• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maria Heloísa Penteado

Katrina

Usuário
[align=center]
attachment.php
[/align]

Maria Heloísa Penteado, nasceu em Araraquara, São Paulo. Fez o magistério em Campinas, onde, por alguns anos, lecionou em escolas públicas. Mudou-se para São Paulo em 1944.

Em 1949 começou a colaborar na Página Feminina do jornal O Estado de S. Paulo, com contos e ilustrações para crianças. Anos depois, com a criação do Suplemento Feminino desse jornal, teve sob sua responsabilidade duas páginas para crianças, que dirigiu até 1967, escrevendo, ilustrando, criando passatempos e mantendo correspondência com elas.

Na década de 1970, com a explosão da literatura infantil no Brasil, começou a publicar suas histórias em livros.

Participou, como escritora e ilustradora, da Feira de Bolonha em 1979 e nas que se seguiram; da exposição de ilustradores “Era Uma Vez”, em São Paulo, promovida pela Fundação Roberto Marinho em 1979; da exposição “O Livro Infantil e sua Produção” promovida pelo Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil, Celiju, em 1980, em São Paulo; da “2ª Mostra Itinerante de Ilustradores”, que percorreu as Américas em 1980, organizada pelo Centro de Capacitación El Macaro, na Venezuela; da “Mostra Comemorativa do Bicentenário dos Irmãos Grimm”, em 1985, em São Paulo, com uma série de contos desses autores, adaptados e ilustrados por ela, para a Página Infantil de O Estado de S. Paulo; da exposição “Ilustradores de Livros Infantis”, em 1985, promovida pelo SESC em São Paulo; da “1ª Mostra Nacional de Ilustradores de Livros Infantis”, na Bienal de 1986, pela Câmara Brasileira do Livro.

Tem hoje cerca de quarenta livros publicados. O rei Caracolinho e a rainha Pernafina ficou finalista no Prêmio Bienal da Câmara do Livro, em 1986, e A velha Fridélia ganhou o Prêmio Jabuti, em 1987.

Bibliografia

Fonte: http://www.ftd.com.br/v4/Biografia.cfm?aut_cod=579&tipo=A

O Rei Caracolinho e a Rainha Perna Fina

[attachment=2407]

Tomás não sabia que um desenho no muro de dona Frida seria motivo para ele se tornar prisioneiro do Reino das Garatujas.

No Reino Perdido do Beleléu

[attachment=2409]

Zé léo é um garoto que perde suas coisas e uma noite descobre a existência do local onde todas as coisas perdidas vão parar, mas consegue chegar a este lugar onde vive aventuras.

A Velha Fridelia

[attachment=2408]

Dona Frida é de amargar! Agora criou a Velha Fridélia, uma feiticeira de rabisco, para ajudá-la a salvar o Reino das Garatujas.

Excelentes livros infantis, todos ricos em ilustrações (feitas pela própria autora). Bom para presentear leitores neófitos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo