fantasia do mundo perfeito.

Disseram aqui que o Capitalismo também fracassou... posso até concordar em parte com isso, mas temos que notar algumas coisas:
1) o capitalismo nunca se propôs a ser um sistema propriamente dito, antes ele é fruto natural das relações comerciais entre as pessoas. O capitalismo é falho pois o ser humano é naturalmente falho... ainda assim, ele ainda é o sistema que melhor possibilita o desenvolvimento humano em todos os níveis.
2) O capitalismo só falhou se considerarmos o objetivo dele como a extinção da pobreza... a questão é que esse NUNCA foi o objetivo do capitalismo. No que ele se propõe, o livre-mercado atinge de forma espetacular o seu êxito. Somente falha para aquele que enxergam ele como algo diferente do que ele é. Diferente do socialismo que prega uma coisa e produz outra.
 
"O capitalismo não é uma ideologia. É um sistema econômico que existiu e provou suas virtudes desde dois séculos antes que alguém se lembrasse de formulá-lo em palavras. E o primeiro que esboça essa formulação, Adam Smith, não é de maneira alguma um ideólogo, um inventor de símbolos retóricos para construir futuros no ar em favor de tais ou quais ambições de classe. É um homem de ciência em toda a extensão do termo, esboçando hipóteses para descrever e explicar uma realidade existente. O socialismo, em contrapartida, milênios antes de existir sequer como estratégia política concreta já tinha seus ideólogos, seus embelezadores de enganos, seus estilistas de interesses de grupos ressentidos e ambiciosos. Por isso, o confronto de socialistas e liberais não opõe ideologia a ideologia: a defesa do socialismo é sempre a auto-atribuição ideológica dos méritos imaginários de um futuro possível, a do capitalismo é sempre a análise científica de processos econômicos existentes e dos meios objetivos de aumentar sua eficiência."

- Olavo de Carvalho
 
A teoria socialista é boa, mas esbarra no homem, este, egoísta por natureza.
Tente socializar na sua casa, depois na sua rua e depois no seu bairro. O fracasso é iminente.

Houve um tempo que eu achei que "a teoria socialista é boa". Hoje, depois de tudo o que aconteceu não apenas em outros países, mas inclusive no Brasil com 14 anos de PT no governo, penso que "a teoria socialista" não tem nada de boa. É na verdade um grande engodo. Eles tem uma retórica muito boa, suas frases (quando não estão atacando a direita) parecem bem humanistas e corretas. Mas na prática, quando a esquerda assume o poder tudo o que faz é sugar a nação até os ossos, sucateando tudo, roubando tudo, matando muitos nas filas do SUS, etc.

A esquerda é formada por pessoas que se auto-denominam "trabalhadores", mas se pegar a carteira de trabalho desses vamos encontrar um livro praticamente em branco.

Quando eles sobem ao poder só pensam em si próprios, enriquecem absurdamente, se tornam grandes empresários a partir do nada.

Mas continuam com o discurso de "trabalhador", de ajudar a classe operária, etc. Atiram migalhas (como o bolsa família) para sustentar esse discurso furado. E o povo simples, os verdadeiros trabalhadores, ficam contente e defendem esses hipócritas por causa dessas migalhas. Mal sabendo que se não houvesse tanta corrupção eles não precisariam de bolsa família, pois teriam escolas de qualidade, hospitais que funcionam, segurança nas ruas, etc. Eles teriam um país. Não apenas os estádios.

Se todo o dinheiro que é perdido nessa corrupção sistêmica que virou o governo brasileiro chegasse onde precisasse chegar, nosso país seria uma Suíça do mundo.

Por isso acho que "a teoria socialista" não tem nada de bom, é na verdade uma arma. O intuito é conseguir através de discursos bonitos se perpetuar no poder (sim, porque 14 anos com o mesmo governo não é democracia, isso aí é uma dinastia, uma ditadura, sempre o mesmo grupo no poder) e enriquecer muito às custas de um povo cada vez mais simples, carentes, que se contentam com migalhas sem nem sequer imaginar o quão rico é esse governo, o quanto os afeta toda essa corrupção que eles vêm na TV sem perceber que é o dinheiro deles que está sendo roubado e desviado.

Para mim, "a teoria socialista" é diabólica.
 
Sempre que alguém diz que o governo petista foi socialista morre um panda na China.
 
Capitalista não foi.

Claro que não. Por isso que bancos lucraram muito mais durante o governo petista do que com o governo FHC. Por isso que o governo petista criou o Construcard, que emprestou 20 bilhões de reais em financiamento, para compra de material de construção para pequenos construtores; criou o Cartão do BNDES para atender milhares de pequenas e médias empresas, fora um milhão de empreendedores individuais; aumentou a disponibilidade de financiamento para crédito imobiliário, o crédito para o agronegócio e para a agricultura familiar. Como todo governo comunista, o PT fomentou o capital e o empreendedorismo, fazendo aumentar o lucro de empresas privadas, permitindo o crescimento de grandes conglomerados e a entrada de capital estrangeiro no país. O PT foi tão socialista que sempre permitiu manifestações de extrema direita, manteve libertos apoiadores de ditaduras militares de direita, permitiu uma mídia opositora trabalhar livremente, manteve fora da cadeia até mesmo torturadores de comunistas durante o nosso regime militar. O PT foi tão comuna malvado que, ao ver seu regime deposto por um impeachment não convocou nenhuma milícia ou exército de guerrilheiros cubanos/venezuelanos/etc que de acordo com muito reacinha de internet, vinham treinando as "tropas" do MST para um combate contra a oposição.

Quem me dera o PT tivesse sido um governo socialista.
 
Quem me dera o PT tivesse sido um governo socialista.
Concordo, o PT não é socialista. Bem longe disso, o PT é um capitalista e com alto grau de sucesso. Todo mundo lá enriqueceu miraculosamente, o patrimônio do Lula e de seus filhos devem ser tão assombrosos como a fortuna de Fidel Castro. Sem falar nos tesoureiros e nos doleiros. Socializaram entre eles e as grandes empresas muito dinheiro nosso.
 
"A fortuna de Fidel Castro" :rofl:

@fcm você é demais. Manda aí aquele link maroto da forbes que diz que "provavelmente" Fidel tinha uma fortuna "estimada".
 
9180af7f47291d57cf6a76cccb8a77e838dcaba549ee4d30ffcf143028a7a492.jpg


"Estimativa, "suposto valor", "seria justificado", "são muitas duvidas", "poderia ser ainda maior"...

Quantas expressões duvidosas, né?
 
Concordo, o PT não é socialista. Bem longe disso, o PT é um capitalista e com alto grau de sucesso. Todo mundo lá enriqueceu miraculosamente, o patrimônio do Lula e de seus filhos devem ser tão assombrosos como a fortuna de Fidel Castro. Sem falar nos tesoureiros e nos doleiros. Socializaram entre eles e as grandes empresas muito dinheiro nosso.

Claro que o Fidel era milionário. Ele escravizou todo mundo naquele ilha. Até os médicos cubanos que trabalham no Brasil tem que pagar não sei quantos % do salário para o governo cubano.

Ele tomou Cuba como sua ilha particular e nunca mais abriu mão dela.

Claro que não. Por isso que bancos lucraram muito mais durante o governo petista do que com o governo FHC. Por isso que o governo petista criou o Construcard, que emprestou 20 bilhões de reais em financiamento, para compra de material de construção para pequenos construtores; criou o Cartão do BNDES para atender milhares de pequenas e médias empresas, fora um milhão de empreendedores individuais; aumentou a disponibilidade de financiamento para crédito imobiliário, o crédito para o agronegócio e para a agricultura familiar. Como todo governo comunista, o PT fomentou o capital e o empreendedorismo, fazendo aumentar o lucro de empresas privadas, permitindo o crescimento de grandes conglomerados e a entrada de capital estrangeiro no país. O PT foi tão socialista que sempre permitiu manifestações de extrema direita, manteve libertos apoiadores de ditaduras militares de direita, permitiu uma mídia opositora trabalhar livremente, manteve fora da cadeia até mesmo torturadores de comunistas durante o nosso regime militar. O PT foi tão comuna malvado que, ao ver seu regime deposto por um impeachment não convocou nenhuma milícia ou exército de guerrilheiros cubanos/venezuelanos/etc que de acordo com muito reacinha de internet, vinham treinando as "tropas" do MST para um combate contra a oposição.

Quem me dera o PT tivesse sido um governo socialista.

Cara, o BNDES foi criado em 1952 de acordo com o próprio site do BNDES. Não foi o PT não que o fez. Além disso, BNDES significa Banco NACIONAL de Desenvolvimenco Econômico e Social, mesmo assim, ignorando completamente a parte do NACIONAL, o PT usou dinheiro do BNDES para construir o porto de Cuba. É ou não é o fim da picada?

Outra coisa, do jeito que você escreveu parece que a melhor coisa que aconteceu para os empreendedores desse país foi o governo PT. Agora vai perguntar a eles o que eles acharam desse governo. Vai perguntar para eles em quem eles votam. Eu nunca vi tantas empresas quebradas como agora. Nunca vi tantos desempregados (12 milhões é o número oficial, mas sabemos que o número real é muito maior). Anda no Brás, que já foi um polo, um coração comercial e hoje tem várias lojas fechadas com placas de "Vende-se" e "Aluga-se". 14 anos de governo petista jogou o país no chão com sua corrupção sistêmica.

E para finalizar... "o PT foi tão socialista que sempre permitiu manifestações...", "...permitiu uma mídia opositora trabalhar livremente...", "O PT foi tão comuna malvado que, ao ver seu regime deposto por um impeachment não convocou nenhuma milícia ou exército de guerrilheiros cubanos/venezuelanos/etc...", cara, mas isso tudo é o mínimo! Se o PT resolvesse atacar militarmente as manifestações, fechar jornais, controlar o que a mídia pode ou não televisionar, e principalmente, convocar um exército de guerrilheiros cubanos ou de sem teto, aí sim que cairia a última máscara. Aí sim ficaria escancarada a ditadura de esquerda.

Permitir que exista oposição (seja nas ruas, na mídia ou no próprio governo) é o mínimo para que possamos continuar dizendo que isso é uma democracia. A partir do momento que o governo começar a agir de qualquer outra forma que não essa, aí viramos Cuba. Viramos Venezuela. Aí é ditadura escrachada. Só eles mandam e ninguém tem mais o direito de pensar diferente.

Esse é o último passo que um governo socialista vai dar. Depois de dar esse passo não tem mais volta. Mas graças a Deus, o povo não está aguentando mais tanta corrupção e está dando um basta nessa pouca vergonha. Penso que não chegaremos a viver a ditadura escrachada. Finalmente teremos alguma alternância de poder. Começou nas eleições municipais e o reflexo disso ocorrerá em 2018.
 
Isso não muda em nada a manifestação absurda em Cuba nas homenagens ao Comandante.


Tão "absurda" quanto o funeral de Kim Jong-il na Coréia do Norte em 2011, a população indo as ruas em peso absurdo, mesmo debaixo de neve pesada.

Mas em países que vivem décadas sob uma DITADURA e não uma democracia isso prova o quê? Que todos que fizeram isso, fizeram por terem um amor incondicional, lindo, maravilhoso, verdadeiramente puro de coração por um líder igual que ao que temos por uma mãe, pai ou filhos? :lol:[/QUOTE]
 
Claro que o Fidel era milionário. Ele escravizou todo mundo naquele ilha. Até os médicos cubanos que trabalham no Brasil tem que pagar não sei quantos % do salário para o governo cubano.

Ele tomou Cuba como sua ilha particular e nunca mais abriu mão dela.

Verdade. Ele também era dono de suas almas, sabia?

Cara, o BNDES foi criado em 1952 de acordo com o próprio site do BNDES. Não foi o PT não que o fez. Além disso, BNDES significa Banco NACIONAL de Desenvolvimenco Econômico e Social, mesmo assim, ignorando completamente a parte do NACIONAL, o PT usou dinheiro do BNDES para construir o porto de Cuba. É ou não é o fim da picada?

Leia novamente. Eu disse "Cartão BNDES". Criado em 2003. Primeiro ano do governo Lula.

Outra coisa, do jeito que você escreveu parece que a melhor coisa que aconteceu para os empreendedores desse país foi o governo PT. Agora vai perguntar a eles o que eles acharam desse governo. Vai perguntar para eles em quem eles votam. Eu nunca vi tantas empresas quebradas como agora. Nunca vi tantos desempregados (12 milhões é o número oficial, mas sabemos que o número real é muito maior). Anda no Brás, que já foi um polo, um coração comercial e hoje tem várias lojas fechadas com placas de "Vende-se" e "Aluga-se". 14 anos de governo petista jogou o país no chão com sua corrupção sistêmica.

Eu não estou aqui discutindo o mérito do governo petista. Estou aqui dizendo que de socialista ele não tem nada ué.

Mas observação: eu ando no Brás toda semana, e faz tempo, obrigado. Ele, como vários outros centros, tiveram no segundo mandato do Lula seu melhor momento. Claro que degringolou com os governos Dilma, mas falar como se o PT estivesse afundando o país desde 2003 é ignorar o período de crescimento da década passada. Até 2010 o país estava muito bem. Seja pelo preços dos commodities, seja pelo crescimento Chinês, seja pelo que for. Parem de querer pintar o governo petista como um único período de trevas e queda. Ele teve seus bons momentos. Durante as escolhas do Brasil como sede de Copa e Olimpíadas, por exemplo. Tanto que Lula saiu em 2010 com uma taxa de aprovação recorde, conseguindo eleger como sucessora uma (quase) total desconhecida da população.

E para finalizar... "o PT foi tão socialista que sempre permitiu manifestações...", "...permitiu uma mídia opositora trabalhar livremente...", "O PT foi tão comuna malvado que, ao ver seu regime deposto por um impeachment não convocou nenhuma milícia ou exército de guerrilheiros cubanos/venezuelanos/etc...", cara, mas isso tudo é o mínimo! Se o PT resolvesse atacar militarmente as manifestações, fechar jornais, controlar o que a mídia pode ou não televisionar, e principalmente, convocar um exército de guerrilheiros cubanos ou de sem teto, aí sim que cairia a última máscara. Aí sim ficaria escancarada a ditadura de esquerda.

Permitir que exista oposição (seja nas ruas, na mídia ou no próprio governo) é o mínimo para que possamos continuar dizendo que isso é uma democracia. A partir do momento que o governo começar a agir de qualquer outra forma que não essa, aí viramos Cuba. Viramos Venezuela. Aí é ditadura escrachada. Só eles mandam e ninguém tem mais o direito de pensar diferente.

Ditadura onde o PT perdeu espaço em esferas municipais e estaduais. Ditadura onde perdeu até o congresso em 2014. Ditadura onde permitiu ver o maior partido de oposição crescer.

Para que tá feio. O fato de você discordar do PT não faz dele um partido ditatorial. É que nem a esquerda psolista que chama todos os seus opositores de fascistas. Isso é meio mongolão. Ele ganhou 4 eleições, aceite isso. Assim como perdeu várias, em vários estados e esferas de poder. Povo gostou, povo reclamou, povo odiou e idolatrou. Isso faz parte. Pode dizer que "ah o PT iludiu as pessoas", "ah o PT foi populista", ai dá pra se debater, mas "ah o PT era uma ditadura" é ignorância política. Se fosse mesmo, teria aceitado como aceitou o impeachment? Se o povo pedisse o impeachment do Ernesto Geisel, ele teria aceitado ou dado borrachada?

Ficar nesse discurso de que era uma ditadura é simplesmente enganoso.

Esse é o último passo que um governo socialista vai dar. Depois de dar esse passo não tem mais volta. Mas graças a Deus, o povo não está aguentando mais tanta corrupção e está dando um basta nessa pouca vergonha. Penso que não chegaremos a viver a ditadura escrachada. Finalmente teremos alguma alternância de poder. Começou nas eleições municipais e o reflexo disso ocorrerá em 2018.

Não, não é o último passo. Um regime socialista não nasce aos poucos. Nasce de uma revolução.

E de novo: Ditadura não é implantada ou derrubada nas urnas. Governos que sobem e descem nas urnas são reflexos de uma democracia.
 
Leia novamente. Eu disse "Cartão BNDES". Criado em 2003. Primeiro ano do governo Lula.

Ok.

Eu não estou aqui discutindo o mérito do governo petista. Estou aqui dizendo que de socialista ele não tem nada ué.

Como não? Então o PT é partido de Direita?

A cor é vermelha.

Chama "Partido dos Trabalhadores".

O partido é declaradamente um partido de Esquerda.

Ficou anos na Oposição fazendo críticas ferrenhas a governos de outros partidos.

Todo partido Esquerdista tem como base toda a literatura de esquerda que nasce d'O Capital de Karl Marx.

Ou estou enganado?

Mas observação: eu ando no Brás toda semana, e faz tempo, obrigado. Ele, como vários outros centros, tiveram no segundo mandato do Lula seu melhor momento. Claro que degringolou com os governos Dilma, mas falar como se o PT estivesse afundando o país desde 2003 é ignorar o período de crescimento da década passada. Até 2010 o país estava muito bem. Seja pelo preços dos commodities, seja pelo crescimento Chinês, seja pelo que for. Parem de querer pintar o governo petista como um único período de trevas e queda. Ele teve seus bons momentos. Durante as escolhas do Brasil como sede de Copa e Olimpíadas, por exemplo. Tanto que Lula saiu em 2010 com uma taxa de aprovação recorde, conseguindo eleger como sucessora uma (quase) total desconhecida da população.

Cara, eu tenho até medo da corrupção que rolou nessa Copa do Mundo e Olimpíadas. Pode ter certeza absoluta que foram dois eventos completamente sujos e o país pagou caro por isso. Temos agora os melhres estádios do mundo, mas continuamos sem creches, hospitais sucateados, violência nas ruas altíssima.

O Brasil, corrupto do jeito que é (ou está), realizar esses dois super eventos... para mim isso não é mérito nenhum. Ao contrário. Muita vergonha. Com o tempo virá à tona essas corrupções desses jogos. Ainda assistiremos na TV. É uma questão de tempo.

Ditadura onde o PT perdeu espaço em esferas municipais e estaduais. Ditadura onde perdeu até o congresso em 2014. Ditadura onde permitiu ver o maior partido de oposição crescer.

Para que tá feio. O fato de você discordar do PT não faz dele um partido ditatorial. É que nem a esquerda psolista que chama todos os seus opositores de fascistas. Isso é meio mongolão. Ele ganhou 4 eleições, aceite isso. Assim como perdeu várias, em vários estados e esferas de poder. Povo gostou, povo reclamou, povo odiou e idolatrou. Isso faz parte. Pode dizer que "ah o PT iludiu as pessoas", "ah o PT foi populista", ai dá pra se debater, mas "ah o PT era uma ditadura" é ignorância política. Se fosse mesmo, teria aceitado como aceitou o impeachment? Se o povo pedisse o impeachment do Ernesto Geisel, ele teria aceitado ou dado borrachada? Ficar nesse discurso de que era uma ditadura é simplesmente enganoso.

Eu não disse que vivemos uma ditadura. Disse o contrário: que o governo, para se dizer democrático, TEM que permitir oposição seja nas ruas, na mídia ou em qualquer lugar.

O governo, para ser democrático, não tem essa escolha: permitir ou não a oposição.

Não existe essa escolha. É fundamental que exista oposição.

SE o governo pensar em não "permitir" a oposição aí sim seríamos uma ditadura escrachada. Isso que eu disse: Que essa "permissão" é o mínimo de uma democracia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo