• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mensalão - Presidente do PT se diz indignado com as penas

CF/Artigo 55 "(item VI, parágrafo 2º): “A perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa”.
 
Ricardo Campos disse:
CF/Artigo 55 "(item VI, parágrafo 2º): “A perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa”.

Eu não sei porque não foi feito assim. Pelo que eu entendo o STF apenas avisa a mesa que tais mandatos não tem como ser cumpridos por perda de direitos políticos. E a mesa homologa essa decisão. A decisão do STF da condenação dos reús do mensalão para o regime fechado é um decisão em julgado e não cabe recurso. A pouco foi expedida a ordem de prisão dos réus.

O que eu não entedo é porque o mensalão do PT foi julgado antes do Mensalão Mineiro. Acho que por isso eu tenho a sensação de decisão política em desestabilizar o PT. O que na minha opinião não deu certo a Dilma ainda tem uma aceitação alta e o processo do mensalão não afetou em nada a imagem do Lula. Falta oposição no Brasil (o que eu acho ruim). E sobre o mensalão mineiro, eu acho que não vai dar em nada, por serem crimes mais antigos, de acordo com que me disseram, já prescreveram.
 
Última edição:
Eleitor de Lula, Barbosa tornou-se algoz do PT

Joaquim Barbosa foi caprichoso na execução das penas do mensalão. Poderia ter aguardado até segunda-feira para mandar prender os condenados. Preferiu apressar o passo. Levou trabalho para casa, lapidou os mandados de prisão até tarde da noite, e mandou recolher os presos em pleno feriado. Um feriado simbólico: 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. Foi como se o ministro desejasse, por assim dizer, reproclamar a República.

Primeiro dos oito ministros indicados por Lula para o STF, Barbosa chegou ao tribunal graças à coloração de sua pele. Recém-empossado, em janeiro de 2003, Lula incumbiu o então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos de encontrar um nome para o Supremo. Fez uma exigência: no melhor estilho 'nunca antes na história', queria nomear o primeiro ministro negro do STF.

Thomaz Bastos garimpou um negro de mostruário. Primogênito de oito filhos de um pedreiro com uma dona de casa da cidade mineira de Paracatu, Barbosa formara-se e pós-graduara-se na Universidade de Brasília. Passara pela Sorbonne, fora professor visitante de Columbia e lecionava na Universidade da Califórnia. De quebra, votara em Lula.

Indicado com “entusiasmo”, Barbosa tomou posse no STF em junho de 2003. Decorridos dez anos, frequenta o noticiário como uma espécie de coveiro do ex-PT. Lula procurava um negro. Achou um magistrado. Entre fazer média com o petismo e exercer o seu ofício, Barbosa optou pela lei.

No penúltimo lance do processo, Barbosa levou ao plenário a tese do fatiamento das penas. Fez isso para antecipar a execução dos pedaços das sentenças insuscetíveis de recurso. Prevaleceu no plenário. E impediu que o STF virasse Papai Noel dos condenados que questionaram parte dos veredictos por meio dos famosos embargos infringentes, ainda pendentes de apreciação.

Quarenta dias antes do Natal, em pleno Dia da Proclamação da República, Barbosa mandou para a cadeia uma dúzia de condenados graúdos –políticos, banqueiros, operadores de arcas eleitorais. Coisa nunca antes vista na história desse país, diria Lula se pudesse.

O PT critica as condenações. Dirceu e Genoino declaram-se presos políticos. Devem a perseguição a Lula e Dilma. Passaram pelo julgamento do mensalão, além de Barbosa, outros sete ministros indicados por Lula e quatro escolhidos por Dilma Rousseff.

Barbosa não foi a única autoridade brasiliense a celebrar o calendário. Dilma também anotou no Twitter: “Hoje comemoramos o 124º aniversário da Proclamação da República. A origem da palavra República nos ensina muito. A palavra República vem do latim e significa ‘coisa pública’.
 Ser a presidenta da República significa exatamente zelar e proteger a ‘coisa pública’, cuidar do bem comum, prevenir e combater a corrupção.”

Embora não tivesse a intenção, foi como se Dilma batesse palmas para o STF e para Barbosa, o magistrado que Lula imaginou que fosse apenas negro.

-----------------------------------------

15 de Novembro - Dia da "Reproclamação" da República. Gostei disso!
 
Duvido que ele renunciaria a vaga estável no STF para uma vaga eletiva de 4/8 anos de mandato.
 
O Bátima Brasileiro. rsrsrs
É nisso que dá pôr um justiceiro na Justiça.
 
Duvido que o Barbosa se candidate também, e mesmo que tentasse, não entraria. A Dilma só não será reeleita se aparecer um escândalo maior que o mensação 2005.

Mas chupa Petistas defensores de Dirceu e Genoino. :lol: Partido, partido, é dos trabalhadores presos! :rofl:
 
CF/Artigo 55 "(item VI, parágrafo 2º): “A perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa”.

É pela lei do Ficha Limpa. Eles não podiam nem terem se elegido, se tivessem cometido crime político. Como foi provado em juízo que cometeram, perdem os mandatos.
 
É julgamente político pq?

1) As penas foram exageradas?
2) Os culpados eram inocentes?
3) É pq o mensalão mineiro ficou no segundo plano?

Preso político? Político preso.
 
Eu não os considero presos políticos, mas a questão do mensalão mineiro deveria ter vindo primeiro por causa da anterioridade não? e o triste que está a 4 meses de prescrição e pelo visto vai terminar em pizza.
 
Carta-Capital.png


A perereca foi pro brejo. :batera:
 
Acho isso tudo trágico de muitas maneiras... Não falo no sentido de que eles não deviam ter sido condenados ou sei lá o quê. Às vezes só me incomoda a insistência revanchista, pelo menos é o que eu acho às vezes, de cobrarem o mensalão mineiro. Não que ele não deva ser investigado também; estão certos em cobrar que a Justiça funcione pra valer mesmo. Mas é, no mínimo, estranho a insistência como às vezes vejo debaterem isso, como se o argumento por detrás fosse algo como "estou de castigo? Ponha o Fulano também."

Outra discussão que muito me desagrada é a questão carcerária. Dilma revela preocupação com saúde de José Genoino na prisão. É uma pena que só assim pra presidenta olhar pra situação lastimável que temos em nossas cadeias. É quando o argumento de que bandido bom é bandido morto não consegue ser nem mesmo tão nefasto quanto se pensa -- quando já fazemos o favor de manter um inferno tinindo.

Pois o complicado de rir disso é que, se gente como o Genoíno tá passando apuros lá, você imagina o camarada que sofreu da discricionariedade policial? Ou melhor: não vamos nem pintar com outras cores. Imaginem mesmo o assassino. Será que esse cara merece estar lá? Será que ele merece aquilo? Estamos sendo racionais pensando assim?

E a pergunta que é a estocada mesmo: será que é funcional manter um sistema que, antes de combater a delinquência, reformá-la, aumenta-a, aprofunda-a?

Nessas horas eu sou team Foucault. A prisão possui um papel interessante. Formar delinquentes pode ser uma boa, no final das contas e na lógica da sociedade repressiva.
 
Respeito o Genuino pela história dele na política e, lógico, que não concordo com métodos ilegais seja de quem for : se ele errou vai ter que pagar (cumpra-se a lei, mas o que é devido e nada mais do que isso.) , mas condeno a forma humilhante/exposição desnecessária ao qual foi submetido desrespeitando a dignidade da pessoa, qual o motivo ? Seria necessário? Aliás: a prisão de Genuino é ilegal (regime fechado-Brasíla/DF) e foi ordenada por quem deveria respeitar a lei, o Ministro Barbosa-STF. Li e releio vários comentários criticando até mesmo a família do deputado por estarem preocupados com as condições a que está sendo submetido, pois é perfeitamente compreensível a postura dos familiares, queriam o que?.Não tem justificativa nenhuma a prisão dele e dos outros em regime fechado e muito menos a trasnferência para a capital federal quando o correto é o regime semiaberto ao qual foi condenado, que deverá ser cunprido no estado de origem e mais próximo possível aos familiares para que possa receber ao menos a atenção e cuidados dos filhos, esposa e amigos etc. A precariedade de nossas prisões é de notório saber de todos.Punir à margem da lei, vocês concordam? @Thor se você assustou com o meu post com a foto do Genuino e familiares, eu mais ainda com os comentários irônicos acerca de um fato que não é para se orgulhar ou comemorar, mas para se refletir. Não é porque o tribunal federal condenou Genuino e José Dirceu que vou ficar atirando pedras ou negar-lhes a história/histórico de luta dos dois diante uma ditadura instalada vergonhosamente e está até hoje impune. Eles tem história sim e deve ser respeitada.Repito: se erraram e foram condenados vão pagar o que de fato estão devendo: nada mais do que estão devendo.

A luta continua, companheiro!

Abraços!
 
Vèi, humilhante aonde? Nem algemado o cara foi. Super de boa a prisão. A polícia o tratou da melhor maneira que se pode tratar um criminoso, condenado pelo STF.

Queriam o quê? Carreata em caminhão de bombeiro até a prisão? E lá dentro, água em garrafinha?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo