1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Lyrics: Parte da Literatura?!

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Nekoju, 2 Jun 2008.

  1. Nekoju

    Nekoju Usuário

    O título tá em inglês para não ocupar muito o espaço com "Letras de música".
    Mas deixe-me ir ao ponto: Eu atualmente faço um curso chamado "Literary Rock", que seria a análise de letras de Rock sob um viés mais literário. Uma das discussões feitas foi esta, se as letras de música se inserem na Literatura, e se sim, como se inserem.

    Então, queria saber a opinião de vocês a respeito disso.
     
  2. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Eu acho que na medida em que as letras são poesias (por sinal, as únicas que tenho lido nos últimos anos), elas são sim literatura. Falam sobre sentimentos, sobre coisas do cotidiano, relatam aventuras. Tal como as poesias consagradas como literatura.

    Fala mais do seu curso, como as discussões estão se encaminhando, qual a bibliografia ^^
     
  3. Skywalker

    Skywalker Great Old One

  4. Nekoju

    Nekoju Usuário

    Então, essa é uma das discussões até. Letras são realmente poesias? Porque poesias são elas por elas mesmas, não tem um acompanhamento. A letra é acompanhada de uma música, que na maioria das vezes faz toda a diferença. Minha professora diz que letras são letras, poesias são poesias. E que podemos gostar muito de ambas se as considermos assim.

    O problema é que o curso é uma espécie de "eletiva" do TTC (Teacher's Training Course). E ele foi criado por um professor, que só ele dava essa aula. Só que esse professor teve que sair do curso e foi substituído pela minha atual professora. Logo, o rumo mudou um pouco. Hoje em dia a gente leva músicas sobre determinados temas e analisa, traz outras pra contrastar, vê no que consiste uma boa letra e numa letra ruim etc.

    Créu não é música. Period.
     
  5. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Não sei como elas poderiam ser inseridas dentro da literatura, mas com certeza ALGUMAS músicas entram nesse "ramo" sim. Créu é lógico que não. Mas um Belchior, Chico Buarque, entre outros têm "lyrics" dignas de serem chamadas literárias.
     
  6. imported_Natalie

    imported_Natalie Usuário

    Pois é, hoje em dia tem que tomar cuidado pra dizer que lyrics também é literatura porque tem muita porcaria por aí. Mas acho que algumas com certeza podem ser consideradas poesias, Chico Buarque é um ótimo exemplo.
     
  7. Nekoju

    Nekoju Usuário

    Meu avatar é um ótimo exemplo. ^^
     
  8. Tilion

    Tilion Administrador

    Não é a qualidade (coisa incrivelmente subjetiva, por sinal) que determina o que é literatura. Tem muita "literatura literária" (:dente:) que é uma porcaria já em seu formato natural de livro e não é menos literatura por isso.

    Quanto ao tópico, as letras do Jethro Tull estão entre as mais "literárias" que já ouvi, com "Thick As A Brick" (música-álbum de mais de 40 minutos) como o exemplo mais refinado disso.
     
  9. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Eu acredito que sim, mesmo aquela porra de música do Creu né povo, afinal é arte!!! E arte não precisa necessariamente ter beleza, nem algum tipo de sentido, ou estética...eu encaro como algo livre, algo para se expor da maneira como desejamos, por mais bizarras que sejam elas...
     
  10. Mas se você voltar lá pra Grécia ou pras origens da poesia, ela foi criada pra ser recitada com música ou no mínimo com ritmo. Acho que se for se considerar uma divisão entre poesia e letra de música, ela deve ser pensada como uma divisão muito pequena, já que no mínimo irmãs gêmeas as duas coisas são.

    Ou ainda, pensando por outro lado, dava pra pensar que toda letra de música é uma poesia, mas nem toda poesia é uma letra de música, né? Ou eu viajei? :think:
     
  11. Anica

    Anica Usuário

    Ezra Pound costumava dizer que todo grande poeta deveria ser também músico, porque poesia é ritmo/melodia. Sei que nem toda poesia se enquadra nisso (visto que os poetas concretos, por exemplo, lidam muito mais com a imagem do que com o ritmo), mas já dá uma deixa para entender como funciona o processo inverso (da música para a literatura). Nesse caso inclusive concordo com o Gabriel sobre não ser a qualidade que define o que é poesia ou não.
     
  12. Nekoju

    Nekoju Usuário

    Off-topic rápido: Juro que quando vi que uma Eleanor Rigby tinha respondido o tópico eu pensei: Tenho que respeitar alguém assim ^^
     

Compartilhar