• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manwë

Na verdade o fogo não é atribuído como um encargo de Melkor na obra de Tolkien. O mais próximo que eu me lembro de ainur que eram "representantes" do fogo seriam os 'espíritos de fogo'; destes, sete passaram para o serviço de Melkor, realmente. Mas pelo menos um se manteve fiel ao Valar, Arien, o espírito de fogo que conduz o Carro do Sol e é um desafio mesmo ao Senhor do Escuro.
 
Não é exatamente verdade, é Maglor?

"Melkor criou calores e fogo sem limites, e não conseguiu secar teu desejo nem sufocar de todo a música dos mares." - Eru Ilúvatar para Ulmo em O Silmarillion.
 
Não é exatamente verdade, é Maglor?

Havia espíritos de fogo totalmente independentes de Melkor, criados por Ilúvatar antes de Tempo, como Arien. Ela ardia em chamas como os balrogs, e era inimiga de Melkor desde sempre.
 
Você entendeu o que eu quis dizer. Não foi Manwë quem criou o Ar, ou Aulë quem criou a Terra, ou Ulmo quem criou a Água, foram todos eles juntos e ao mesmo tempo. Manwë teve sua atenção voltada principalmente para os ares, embora existiam outros Maiar que compartilhavam de suas preferências como Olórin. Ulmo teve suas atenções voltadas para as águas, similarmente como muitos outros Maiar como Ossë e Uinen. Aulë para as terras, seguido por Sauron e Saruman por exemplo. Melkor para os fogos (ou para o calor) assim como muitos outros Maiar, como os Balrogs ou Arien.

O que eu quis mostrar era a existência clara de uma separação dos quatro elementos essenciais para a sobrevivência dos seres vivos. Podemos até colocar o quinto elemento, que são os próprios.
 
Melkor, que também era igualmente importante para o Mundo

interessante vc dizer isso, pq outro dia eu estava me perguntando justamente isso.
ok melkor era malvadão e tal, mas o q eu tenho dúvida é de até onde ia sua importância como "o outro lado da balança", tipo ele representava o mal, mas ñ o mal por si só, mas talvez em contraposição ao bem, justamente para gerar o equilíbrio.
entretanto, pelo q eu sei pela obra do tolkien, acho q ele ñ encarava as coisas dessa forma, acreditava somente na pureza do mundo, num mundo livre do qualquer expressão do mal.
no entanto, o mal ñ continuou a perdurar msm após a ida de melkor e de sauron? msm q essa maldade tenha perdurado somente pq a pureza inicial fora desfeita, será q a ausência da fonte inicial, centrada na figura de melkor, ñ teria sido o bastante para pôr fim a ela ou será q essa maldade já estava tão arraigada nas pessoas q ñ mais precisavam de uma "fonte"?
nesse caso, de a maldade ter adquirido autonomia, ñ teriam os valar faltado com seu dever de zelar por arda, visto q eles só destruíram as fontes de maldade, nas formas de melkor, sauron?
ou ñ existe pureza inicial nenhuma e a maldade já está presente em todos os seres e o q melkor e cia faziam era somente pender demais a balança para um lado, posto q a princípio só eles intervinham diretamente no mundo, enquanto o papel dos valar bonzinhos era mais discreto? :o?: :o?:


pow, divaguei tanto q até me esqueci de falar do assunto do tópico....
acho q manwë era a escolha perfeita, pq era a vontade do ilúvatar, de forma q o q possam parecer "erros" possam ser na verdade acontecimentos necessários, de acordo com os intuitos do único.
eu sei q é meio sem graça isso, estou basicamente dizendo: Ah, ele era o mais capacitado pq foi o Todo Poderoso q quis.
sim, mas esse é o problemas de ilúvatar: ele é sinistro demais.
além do mais, o q vcs mais criticam é o fato de ele ter-se mantido tão imóvel perante as atrocidades de melkor e, apesar de eu ñ gostar de trabalhar com esse tipo de pensamento, vcs já pensaram o q poderia acontecer numa briga entre deuses em arda? poderia desconfigurar a parada toda, se melkor, no auge da sua forma, usasse todos o seu poder. msm q visse q ñ poderia ferir diretamente todos os valar juntos, q tal se ele usasse seu poder para destruir, e ñ corromper (apesar de q a gravidade de ambos é bem alarmante)? além disso, quem sabe ñ era apenas algum tipo de provação por que os povos tivessem q passar?
 
Essa era o objetivo de Melkor. Destruir e corromper, diferente de Sauron, que deseja ser um governante e dobrar todos a sua vontade.

Mas como já foi dito aqui, Manwë não entrava em combate direito com Melkor por causa de sua essência, que ele espalhou por todo o mundo, com exceção de Aman. Com esse "elemento Morgoth", uma guerra direta poderia ter sérias consequëncias. A Guerra da Ira, por exemplo, redefiniu praticamente toda Arda. Os Valar evitam isso, dada a destruição causada, e consequentemente, relutavam em atacar Melkor.
 
Derfel disse:
ok melkor era malvadão e tal, mas o q eu tenho dúvida é de até onde ia sua importância como "o outro lado da balança", tipo ele representava o mal, mas ñ o mal por si só, mas talvez em contraposição ao bem, justamente para gerar o equilíbrio.
entretanto, pelo q eu sei pela obra do tolkien, acho q ele ñ encarava as coisas dessa forma, acreditava somente na pureza do mundo, num mundo livre do qualquer expressão do mal.

Derfel, esse assunto que você mencionou é justamente o assunto deste tópico: Eru possuía um lado mal?

Sugiro que dê uma olhada. Eusei que está meio grande, mas não tenha receio em postar qualquer dúvida, suposição,idéia, ou o que seja. O Fórum é para isso mesmo. :)

além do mais, o q vcs mais criticam é o fato de ele ter-se mantido tão imóvel perante as atrocidades de melkor e, apesar de eu ñ gostar de trabalhar com esse tipo de pensamento, vcs já pensaram o q poderia acontecer numa briga entre deuses em arda? poderia desconfigurar a parada toda, se melkor, no auge da sua forma, usasse todos o seu poder. msm q visse q ñ poderia ferir diretamente todos os valar juntos, q tal se ele usasse seu poder para destruir, e ñ corromper (apesar de q a gravidade de ambos é bem alarmante)? além disso, quem sabe ñ era apenas algum tipo de provação por que os povos tivessem q passar?

Você não lembra que isso realmente aconteceu? Os Valar lutaram contra Melkor em Arda, e mais de uma vez! Melkor havia impregnado todo o mundo com parte da sua essência, e então a cada vez que os Valar procuravam derrotá-lo, o próprio mundo sofria com isso. Esse é o grande motivo pelo qual Manwë relutava tanto em enfrentar Melkor diretamente: depois de muitas batalhas, os Valar não queriam mais ver Arda sofrendo. Era um pensamento nobre, mas de fato não deveria tê-los impedido de enfrentar Melkor e terminado com suas maldades antes.
No final da Primeira Era, com a Guerra da Ira, realmente a derrota de Melkor acabou por fazer o mundo sofrer, e Beleriand afundou. Melkor foi morto e banido, mas ainda assim o mal que ele espalhara estaria lá e permanecerá, até o final de Arda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo