1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mito: Diferente de lenda?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Litzhel, 6 Jun 2003.

  1. Litzhel

    Litzhel Delirium

    Dizem que há diferença entre o Mito e a Lenda? Na verdade, o que é o mito, o que é a lenda?

    Simples assim, só quero respostas.
     
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Acho que, teoricamente, são a mesma coisa: histórias com tradição popular.
    Mas lenda normalmente envolve a idéia de narrativa, com começo meio e fim. Já o mito não precisa necessariamente seguir esse modelo.
     
  3. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    Lenda - 1. Narrativa em que fatos historicos sao deformados pela imaginacao popular ou pela invencao poetica. 2. Tradicao popular 3. Invencao Fabulosa, mentira

    Mito - 1. Relato ou narrativa de origem remota e significacao simbolica, que tem como personagens deuses, seres sobre naturais, fantasmas coletivos, etc. 2. Narrativa de tempos fabulosos ou heroicos;lenda. 3. Representacao de fatos ou personagens reais exagerados pela imaginacao popular e tomados como exemplo ou modelo. 4.A pessoa ou fato concebido dessa forma. 5. Pessoa ou coisa que nao existe na realidade, fantasia.

    isso eh o que diz o dicionario
    o que muda eh o negocio de deuses eu acho :D
     
  4. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Eu diria que de uma maneira geral, são a mesma coisa. Dependendo da pessoa que faz a definição, pode haver uma pequena diferença em algum aspecto, mas não sei se hã uma distinção geral aceita universalmente.
     
  5. Agamennon Warren

    Agamennon Warren Desaparecido

    Um mito pode estar contido em uma lenda, mas uma lenda não pode estar contida em um mito.

    Por que eu falei isso? Pra ser discutido oras!

    Depois que deram a definição do aurélio e consegue-se perceber que a diferença é mínima (pelo menos foi o que eu percebi) eu pensei nessa frase.
     
  6. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Não, não são a mesma coisa. Posso considerar que sei um tanto sobre o assunto, pois passei um mês aprendendo isso na escola.

    Mito é uma narrativa criada por comunidades primitivas para explicar a origem de alguma coisa. Por exemplo: mito da origem do mundo, mito da origem do sol, mito da criação dos seres humanos, e por aí vai. Para essas comunidades que criaram o mito, ele é a realidade absoluta, mesmo que para o nosso mundo baseado na ciência alguns mitos possam parecer apenas grandes mentiras. O mito é a base, é o que dá sentido ao mundo, para as comunidades primitivas. Se por um acaso o mito se mostrar não-real, a comunidade se dissolve.

    Lenda é apenas uma narrativa fantástica. Pode ser criada por comunidades primitivas ou até por pessoas urbanas do século XXI. A lenda é passada oralmente através das gerações, e normalmente não se sabe se é real ou não.

    Mas toda essa explicação é muito técnica. No dia-a-dia, acho que mito e lenda podem ser usados como sinônimos que não tem problema. :wink:
     
  7. Litzhel

    Litzhel Delirium

    Sim, mas eu estou querendo dizer no sentido cético disso tudo.
    Por exemplo, diferem Mito de Lenda, pelo fato de que: Lenda é uma narrativa não verídica, e Mito é a forma usada para relatar/explicar algo... foi uma das primeiras coisas que o homem usou para tentar entender as coisas que não sabia explicar.
    Ou seja, agora, nós que já temos a Ciência a nosso alcance, não seria mito a mesma coisa que lenda? Porque a única coisa que difere mesmo, é que Mito dizem ser mais verdadeiro que lenda... acontece que muitos desses "mitos" são tão impossiveis ao meu ver, quanto lenda. Sendo assim, para mim, seria basicamente a mesma coisa.
     

Compartilhar