• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eventos Melhor série Policial (1º combate)

Qual é a MELHOR?


  • Total de votantes
    16
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
Bom, pelos vistos isto vai ser tão de puxar pelos cabelos quanto aquele descalabro da Melhor Comédia (não acompanhei as edições seguintes porque foda-se).

Vejamos, Dexter… Teve duas temporadas empolgantes enquanto havia adversários à altura do protagonista (o sargento Doakes, provavelmente o único detetive naquela delegacia que sabia soletrar o próprio nome), e alguns lampejos de excelência no vilão incarnado pelo John Lithgow. De resto, tédio, tédio e estupidez inenarráveis. Os próprios fãs admitem que as últimas temporadas rasaram no esterco. Aliás, refuto com veemência que se chame a isso “policial”. A premissa da série implica, para que o nosso herói não seja descoberto, que os colegas dele tenham menos perspicácia que um grupo de crianças na creche brincando ao polícia e ladrão. Eu parei de ver a série porque sempre que chamavam “detetive” àquele gordinho de havaiana em caía da cadeira a rir. Dexter não cumpre os requisitos mínimos de plausibilidade para ser um policial. É puro snuff.

Os criadores de Dexter estão todos convencidos de que ela é provocativa e avant-garde por mostrar as tribulações de serial killer, quando qualquer criatura com dois neurónios vê que não há nada de controverso em mostrar alguém a limpar o sebo a escória. O “código” do Dexter traz à série um fundo moral confortável. O verdadeiro risco, como toda a boa série de crime pós-Sopranos sabe (The Wire, Breaking Bad), é mostrar os efeitos que ações criminosas têm em gente inocente e, sobretudo, em quem as comete. É aí que está o drama, o inesperado, o desafio. Dexter joga em terreno familiar. Tire as gotículas de sangue e as maminhas ao léu e pode até ver essa série com a vovó, entre a novela das nove e um reprise do MacGyver.

No outro lado temos The Shield, um dos dramas mais intensos da história da televisão. Foi talvez a primeira série com os colhões de ter como protagonista um polícia brutal e corrupto, com uma bússola moral desnorteada. Está longe, muito longe do terreno sossegado de Dexter. Vick Mackey é o exato oposto do serial killer com uma consciência: é uma personagem inquietante, de quem nunca sabemos o que esperar – um momento torcemos por ele, no outro ficamos enojados. É uma das composições mais impressionantes da história da TV, um labirinto de contradições e amoralidade. Quanto mais a série progride melhor nós percebemos o brilhantismo com que o ator Michael Chiklis disfarça o desespero e ódio latentes na personagem.

O posto de polícia de The Shield também está a milhas do sanatório de Miami. É um mundo real, um mundo de crescidos, onde uma mão cheia de bons polícias e detetives são frustrados a cada passo por políticos interesseiros, oficiais corruptos e agentes sem escrúpulos como Mackey. As personagens crescem e mudam, e o elenco é de primeira linha – para além do mencionado Chiklis, Walton Goggins também arrasa no papel, principalmente nas últimas temporadas. Foi a única série policial (a par do The Wire) que me convenceu que o mundo da justiça lá retratado se assemelha ao verdadeiro.

The Shield não foi uma série perfeita – a forma como tratavam alguns “social issues” era um tanto óbvia – mas quero que fique claro, seja qual for o resultado desta jequice, que está num patamar completamente diferente dessa da macacada do Dexter.
 
Última edição:
Décimo :grinlove: trazendo um pouco de sanidade para a disputa. O problema é que as pessoas nem leem e, quando o fazem, acabam optando pelas veredas da insanidade, como vimos no treco da melhor série de comédia e da melhor série família (você não perdeu nada, foi a mesma merda de sempre).
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo