1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mas afinal de contas... quem é Tom Bombadil ?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por yoko, 14 Jun 2008.

1. yoko

yoko Usuário

Então de a sua opnião!

Ele é Ilúvatar

É um dos Valar

É um dos Maiar

Nem ligo mais pra isso

2. Fimbrethil

Fimbrethil Esse chato é um

Tom Bombadil é um enigma proposital, segundo o próprio Tolkien. Ele recebeu várias cartas de fãs fazendo essa pergunta e se recusou a responder, dando sempre a resposta de que ele é um enigma proposital.
    Então a minha resposta para sua enquete é: nenhuma das anteriores.

3. Edu

Edu Draper Inc.

4. Iracema

Iracema Usuário

O boneco do filho de Tolkien,rsrsrsrrsrs!!!
    Como a Cali mesmo disse,é um enigma.
    Mas antes eu suspeitava que ele era um Maiar...era mais fácil.
    :D

5. Tuor

Tuor Usuário

Bem, Tom Bombadil é um cara legal que fez graças, que cantou várias vezes "feliz neneca" ou um troço assim, e que disse "olá" para os hobbits. Então os acomodou, viu que estavam se acostumando demais a somente comer e dormir, e tratou de despachá-los, dando um "tchau".

Falando sério, de acordo com o primeiro tópico, eu fico com a última opção: "Nem ligo mais pra isso"

Foi por isso que eu achava que já tinha visto isso em algum lugar. :lol:

Última edição: 14 Jun 2008
  6. Thorin Escudo de Carvalho

Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

Eu até coloquei um tópcio falando sobre isso,chamado,o verdadeiro Tom Bombadil:

O verdadeiro Tom Bombadil
    <HR style="COLOR: #a3aabf; BACKGROUND-COLOR: #a3aabf" SIZE=1><!-- / icon and title --><!-- message -->Eu estava lendo "O mundo mágico de O Senhor dos anéis" e descobrí q Tom Bombadil foi um boneco de um dos filhos de Tolkien que havia sido enfiado no vaso sanitário,depois de resgatá-lo Tolkien escreveu um poema sobre ele,em q se casa com um ninfa aquática(uma piada de mal gosto em relação ao estado do Boneco.
    <!-- / message --><!-- sig -->__________________
    Para além das montanhas nebulosas,frias
    Adentrando cavernas,calabouços cravados
    devemos partir antes de o sol surgir
    em buscado pálido ouro encantado.

7. Fringway

Fringway Andarilho do Norte (187)

Acho que já tem um tópico com essa pergunta aqui. Tem até enquete, mas não lembro qual tópico que é:joinha:

8. Finwë Fëfalas

Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

Um tópico não. Tem vários! hehe

E nunca ninguém chega a uma conclusão.

9. Húrin

Húrin Amante da Calíope

Então pode responder nesse?? Ok, vou entender como "sim" esse aberto!! Tolkien criou Tom Bombadil para ser um mistério mesmo. Para ser debatido e não se encontrar resposta a respeito dele.
    Acredito que nem mesmo Tolkien sabia de que raça o Tom era. Enfim, ele é uma "alegoria"...

Edite:
    Citando o que disse a Cali, anteriormente, "proposital", ou seja, justamente para se ter um personagem que pudesse se dizer que não tinha vinculo direto com a Obra. Mais e maiores informações, vide "As Cartas...":joinha:

Última edição: 16 Jun 2008
  10. miharu

miharu Wild~

11. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Ele é o próprio Tolkien!

A figura do autor "materializada" em um personagem ícone como ele mesmo.

12. Fimbrethil

Fimbrethil Esse chato é um

Isso é uma teoria sua, né?

13. Thorin Escudo de Carvalho

14. Izze.

Izze. What? o.O

Tom é um cara supimpa! Huhuhuhu

Bem.. quando li o SdA eu nem sabia que raios era um Maiar... então eu não achava nada dele (fora que era supimpa =B).

Mas gostei dessa "teoria" de que o Tom seria o Tolkien. Faria algum sentido, sendo que ele não se parece com nenhum outro personagem das obras.

Ou também poderia ser o último de uma raça desconhecida...

15. Arcavius

Arcavius Ezio Auditore da Firenze

Num desses outros tópicos sobre o assunto, acabei sendo apresentado a um artigo de um "estudioso" (se é que esta palavra pode ser usada neste caso). Concordo com ele, em parte: Tom é um descontínuo no SdA. Caiu de para-quedas e levantou vôo rapidinho. Pra mim, não tem como definir nada

16. Húrin

Húrin Amante da Calíope

Ó, Relevístico:amem:,
    acredita que eu já havia pensado nessa hipótese?

Cara Cali:grinlove:, não é impossível, mas não deixa de ser uma boa teoria, não é mesmo?
    Se não me engano, em Cartas, acho que na 156ª, há um texto que fala de Tom. E como você havia me dito, está ficando melhor!! Obrigado!

Quando lí SdA, tive uma impressão de que Tom Bombadil era uma manifestação de Eru! Depois pensei ou fui levado a pensar que era um Vala... Isso por causa de muitas interpretações dos fãs.
    Daquí a algum tempo, de tantas interpretações diferentes que já lí, até uma descrição do próprio Tolkien, talvez eu descubra ou venha a pensar que Tom é nada além do que o primeiro hobbit, ou esboço do que seria um hobbit na concepção do "Professor"!:doido:

17. Samuel Lima

Samuel Lima Usuário

O cara é gente boa e ajudou os pequenos hobbits, só e ponto,acho que nunca descobriremos quem ele é e o que de fato ele é.Só se Tolkien deixou algo a mais se é que me entendem, guardado por aí , explicando o que realmente é o Tom.

18. Calenardhon

Calenardhon Cavalariço de Rohan

Como o Tiberius já disse antes noutro tópico: Ele e Fruta D'Ouro são a personificação da alegria, das coisas simples e da música.
    Eru ele não é, garanto que Eru não ficaria cantando e pulando o tempo todo:lol:

19. Thorin Escudo de Carvalho

É verdade

Mas há algo sinistro na sua criação Tom Bombadil foi um boneco de um dos filhos de Tolkien que havia sido enfiado no vaso sanitário,depois de resgatá-lo Tolkien escreveu um poema sobre ele,em q se casa com um ninfa aquática(uma piada de mal gosto em relação ao estado do Boneco.

Hahaha

<!-- / message --><!-- sig -->

Compartilhar