• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mordor

Bom, depois de dar uma lida no tópico sobre o Pântano dos Mortos, algo intrigante veio à minha cabeça, que eu nunca antes tinha notado.

Bom, todos sabemos que Mordor era o lugar de onde Sauron sempre comandou as suas tropas, exceto, é claro, pela época quando ele estava em Dol Guldur. Mas Mordor também tinha lá seus problemas. O Povo de Núrnen não lutava contra Sauron? E porquê que ninguém jamais tentou usar a "porta dos fundos" de Mordor, e entrarem por trás, onde nao haviam montanhas? Para mim faz muito sentido demorar um tempão entrar em Mordor, se você vai entrar despercebido e por trás. Mordor era coberto na frente pelo Ephel Dúath e pelo Ered Lithui, mas por trás não tinha nada. NADA. Se você quisesse vencer mesmo, era só você chegar em Rhûn e descer toda vida, até chegar em Mordor. Obviamente, iria demorar, mas você entraria despercebido, não?
:?
 
Só existe um porém nisso que você falou, Mithrandir. A maior parte dos habitantes das terras à leste e a sul de Mordor estavam sob o comando de Sauron ou sob sua influência ou simplesmente queria que os povos do Ocidente se lascassem. Lembre-se que Mordor era uma terra estéril e que era necessário provisões para manter um exército, mesmo que seja um exército de orcs. Então, não seria de se espantar que Sauron procurou manter ampla influência sob os povos atráz de sua fortaleza.
 
creio que haviam povoados de orientais nesse caminho ao norte, e ao sul haveriam os haradrims

acho que ambos além de oferecer certa resistencia, alertariam mordor...
 
Aquele lugar provavelmente estava protegido por orcs, e alem do mais, para chegar até a orodruin por lá tinha que passar perto de Barad-dur, que não é um lugar muito seguro pra se ir.
 
Eu nunca tinha pensado nisso, mas agora, lendo esse tópico, sabem o que eu acho? Que tem pelo menos uma pessoa que poderia ter entrado em Mordor por essa rota: Aragorn. Ele viajou para Rhûn e Harad (Conselho de Elrond) e também para Mordor (Apêndice A), e era especialista em viver incógnito entre povos totalmente estranhos a ele. E depois da queda de Gandalf, ele estava disposto a guiar Frodo até a Montanha. Eu acho que ele poderia conhecer alguma rota para dentro de Mordor totalmente diferente das que aparecem no livro, e essa do Mithrandir é uma possibilidade.
 
Um, agora que eu percebi que estavam falando da comitiva do Anel. Estava pensando em uma investida de forças militares. :roll:
Se for pensar nesse sentido, realmente a porta dos fundos seria uma boa solução. Mas já em relação à Comitiva do Anel, será que ela seria apropriada. Afinal ela não estava vinculada apenas à discrição, mas também à celeridade.
 
A comitiva tinha pressa, gente... Eles teriam q dar uma volta gigantesca... e se o Boromir estivesse vivo ainda ia ficar enchendo o saco falando pra levar o anel até Gondor...
Mas tvz nem mesmo Aragorn soubesse. No Parth Galen, antes dele encontrar Boromir morto, ele deduz q Frodo já se mandou e q não ha nada q ele e o resto da comitiva possam fazer pra ajudar o portador.
 
Sem contar o tempo a mais que frodo ia ficar com anél, acho que seria um tormento tão grande que ele não aguentaria.
 
Eu sei que pode ser uma grande bobagem dizer isso, me corrijam se eu estiver errado. Mas não existe a possibilidade de que os elfos e homens não conhecessem a entrada "aberta" de Mordor?

Bom , os gondolindrim (é isso) viveram lá durante algumas dezenas de anos, mas talvez eles tivessem medo de explorar mais para o leste onde tinha o perigo do ataque dos homens de rhûn. Alguém sabe mais sobre esse assunto?
 
nao seria tao grande se já pegassem o caminho desde o inicio, mas eu acho q teria q passar perto de Barad-dûr, nao? mas acho melhor aidna curto e grosso.. por tras tu pega aliados-inimigo, pela frente tu só pega o inimigo (se bem que, quinhentas vezes mais forte que atrás hehehe)
 
É uma possibilidade mesmo....

mas cá entre nós...

se eles fosse direto, sem enrolar, por trás de Mordor... chegariam mais rápido do que chegaram.... mas eu acho que eles nao teriam chances lá dentro...

os Nazgûl ficam vigiando direto
 
Bom, essa rota não era muito pior do que as outras. O Morannon era um ponto de entrada impossível, vigilância constante e numerosa, e os portões. Cirith Ungol parece que nem o Gandalf gostava da idéia, ele achou que o Gollum estava armando uma traição só por ter levado Frodo até lá. Morgul, mesmo problema do Morannon, com o agravante de a casa dos Nazgûl ficar bem no meio do caminho, já que lembraram da vigilância deles. Por onde, então, Gandalf - e Aragorn depois dele - esperavam entrar em Mordor??

Quanto ao tempo que eles perderiam, bem, como aconteceu *houve* perda de tempo pelo menos em dois lugares: Lothlórien e Emyn Muil.

Galahan: eu também pensei em forças militares quando vi o post do Mith, mas achei que não seria possível uma grande força militar entrar despercebida em Mordor pelo Leste. Havia povos aliados de Mordor ali e pelo caminho. Mas eu achei que seria uma rota possível para a Sociedade, que eles poderiam tentar passar por lá despercebidos.

Senhor do Escuro: pessoas como Aragorn saberiam que Mordor era aberta no leste. E em Gondor deviam saber. Mordor foi mantida sob a vigilância deles por muito tempo.

Edit: Uma coisa que não foi levantada é a falta de uma "base de apoio" para a Sociedade nessa rota. Era muito território inimigo, só considerando o interior de Mordor, para atravessar. Mas para excluir inteiramente esta rota como uma possibilidade, seria preciso saber mais sobre como eram o leste e o sul de Mordor do que a gente sabe... :wink:
 
É, eu me referia mais à sociedade mesmo... Pensem bem: O Emyn Muil fica no ponto mais ao norte de Mordor. Não seria uma possibilidade que a Comitiva tentasse passar direto "por cima" de Mordor e entrar pelo lado de trás? Eles acompanhariam o Ered Lithui, e depois seguiriam o mesmo caminho, só que reverso, acompanhando o Ered Lithui pelo lado de dentro, assim se infiltrando em Mordor. Lembrem: Eles eram só 8 (sem contar Gandalf). Oito tem chances de passarem despercebidos. Um exército TERIA de passar lá em Morannon, já oito podem passar, como Gollum, Sam, e Frodo, que passaram literalmente NA FRENTE do Morannon e nao foram notados. Ué, se eles passaram, a comitiva também poderia passar.
Mas, nao faz sentido dizer que Mordor teria menos suporte atrás, já que ninguem tentaria atacar por trás? Morannon seria onde as lutas seriam concentradas, não concordam? Pois então... Se Gimli e Legolas sozinhos mataram uns 30 orcs cada na batalha do Abismo de Helm, acho que a comitiva toda junta poderia exterminar qualquer pequeno batalhão os enfrentando (nada maior que 50-70 orcs, é claro).
 
Bom, a parte "aberta" de Mordor era menos montanhosa, fora isso, nada sabemos das dificuldades que seriam possivelmente encontradas pela comitiva. Certamente, haveriam fortalezas a serviço de Sauron por aquelas bandas. Duvido que Sauron fosse descuidado a ponto de deixar-se vulnerável por algum dos lados de sua terra.
A comitiva poderia passar desapercebida se fosse por trás? Talvez, entretanto, além de um caminho bastante alongado, passaria-se muito perto de Barad-dûr, coisa que dificilmente Gandalf e/ou Aragorn iriam achar prudente. Era um risco muito grande a se correr. Sem contar os exércitos servidores de Sauron que provavelmente estariam por lá. Sem falar que, sendo um Maia, Sauron dificilmente deixaria de notar a passagem de Gandalf por seu território.

Um coisa é certa, um dos motivos maiores para a Demanda ter dado certo é pelo fato dos dois hobbits terem entrado justamente pela parte frontal de Mordor, que era fortemente guardada e onde dificilmente Sauron iria pensar que alguém entrasse escondido. Tanto é que ele só realmente soube dos hobbits e sua demanda quando eles estavam na própria Orodruin. Ainda mais depois da captura de Frodo em Morgul, quando Sam foi Portador do Anel. O suposto espião de Gandalf havia sido derrotado.
 
mesmo se eles "conseguissem" entrar em mordor por esse caminho!
nada seria tão fácil! e lah tem orcs por todas as partes!
eh praticamente impossível entrar em mordor sem disparar algum tipo de alarme!
eu acho que gandalf queria ir mesmo eh pela própria toca da laracna! eh o caminho mais seguro(isso se eles passassem sem que laracna percebesse)! pensem!! eu aposto que eles não tinham idéia do que eles poderiam encontrar indo por este caminho! sauron não seria idiota ao ponto de deixar aqueles pontos vazios e sem segurança nenhuma!
tirando que laracna soh perseguiu os dois pq o gollum (na hora em q ele some na caverna!) disse a ela que os dois estavam lah e a "acordou"!!
senão eh bem provável que nada acontecesse!
mordor eh uma terra fechada! eh praticamente impossível entrar lah assim!! abertamente! soh escondido mesmo!! ehehheheh :beer:
feliz ano novooooooo!!! :lol: :mrgreen:
 
Quanto eu estava lá pela metade do livro, pensei mesmo nessa possibilidade de se entrar em Mordor pelo leste, simplesmente por não haver montanhas. Mas duvidei que Sauron deixasse o lado leste completamente desprotegido, ele não seria tão descuidado.
Duvido que tantos os elfos quanto os homens (de Gondor) não conhecessem pelo menos um pouco da geografia da região, mas provavelmente eles não deviam conhecer a fundo os povos e a situação atual do lugar, sua defesas e pontos fracos.

Eu fico pensando por onde Gandalf pretendia levar a Comitiva. Também duvido que ele tivesse Cirith Ungol como primeira opção, já que reagiu negativamente quando soube que os hobbits tinham ido por lá. Mas será que ele os levaria pelo leste? Quando Gandalf fala de seus nomes, ele diz que oa leste nunca ia, logo, não devia conhecer bem a região.

Mas sem dúvida, o sucesso da demanda se deve ao fato dos hobbits terem passado pelos lugares que Sauron menos esperava, talvez Gandalf tivesse algo semelhante em mente...
 
Fiquei realmente intrigado com a rota que Gandalf faria e procurei alternativas. Pensei em alguma rota por entre as montanhas, fui olhar no mapa e achei duas passagens onde teria se que escalar pouco (só o primeiro nível das montanhas).
Uma é nas ered lithui, de onde sai a cadeia que forma a boca ferrada (é preciso um pouco de atenção para achar). Por aí seria não muito mais longe que a rota pelo Morannon, mas quase tão vigiada quanto. A outra é nas ephel dúath, no vale onde nasce o rio Poros. Nesse caminho a distância é longa. quase cinco vezes mais que a de Cirith Ungol, mas duvido que houvesse vigilancia especial por lá.
Mas tudo depende de que o mapa seja confiável nesse aspecto, já que eu levei em conta o primeiro nível de Orodruin como escalável. O que vcs acham?
 
E também tem outra coisa, que vcs ja ate falaram mais ou menos ai. To sem os mapas aki agora, mas pelo q eu lembro, a distancia das muralhas ocidentais e norte até a montanha de fogo é muitomenor do que desse lado leste até ela. E pense bem: Frodo e Sam foram pego ou passaram por entre os orcs disfarcados duas vezes, pelo caminho que fizeram. Se eles fizessem um caminho maior ainda, passariam por mais fortalezas, e ainda como disseram, passariam mais perto de Sauron, teeriam muito mais chance de serem pegos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo