Essa pergunta é interessante, mas gostaria de fazer um questionamento no que já foi discutido.
Se Melkor foi o ainu mais poderoso que pisou em Ambar porque ele não superava Tulkas no punho, porque nas armas era menos que Ëonwe e na fúria era menos que Oromë?
Esse questionamento é baseado antes da dissipação do poder de Melkor pelo mundo.
Como é dito no Silmarillion, se não me engano, Melkor tinha parcelas dos dons dos outros Ainur. Creio eu que aí está um dos seus grandes trunfos, sem falar do seu próprio poder, é claro. Mas creio que seja essa junção, esse conjunto, que fazia dele o mais poderoso dos Ainur no início de tudo.
Depende do que você está falando. Melkor era o mais poderoso, mas mesmo no seu auge ele fora derrubado por Tulkas. Talvez há mais de um tipo de poder aos quais Tolkien faz referência. Penso que Melkor era o mais poderoso no conceito de sub-criatividade, mas como ele perdeu o seu poder, penso, que Manwë seja o mais poderoso agora. Nos punhos ninguém nunca superou Tulkas, em armas nenhum é mais poderoso que Ëonwe, e nenhum é mais temido que Oromë em fúria.
Concordo contigo em quase tudo. O problema é definir o tipo de poder.
Mas fico pensando sobre isto, quanto a Manwë ser o mais poderoso depois da queda, exaustão, e prisão de Melkor.
No
Valaquenta é dito que
"O mais poderoso dos Ainur que vieram para o Mundo foi inicialmente Melkor. Já Manwë tem a maior estima de Ilúvatar e compreende com maior clareza os seus objetivos." E que por isso fora designado para ser o primeiro de todos os Reis.
Mas logo depois tem um outro trecho sobre Ulmo que diz que "
Seu poder só é inferior ao de Manwë" . E um pouco mais adiante, na descrição de Aulë há uma parte em que é mencionado que
"Melkor sentia inveja de Aulë pois era Aulë o que mais se assemelhava a ele em idéias e poderes."
Isso me leva a questionar essa hierarquia de poderes após queda de Melkor. Talvez o mais poderoso seria aquele que tivesse dissipado menos poder, e aí eu não sei dizer quem seria, mas creio que talvez tenha sido Manwë mesmo.
No mais, uma coisa é fato: no início Melkor tinha
os maiores dons de poderes e conhecimento.