• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mitologia Nórdica

Liico

Usuário
estou com uma dúvida.
não sei se esta área se encaixa neste tipo de pergunta, ou são apenas perguntas técnicas, porém, estou retomando minha pesquisa sobre mitologia nórdica e gostaria de indicações de bons livros, trabalhos, filmes, monografias, simpósios, qualquer coisa que sirva para estudo da história da mitologia nórdica.

se alguém puder ajudar, agradeço.
 
Há dois tipos de materiais para se aprender sobre mitologia nórdica: as fontes primárias e as secundárias (isto é, estudos críticos sobre as primárias). A maioria do material primário que temos à disposição foi composto na Islândia, em particular no séc. XIII, em nórdico antigo. A literatura nórdica é bem vasta (especialmente as sagas) e nem todas tratam de temas mitológicos, mas como a dúvida do tópico é sobre essa área, vou me ater a ela.

As fontes primárias são estas:

- Edda em Prosa (Snorri Sturluson):

Boas traduções em inglês são a de Anthony Faulkes (a única completa) e a de Jesse Byock (Prólogo, Gylfaginning e seleções do Skáldskaparmál). Há uma tradução em português (incompleta), de Marcelo Magalhães Lima (Editora Numen, 1993), mas praticamente impossível de se encontrar por aí.

- Edda Poética (Anônimo):

Traduções em inglês em ordem (pessoal) de qualidade: Henry Bellows (linguagem adequada, procura reproduzir a métrica original, comete algumas liberdades para isso, notas editorais copiosas justificando determinado verso, comparando com escolhas de outros editores, e informando sobre aspectos e figuras dos poemas); Lee M. Hollander (linguagem rebuscada e geralmente truncada, extremamente formal, notas ótimas sobre cada poema; Carolyne Larrington (linguagem mais moderna, um tanto mais árida que as outras traduções, também com notas boas).

- Sagas islandesas

Particularmente as fornaldarsögur, "sagas de tempos passados", que abordam temas mais lendários, como a Saga dos Volsungos (que tem tradução em português de Théo de Borba Moosburger, publicada pela Hedra) e a Hervarar saga ok Heiðreks, que possui uma boa tradução para o inglês feita por Christopher Tolkien (filho de J. R. R. Tolkien). Várias editoras publicam as sagas em inglês, sendo que uma das principais é a Penguin.

A quantidade de fontes secundárias é imensa, mas a produção delas em português é quase nula. No entanto, recomendo o livro Deuses, monstros, heróis: ensaios de mitologia e religião viking, de Johnni Langer, publicado pela Editora da UnB. É um livro bem abrangente e que, entre outras coisas, presta um serviço ao refutar de maneira bem embasada os estereótipos que se tem a respeito dos vikings. Vale a pena conferir também os artigos de Langer e outros publicados na revista Brathair, disponíveis online aqui: http://www.brathair.com/

Entre as milhares de produções em inglês, recomendo Norse Mythology: A Guide to the Gods, Heroes, Rituals, and Beliefs, de John Lindow, e as obras de Hilda Roderick Ellis Davidson, como The Road to Hel (sim, Hel e não "Hell") e Gods and Myths of Northern Europe, este último foi lançado em português pela Madras, mas a tradução é sofrível.

Espero que isso já ajude.
 
Muito Obrigado.
Alguns nomes aí já conhecia e mas outros não fazia idéia, foi de grande ajuda.
estou lendo "O anel dos Nibelungos" romanceado agora, e antes li um conjunto de contos, mas é muito raso, agora com essas dicas vou conseguir me aprofundar melhor.
 
Essas obras romanceadas não ajudam muito, pois são adaptadas de acordo com as preferências do autor, que geralmente foge bastante do tom original. Funcionam basicamente da mesma forma que uma adaptação cinematográfica funciona com relação ao livro em que foi baseada.

O negócio é beber direto da fonte sempre que possível.
 
é, estou percebendo isso com a leitura, pelo visto vou ter que partir pro bruto mesmo, pois é dificil se aprofundar no romanceado. valeu mesmo pela ajuda, se souberem de mais por favor postem aí.
 
como filmografia indico o episódio 10 da série confronto dos deuses (clash of the gods), do the history channel, q fala sobre o thor original da mitologia. é interessante saber q o inimigo mortal dele ñ é loki, e sim uma serprente gigante. já tem no youtube em 5 partes.

http://www.youtube.com/watch?v=yEFM6N7y5-Y
http://www.youtube.com/watch?v=YFGC6Dt_Dgo
http://www.youtube.com/watch?v=O5FIUEFzyMQ
http://www.youtube.com/watch?v=dFNKVuq6lI8
http://www.youtube.com/watch?v=aZ0Jktx6c5Y
 
valeu pela dica. Esta informação sobre Loki ser o inimigo mortal vem dos quadrinhos e é muito errada. Thor não tinha declarados inimigos, porém sua maior batalha foi travada contra a serpende gigante que dá a volta no mundo, chamada de Iormungand, filha de Loki.Na batalha que travaram durante à Ragnarok, Thor Partiu o crânio de Iormungand, porém morreu com ela, possuído pelo veneno que a serpente produzia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo