• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mensalão - Presidente do PT se diz indignado com as penas

Todas as penas foram obviamente exageradas.
10 anos, 7 anos... Virou circo, crucificação em praça pública.

Ué, sério que você acha 10 anos pouco para um crime dessa magnitude? Mesmo se fosse cumprida 100% da pena eu acharia pouco. Independente do PSDB ter feito isso ou aquilo, você tinha mais é que cobrar que o PSBD tivesse um julgamento rigoroso, e não querer diminuir a pena daqueles que tiveram.
 
Desculpa, mas não dá pra levar a sério quem duvida da existência do mensalão ou acha mesmo que o Dirceu não comandou essa porra toda.

É cegueira ideológica demais.
 
Não sei, Pagz, se é por aí. Eu acho que eles estavam envolvidos até o pescoço, de verdade. E acho que o Lula também tem parte nisso.
Mas as "provas" são um tanto inconclusivas, me parece. A posição que eles ocupavam na estrutura do partido não é elemento para afirmar que eles sabiam, como mostra o texto que o ricardo campos postou. E cria-se um problema: é inegável que houve, no caso, uma politização do Supremo e que houve esse "populismo jurídico" ao qual o Felagund fez referência, enquanto o Supremo devia se reger pelo Direito e não fazer circo pra aparecer pra opinião pública.
No mais, corrupção pra mim devia ter uma pena muito mais severa. E não é questão de moralismo. É questão pragmática: ter um bando de filhos da p*** se apropriando de dinheiro público, que poderia ter como destino a saúde, a educação, os programas sociais. Se fôssemos um país socialista, deviam morrer fuzilados como traidores da revolução. :cerva:
E tomara que os tucanos sejam julgados pelo maior estupro que esse país sofreu na história!
 
Politização da opinião pública houve mesmo mas isso sempre há. E me incomoda sim a privataria tucana não estar sendo nem investigada mais. Deu em pizza também?

Aliás, essa discussão aqui vem a bem calhar pra eu falar mal da república no dia de hoje.
 
Desculpa, mas não dá pra levar a sério quem duvida da existência do mensalão ou acha mesmo que o Dirceu não comandou essa porra toda.

É cegueira ideológica demais.

Porra Paganus, não fala que isso foi para mim pq eu escrevi um monte aqui falando exatamente o oposto disso....
 
Leva a mal não Paganus, mas a questão é mais jurídica do que ideológica. Como o STF explica desmembrar um processo ”mensalão” PSDB/mineiro em que grande parte dos políticos de Minas está envolvida e se alastrou pela federação e, um processo idêntico, com o mesmo modo operante, não é desmembrado? Qual o embasamento legal? Um dos questionamentos da defesa logo no início do julgamento.

O problema maior é a politização da corte maior da justiça do país. A opinião pública sempre exerce forte influência sobre determinados casos e, nesse específico, contou com uma opinião direcionada de grandes veículos de comunicação que praticamente exigiu uma condenação sumária dos réus, os ministros não deveriam se ater ao clamor popular e julgar de forma técnica. O domínio do fato ao qual utilizaram para condenar principalmente o Dirceu nem é aplicado na ordem jurídica brasileira e ainda utilizaram de forma equivocada.

Um dos maiores julgamentos políticos da história: alguém pode até discordar, mas os ministros deram margem para tal questionamento por parte da sociedade. Será que vão utilizar o domínio do fato em todos os julgamentos de agora em diante? Abriram uma jurisprudência perigosa e onde isso vai parar?
Abraços
 
O que eu falo sempre: hoje o STF tem 9 ministros indicados por Lula ou Dilma. Se fosse pra ter viés...

E o PT está há 10 anos no governo - só não investiga o que não quer.
 
Última edição:
Muitos falam chama de politico o fato de estarem julgando os erros de um partido e não de outro. Primeiro o mensalão do PSDB vai ser julgado (apesar de desmembrado), e a coisa já começou a se movimentar aqui em BH, e segundo, um erro não anula o outro. Eu não concordo muito com a ideia de prisão nesse caso, e acho que tudo no Brasil se resume a prende e pronto. Não sei se vocês concordam comigo, mas nenhum desses políticos reapresentam um perigo físico à sociedade (comprovadamente), o que deve sim ser feito é a cassação do mandato, e de uma maneira ou de outra a restituição dos danos causados à população.
Mas agora falar que que só está sendo feito por pressão política e que a oposição ta querendo acabar com o PT e ficar se fazendo de vitima pelo amor de Deus né? O mensalão existiu e deve sim ser punido, e mostrou que o PT é tão corrupto quanto à "oposição" que é PSDB e DEM. O PT ta cometendo um erro enorme em tentar desviar o foco ao invés de tomar uma medida que mostraria que ele é um partido que combate a corrupção até internamente.

Isso ta parecendo os comentários que tinha que ouvir aqui em BH que era um absurdo prender os lideres de uma torcida organizada sendo que foram filmados espancando um moleque com cavaletes da BHtrans ate a morte, só por que anos atras um membro dessa torcida tinha sido morto e os culpados não foram indicados.
 
Já venho comentar, mas por ora, quero só frisar que o comentário do Bob Fernandes não quer isentar o PT de culpa nem desviar o foco. Ele situa o Mensalão no contexto da nossa história política recente, demonstrando como a justiça e a mídia agiu até aqui e mais, deixando evidente as práticas políticas subterrâneas que ganharam nossos arranjos institucionais viciados.

Muitos falam chama de politico o fato de estarem julgando os erros de um partido e não de outro. Primeiro o mensalão do PSDB vai ser julgado (apesar de desmembrado), e a coisa já começou a se movimentar aqui em BH, e segundo, um erro não anula o outro.

Não se classifica o mensalão como um simples "julgamento político", pura e simplesmente direcionado para desestabilizar o PT (embora a mídia tenha trabalhado bem nisso). O mensalão existiu e é de competência da justiça lidar com o caso. Mas, para mim, é patente que alguma politização ganhou a esfera do Supremo, transformando a questão em circo para aplacar os ânimos de uma opinião pública cuidadosamente preparada pela inflação simbólica construída em torno do caso.

Eu não concordo muito com a ideia de prisão nesse caso, e acho que tudo no Brasil se resume a prende e pronto. Não sei se vocês concordam comigo, mas nenhum desses políticos reapresentam um perigo físico à sociedade (comprovadamente), o que deve sim ser feito é a cassação do mandato, e de uma maneira ou de outra a restituição dos danos causados à população.

Eu discordo. E aqui nós caímos em uma questão: corrupção é crime?
Se sim (e para mim é), os infratores devem ser julgados também criminalmente.
O problema é que o cara que rouba a padaria é bandido perigoso para a sociedade e o chamado "criminoso do colarinho branco", que se apropria indevidamente de parcela substancial do que deveria ser revertido em serviços sociais, lesando muitos mais, não é visto como um perigo. Há uma hierarquização complexa do crime, em que os roubos maiores são tidos como menores. E deixemos soltos os ladrões de terno...
Pra mim deveria sim perder os direitos políticos e ser obrigados a restituir bens (e se impraticável for, o Estado tomar todos os bens do cara e o deixar à míngua). Mas, a meu ver, cadeia também é pra esses.


Mas agora falar que que só está sendo feito por pressão política e que a oposição ta querendo acabar com o PT e ficar se fazendo de vitima pelo amor de Deus né? O mensalão existiu e deve sim ser punido, e mostrou que o PT é tão corrupto quanto à "oposição" que é PSDB e DEM. O PT ta cometendo um erro enorme em tentar desviar o foco ao invés de tomar uma medida que mostraria que ele é um partido que combate a corrupção até internamente.

Não digo que está sendo feito só por pressão política, mas a pressão política existe e seu peso não pode ser minimizado. E que o caso está sendo manobrado pela mídia e pela oposição para desastabilizar o partido como um todo é algo bem claro pra mim também. É bem verdade também que um livro como a Pirataria Tucana foi pouquíssimo falado e está caindo no esquecimento, quando documenta um estupro financeiro bilhonário sofrido pelo país nos anos do avanço neoliberal.
É bem verdade que o mensalão existiu e que tem que ser julgado. Ele representa (ou deve representar) uma virada nas práticas jurídicas brasileiras que dizem respeito a essas questões de cunho político. A própria movimentação em torno do caso do mensalão mineiro não é senão um efeito cascata, porque convenhamos, deveria ter sido investigada e julgada há muito tempo. Mas os tucanos tinham (e ainda têm) alguma blindagem midiática, que espero comece a cair. Enfim, tomara mesmo que as coisas não parem por aqui... e que, provadas as culpas de petistas, tucanos, o diabo a quatro, eles sejam responsabilizados, inclusive criminalmente.
 
Última edição:
Eu estava pensando aqui se esse julgamento também não é fruto também, do STF tentando fazer com que o judiciário tenha a legitimidade que sempre usufruiu no Brasil; as sucessivas denúncias, caso CNJ e aumentos ridículos para órgãos do judiciário minaram um pouco isso nos últimos anos. Consciência de classe existe, e não tem classe mais blindada que a dos juízes.
 
Já venho comentar, mas por ora, quero só frisar que o comentário do Bob Fernandes não quer isentar o PT de culpa nem desviar o foco. Ele situa o Mensalão no contexto da nossa história política recente, demonstrando como a justiça e a mídia agiu até aqui e mais, deixando evidente as práticas políticas subterrâneas que ganharam nossos arranjos institucionais viciados.



Não se classifica o mensalão como um simples "julgamento político", pura e simplesmente direcionado para desestabilizar o PT (embora a mídia tenha trabalhado bem nisso). O mensalão existiu e é de competência da justiça lidar com o caso. Mas, para mim, é patente que alguma politização ganhou a esfera do Supremo, transformando a questão em circo para aplacar os ânimos de uma opinião pública cuidadosamente preparada pela inflação simbólica construída em torno do caso.

Esse circo todo é porque envolve muitos interesses, maiores ate mesmo que a briga Governo e "oposição" (entre parenteses, pois pata mim depois que o PT entrou no poder, não existiu mais uma real oposição).

Eu discordo. E aqui nós caímos em uma questão: corrupção é crime?
Se sim (e para mim é), os infratores devem ser julgados também criminalmente.
O problema é que o cara que rouba a padaria é bandido perigoso para a sociedade e o chamado "criminoso do colarinho branco", que se apropria indevidamente de parcela substancial do que deveria ser revertido em serviços sociais, lesando muitos mais, não é visto como um perigo. Há uma hierarquização complexa do crime, em que os roubos maiores são tidos como menores. E deixemos soltos os ladrões de terno...
Pra mim deveria sim perder os direitos políticos e ser obrigados a restituir bens (e se impraticável for, o Estado tomar todos os bens do cara e o deixar à míngua). Mas, a meu ver, cadeia também é pra esses.

Pra mim cadeia é apenas para crimes com riscos físicos reais, como por exemplo assalto a mão armada, latrocínio, estupros e etc... Sou a favor de penas alternativas, porém isso é tema para outro tópico.

Não digo que está sendo feito só por pressão política, mas a pressão política existe e seu peso não pode ser minimizado. E que o caso está sendo manobrado pela mídia e pela oposição para desastabilizar o partido como um todo é algo bem claro pra mim também. É bem verdade também que um livro como a Pirataria Tucana foi pouquíssimo falado e está caindo no esquecimento, quando documenta um estupro financeiro bilhonário sofrido pelo país nos anos do avanço neoliberal.
É bem verdade que o mensalão existiu e que tem que ser julgado. Ele representa (ou deve representar) uma virada nas práticas jurídicas brasileiras que dizem respeito a essas questões de cunho político. A própria movimentação em torno do caso do mensalão mineiro não é senão um efeito cascata, porque convenhamos, deveria ter sido investigada e julgada há muito tempo. Mas os tucanos tinham (e ainda têm) alguma blindagem midiática, que espero comece a cair. Enfim, tomara mesmo que as coisas não parem por aqui... e que, provadas as culpas de petistas, tucanos, o diabo a quatro, eles sejam responsabilizados, inclusive criminalmente.

Que deveria ser julgadas a mai tempo, isso é claro, mas convenhamos que o mensalão pode se dizer é a primeira vez que a política brasileira sentou no banco dos réus, e que isso pode ser um pontapé inicial para outras mais (Não custa nada ter esperanças né?). Antigamente quando algum escândalo acontecia, logo se montava uma CPI que acabava jogando panos quentes em cima de tudo, ai começava a ter um erro grave que acontece no sistema político brasileiro, que é uma esfera se entrometendo nas jurisdição da outra.
O que sou contra mesmo e é isso que quero expor no caso mensalão, é o fato de que o PT tem tentado desmoralizar o STF e o julgamento do mensalão dizendo que isso só ta acontecendo porque a oposição ta com invejinha do trabalho do lula e da força que o PT ganhou nas ultimas décadas. O fato de que a imprensa tem pegado pesado contra eles, e que por uma questão lógica seus oponentes tem usado o caso como principal arma para minar a força que o partido ganhou, não faz de criminosos, vítimas, e a posição que o PT tem tomado é essa.
Pra mim o partido tem que tentar sair dessa postura ofensiva contra tudo e contra todos e cair um pouco na defensiva, e quando a poeira baixar, atacar de novo fazendo pressão para que o mensalão do PSDB seja julgado e condenado com a mesma dureza que os membros do seu partido foram.
 
Pra mim cadeia é apenas para crimes com riscos físicos reais, como por exemplo assalto a mão armada, latrocínio, estupros e etc... .

Discordo totalmente, pois desvio de verba pública pode mudar e afetar o destino de toda uma sociedade e infelizmente muitas vezes para pior.

Muitas pessoas que dependem totalmente do SUS e tendo que esperar MESES pra ter uma consulta, muitos vezes morrem nos corredores, porque a verba que poderia ser destinada desde um simples remédio a uma cirurgia que poderia salvar vidas não está disponível porque alguém meteu a mão nela e a desviou lesando toda a sociedade. Então pra mim um parlamentar corrupto é tão ou mais criminoso quanto tantos outros e nem fodend*** merece tratamento especial.

Prisão pra esses ladrões de colarinho branco é pouco pra mim, pois em outros países corrupção é punido de forma bem mais exemplar. Nosso sistema penal na minha honesta opinião é um lixo, pois é brando demais.
 
Última edição:
Discordo totalmente, pois desvio de verba pública pode mudar e afetar o destino de toda uma sociedade e infelizmente muitas vezes para pior.

Muitas pessoas que dependem totalmente do SUS e tendo que esperar MESES pra ter uma consulta, muitos vezes morrem nos corredores, porque a verba que poderia ser destinada desde um simples remédio a uma cirurgia que poderia salvar vidas não está disponível porque alguém meteu a mão nela e a desviou lesando toda a sociedade. Então pra mim um parlamentar corrupto é tão ou mais criminoso quanto tantos outros e nem fodend*** merece tratamento especial.

Prisão pra esses ladrões de colarinho branco é pouco pra mim, pois em outros países corrupção é punido de forma bem mais exemplar. Nosso sistema penal na minha honesta opinião é um lixo, pois é brando demais.

Mas ai detona o sistema prisional brasileiro que já é bem fraco.
Pra mim uma punição exemplar nessa caso e bem forte é alem de pagar as multas já estipuladas, fazer com que o dinheiro envolvido no mensalão fosse devolvido aos cofres públicos. O que podia ser feito também é uma pena alternativa com serviços sociais (que eu acho muito mal aproveitado no Brasil), seria lindo ver uma pessoa do alto escalão limpando pichações, ou prestando assistência a pessoas envolvidas com o crack, mas isso seria utópico demais. Lembrando que esses políticos condenados terão que ficar um bom tempo fora do governo por causa da ficha limpa.


@ricardo campos Não consigo ver vídeos no meu serviço =/

@Ecthelion Sim, espero que comece mas não termine. Que seja o início de uma nova era.
 
Ranza, assim que puder, não deixe de ver o vídeo do Bob Fernandes. :joinha:

O sistema carcerário já é ferrado. E esse é um grande problema até nos países ditos "de primeiro mundo". Mas não acho que com a prisão de políticos a demanda aumentasse tanto a ponto de ferrar mais ainda o que já é ferrado.

Mais acima você fala da vitimização do PT e depois de uma posição ofensiva, quando o partido deveria permanecer na defensiva. Só chamo a atenção para o fato de que o PT lidou muito estrategicamente com a questão até aqui. Seus principais quadros foram envolvidos no escândalo e tirados de cena, mas o partido se mantém no poder. Como foi discutido em algum tópico por aqui, a popularidade do Lula foi muito bem usada para a projeção de novos quadros políticos (vide Dilma, Haddad...), enquanto o PSDB falha miseravelmente, dando murro em ponta de faca, alternando entre Alckmin e Serra, figuras decaídas.
 
O PSDB falha miseravelmente em ser oposição, e é isso que pra mim é o pior na politica nacional hoje, falta oposição.

Que o PT ta por cima, isso ninguém duvida, mas o PT não larga mão do discurso de oposição jamais, e pra mim isso é uma falha. O PT tem que botar na cabeça que ele a 10 anos já não é mais oposição, agora ele é governo, e o presidente do partido não pode sair falando aos quatro cantos que o que ta acontecendo é simplesmente um "caça as bruxas" da oposição. O escândalo teve sim e foi muitas e muitas vezes negado ate mesmo pelo presidente Lula, dizendo que a única coisa que queriam era "manchar" o governo PT. É claro que seus adversários vão pegar pesado em cima disso, se o fosse o contrario nada mudaria.

Putz usei a mesma palavra umas 30 vezes, mas to com preguiça de ficar procurando sinônimos.

Só um edit rápido aqui, o STF pode passar por cima da Constituição e cassar eles mesmos os mandatos dos envolvidos no mensalão? Não gosto do fato de o legislativo julgar, pois não é função deles, mas matar a constituição é foda.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo