• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Morre Januário de Oliveira, ex-locutor de rádio e TV

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Narrador gaúcho foi um dos principais nomes da transmissão esportiva e ficou marcado por bordões e apelidos dados a jogadores​




Morreu, nesta segunda-feira, o ex-locutor de rádio e TV Januário de Oliveira, após 11 dias internado. Ele sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal-RN, cidade em que morava com a família.
RN - Januário de Oliveira ex-narrador esportivo — Foto: Fabiano de Oliveira

RN - Januário de Oliveira ex-narrador esportivo — Foto: Fabiano de Oliveira

Januário foi uma das principais vozes no futebol brasileiro nos anos 1980 e 90. Criou diversos bordões que são lembrados até hoje. Quem acompanhava suas narrações, seja na TVE ou na Band, não esquece alguns, como:

  • "Taí o que você queria, bola rolando",
  • "Acha pouco, quer mais e vai a luta"
  • "Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta"
  • "Tá lá um corpo estendido no chão"
  • "Cruel, muito cruel"
  • "Sinistro, mas é muito sinistro"

Deu, ainda, inúmeros apelidos a jogadores que caíram no gosto do torcedor. O atacante Valdeir, destaque do Botafogo no início dos anos 90, virou "Valdeir The Flash". Sávio, prata da casa do Fla, virou o "Sávio, o Anjo Loiro". O mais famoso, sem dúvida, batizou o centroavante Ézio, do Fluminense, clube do coração de Januário. Até hoje o ex-camisa 9 do Flu é lembrado pelos torcedores como "Super Ézio".

Ézio virou o Super Ézio para Januário de Oliveira — Foto: Divulgação

Ézio virou o Super Ézio para Januário de Oliveira — Foto: Divulgação

Em abril de 2019, Januário recebeu uma homenagem no Maracanã, palco de narrações memoráveis. Valdeir, Sávio, William (ex-Vasco) e ainda o filho e a viúva de Ézio (que faleceu em 2011) foram ao encontro do narrador em uma emocionante matéria exibida no Globo Esporte.

Januário de Oliveira volta ao Maracanã e relembra histórias e bordões da época de narrador

Acometido por diabetes, Januário perdeu a visão, mas ainda assim mantinha projetos de narração de futebol em Natal.
O ex-narrador passou por diversos veículos de comunicação. No Rio Grande do Sul trabalhou na Rádio Farroupilha, Rádio Cultura de Bagé. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde atuou na Rádio Mauá, Rádio Nacional e Rádio Globo. Também marcou presença nas telas da TVE e na TV Bandeirantes, quando ganhou enorme notoriedade nas transmissões dos jogos envolvendo os times cariocas.

 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Apesar dele ter ficado mais na narração de times cariocas, eu curtia os bordões divertidos desse cara.

É uma pena que a diabetes levou a cegueira e encerrou prematuramente a carreira dele.
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Ele narrou muitos jogos na Band na segunda metade dos anos 90. Ficou famoso por aquele Fla-Flu com o gol de barriga do Renato Gaúcho.
 

fcm

Guerreiro Solitário
Ídolo!
Assistia muitos jogos na Band quando ainda era o Canal do Esporte no inicio da década de 90 (Fúria pode lembrar melhor).
Essa do corpo estendido no chão é clássica!
Descanse em Paz!
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$200,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo