• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Meio elfos

Eu concordo com o Ceblanth... Se ela tivesse um filho antes de fazer a escolha, seu filho seria meio-elfo também. Isso porque ela era de natureza élfica, já que sua mãe era elfa e seu pai também (após a escolha), embora continuasse sendo chamado de meio-elfo.
Agora, se alguém leu algo sobre um possível impedimento a ela ter filhos enquanto não fizesse a escolha, por favor coloque aqui. Nem sei se tem algo sobre isso escrito nos HoME... infelizmente ainda não li... :?
 
Melian, a Maia, foi obrigada a se abrigar num corpo feito da matéria de Arda, ficando presa à Terra para que desse a Thingol Lúthien. Ela teve que fazer uma escolha, por que raios a gostosona da Arwen iria poder ficar tendo proles sem ter escolhido? Se seu destino ainda não estava vinculado a nenhum dos dois povos (eldar ou atani) ela também, talvez, não devesse, de certa forma, ser permitida a ter filhos.

E sim, eu sei muito bem que Eärendil teve seus filhos antes de fazer sua escolha; mas Elrond e Elros nasceram antes ainda da viagem de Eärendil e o direito dessa escolha à sua Casa fosse aplicado, então, aí não tem jeito.

E nem adianta procurar nos livros porque não têm nada (pelo menos, não que eu me lembre). Eu mesmo que estou supondo isso. Pelo menos, é muito mais justo que a escolha deve ser feita antes que o indivíduo comece a ter filhos; afinal, os eldar passam parte da potência de seu próprio espírito para seus filhos; como isso iria ser passado sem que a devida escolha fosse feita? Não, acho que, realmente, eles deviam escolher antes; só depois conseguiriam botar seus pequenos rebentos na face da Terra-média.
 
Ainda acho isso errado. Por que raios a gostosona da Arwen não poderia ter um filho antes da escolha? Não acho que seja "mais justo". Se eles "passam parte da potência de seu próprio espírito para seus filhos" - como disse o nosso amigo Fëaruin - então seus filhos seriam meio-elfos também. Esse lance de ter filhos é uma escolha própria, assim como a escolha de ser imortal ou não.
Então eu acho que os meio-elfos podem ter filhos antes de escolher se querem ser mortal ou imortal.


Ceblanth :mrgreen:
 
Tem um estudo aqui na Valinor que o poder de escolha era concedido somente aos filhos de pai élfico. O fato de ser da linhagem de Earendil nao quer dizer tanto, pq os filhos de Elros nao puderam escolher.
Se Eldarion tivesse sido concebido antes da escolha da Arwen mesmo assim ele não poderia escolher, por ser filho de pai homem.
 
É, eu bem seim desse texto, mas não sei, é meio esquisito.

Os filhos de Elros não puderam escolher porque Elros já tinha escolhido pertencer aos Homens, e casou-se com uma mulher humana. A escolha foi dada à Casa de Eärendil, ele mesmo, filho de pai homem e donzela elfa.
 
É isso aí... O Elros já tinha escolhido ser humano quando teve filhos, então os filhos dele não eram meio-elfos. Eram mortais com sangue élfico, mas ainda assim mortais.
 
Eu tambem nunca li nada a respeito disso. Mas , na minha opiniao, porque nao poderia ter filhos antes da decisçao???? como foi dito acima pelo Ceblanth, vai lá e faz.. é muito simpes.. pelo menos pra mim :)
Bom, até que alguem apresente alguma letter , ou alguma fonte confiável, vou continuar acreditando que não há motivos pra nao se ter filhos ANTES da escolha.
 
Nandorë disse:
É isso aí... O Elros já tinha escolhido ser humano quando teve filhos, então os filhos dele não eram meio-elfos. Eram mortais com sangue élfico, mas ainda assim mortais.

Seguindo essa lógica os filhos de Elrond tb não seriam... ele escolheu ser elfo, casou com uma elfa e seus filhos não seriam mais meio elfos mas elfos completos e sem o direito da escolha.

Eu concordo que rolou uma injustiça com os filhos de Elros.

Mas acho que a melhor explicação está nesse trecho aqui:

A explicação está na carta nº 153, de setembro de 1954. Nela Peter Hasting pergunta:

"O que acontece com os descendentes de humanos e elfos que se casam?"

E Tolkien responde:
"A idéia é que os Meio-Elfos têm um poder de escolha(irrevogável), que pode ser adiado mas não permanentemente, sobre o destino de que raça eles irão compartilhar. Elros escolher ser um Rei e 'longevo' mas mortal, LOGO TODOS OS SEUS DESCENDENTES SÃO MORTAIS, de uma raça especialmente nobre mas com a longevidade diminuindo (...). Elrond escolheu estar entre os Elfos. Seus filhos - COM UMA LINHAGEM ÉLFICA RENOVADA, já que sua mãe era Celebrían, filha de galadriel, tiveram que fazer suas escolhas".

O negócio então, na minha opinião é que Elrond casou-se com uma elfa, renovando o sangue imortal, enquanto Elros casou com uma humana, selando o destino mortal de seus filhos.
 
Eu acho que os filhos de Elros não poderiam escolher serem elfos porque os Valar não poderiam tirar deles a dádiva da Iluvatar que era a mortalidade. Não poderia ser negado a eles aquilo que a eles foi dado por Eru.
 
Acho que não é bem por aí... eu acho que a injustiça está em... Pq os filhos de Elrond podem escolher e os de Elros não?

Elrond é casado com uma elfa... pq os filhos deles não precisa ficar preso a Arda pra sempre? Pq ele pode escolher a dádiva dos homens se os filhos de Elros não podem escolher a dádiva dos elfos?
 
Era isso que eu estava pensando enquanto lia esse tópico... Arwen não poderia ser mortal, dado que ela é filha de um elfo com uma elfa... isso não está certo...
 
Imadofus disse:
Era isso que eu estava pensando enquanto lia esse tópico... Arwen não poderia ser mortal, dado que ela é filha de um elfo com uma elfa... isso não está certo...

Mas ela se tornou mortal por causa da escolha dada a casa de Eärendil. Ela poderia ser uma imortal se quisesse.
 
O negócio é que Elrond não é um elfo; independente da escolha dele, ele não era um elfo. Nem Elros um homem. São ambos exatamente como são chamados: meio-elfos.

Elrond escolheu ser contado entre os primogênitos, certo, até aí tudo bem; mas mesmo assim, para todos os efeitos, sua parcela de mortal não lhe abandonou; e passou para seus filhos esse sangue-mortal que ele possuía. Por isso seus filhos devem escolher, por terem sangue-mortal; esse sangue-mortal, de certa forma, "macula" o indivíduo (faltou uma palavra melhor). Os filhos de Elros eram mortais com sangue-élfico; eles eram belos e lôngevos, mas ainda assim mortais. Os filhos de Elrond eram praticamente elfos, mas tinham o sangue mortal. Fora da Casa de Eärendil, onde o direito da escolha não existe, eles seriam mortais; por isso, era lhes dado o direito de escolher. Por causa dessa "mácula" inerente ao sangue mortal, eles deviam escolher.
 
Na verdade eu acho que não era uma mácula, mas sim o contrário. A mortalidade que os descendentes de Elros adquiriram não poderia ser retirada já que essa era uma dádiva de Iluvatar, um presente dado aos seus filhos. Então quem nasce mortal não pode mudar porque isso é um presente e após sua morte irá se juntar a Iluvatar em seus grandes salões. É uma benção na verdade. Agora quem não nasce mortal ainda tem essa escolha.
 
titallë disse:
Elrond é conhecido como "o meio elfo", mas não há NENHUMA diferença entre ele e os elfos normais. O que caracteriza um "meio-elfo"?

Reforcando a pergunta dela:
H'a alguma coisa q caracterize um e outro?
E ainda maism quando Arwen fez sua escolha, ela "perdeu" algo, ou continuou com sua beleza elfica? :o?:
 
Mas os filhos de Elros tem a mesma quantidade de sangue elfico que os filhos de Elrond tem de sangue mortal.

Eu entendo, dentro da literatura Tolkien como funciona, mas não deixo de achar injusta.

Os filhos de Elrond estão para os mortais tanto quanto os filhos de Elros estão para os imortais.

Edit:

Os filhos de Elrond são 75% elfos 25% mortais

Os filhos de Elros são 75% mortais 25% elfos

a minha dúvida tá em... pq os filhos de Elrond podem escolher aquilo que lhe é 25% apenas e o de Elros não?

Eu entendo pq os filhos de Elrond podem... entendo pq os de Elros não podem... mas não entendo pq um pode e o outro não pode...

tá sendo 2 pesos 2 medidas
 
É Fingolfin, eu sei, já pensei nessas exatas porcentagens também; mas o negócio é que, acho que para ser um meio-elfo, e no caso, ter o direito da escolha, acho que pelo menos uns 50% de sangue-élfico é necessário. Do contrário, temos apenas mortais com sangue-élfico. Talvez a força que a mortalidade, o presente de Eru aos homens, seja maior do que pensamos, e se impõe mais que o sangue-élfico no caso da mistura. Isso também se aplica aos meio-elfos fora da Casa de Eärendil, que eram mortais de qualquer forma, mesmo tendo características élficas.

Elfos são filhos Elfo com Elfo; meio-elfo é filho de Elfo com Homem. E Arwen não perdeu sua beleza, mas essa beleza eventualmente teve de abandonar o mundo.

E Elrond, eu usei a palavra "mácula" por falta duma melhor, é só pra transmitir a idéia. :D
 
Ou seja... injustiça a favor dos elfos e contra os homens.

De qualquer forma, no final a melhor explicação que há é "Porque Tolkien quis assim" :mrgreen:
 
Foi dado a Elrond e seu irmão Elros a escolha entre ser homem ou elfo, sendo que cada um escolheu um. Sendo assim, antes mesmo da Última Aliança, Elrond era um elfo. Porém, o chamavam de meio-elfo pela circunstância em que nasceu.

Arwen era elfa, portanto, já que era filha de Elrond após sua escolha, mas mesmo assim, os valar concederam a ela e seus irmãos o direito de escolha enquanto vivessem na TM.

Entretanto, após escolher ser mortal, não havia mais volta para Arwen nem qualquer descendente que ela fosse ter, por isso que Eldarion, assim como suas irmãs, são mortais, do povo de Gondor.

Mas agora tenho uma dúvida: No momento em que Elros escolheu ser homem, teve uma longevidade superior a 500 anos, dando origem à longa expectativa do povo numenoriano. Essa longevidade foi se reduzindo de geração em geração... Será que Eldarion teria a mesma longevidade que Elros, sendo que sua mãe era elfa?? :o?:
 
Resumindo: Tolkien preferia os Elfos.
Aliás, Mentha, provavelmente Eldarion teve sua longevidade aumentada por causa do seu sangue élfico. até Imrahil teve!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo