• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Luzes vermelhas no céu (nada de onivis...)

Status
Fechado para novas mensagens.

The Dark Elf

Usuário
Tava vendo JN hj e vi numa reportagem q os astronautas do onibus espacial q explodiu tiraram algumas fotos sobre as nuvens, e nessas fotos, conseguiram captar um fenomeno raro e meio desconhecido... sim
saum "luzes vermelhas" q piscam em fração de segundos...
Bom, na reportagem naum revelaram nada, mas disseram q o Brasil eh um "bom" lugar para c estudar o fenomeno...
um cientista gringo disse q isso interfere na vida dos seres humanos...

Aqui fica minha (s) perguntas ao cientistas de plantão

1 - oq seria realmente essas luzes/esses fenomenos :o?:
2 - ateh onde isso realmente interfere na nossa vida :o?:

grato :|
 
Bom, o que falam no JN não se escreve... :mrgreen:

Tem uma reportagem rápida falando sobre isso aqui: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2003/fev/04/141.htm


Quanto a interferir na nossa vida, eu acho que foi mais marketing do cientista e sensacionalismo da Globo (pra variar...), pois, se o fenômeno mal foi estudado, como ele pode já afirmar isso??? O que se sabe, pela reportagem no Estadão é que:

"As pesquisas são recentes, mas pode-se dizer que os fenômenos podem afetar a comunicação de satélites e a aviação de maneira geral".


E o Brasil é um bom lugar pra esses estudos, porque é o país com a maior ocorrência de raios no mundo! BRASIIIIIILLLLLLLLL!!!!! :mrgreen:
 
Só pra explicar um pouco melhor: este fenômeno é visto em cima de nuvens e é visível até mesmo dentro de um avião sobrevoando nuvens durante uma tempestade.

Concordo com o Mentor, que a Globo tentou dar um ar sensacionalista à reportagem, já que não tem absolutamente nada comprovando se este fenômeno interfere na vida na Terra.

Mas uma outra coisa me chamou a atenção na reportagem do Estadão:

Aqui no país, os fenômenos elves e sprites, clarões que ocorrem na atmosfera quando há tempestade, começaram a ser estudados recentemente, em novembro passado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Os nomes - elves e sprites - foram retirados da mitologia escandinava e significa elfos (uma espécie de duentes) e fadas.

DUENTES??? Que isso?
 
The Dark Elf disse:
Hobbit_de_Cueca disse:
DUENTES??? Que isso?

.Golblins....

mas pq o fenomeo se chama "elfos" :o?: :o?:

O que eu estava me referindo é que palavra está escrita erroneamente. Já o título do filme da Xuxa (Xuxa e os Duendes). Pra mim, duente é outra coisa. :lol: E que feio, um jornal como o Estadão ter palavras incorretas e nem é uma palavra tão incomum assim.

Mas, voltando à seriedade, no texto do Estadão não há esta explicação sobre o porquê se chamarem "elfos", só se explica a origem da palavra.
 
Tá aqui a explicação:
We aren't talking about small supernatural beings, although these sprites and elves are elusive. They are bright flashes in the atmosphere, optical occurrences that extend through the mesosphere and stratosphere into the lower ionosphere. Lee Marshall, a graduate student in electrical engineering, and his colleague Walt Lyons, a meteorologist with FMA Research of Colorado, have discovered that they are linked to a particular kind of lightning.

Airline pilots first noticed these flashes while flying over severe thunderstorms in the Midwest. Then they appeared on videos taken from NASA's space shuttles. Lyons is responsible for naming them sprites and elves. "Both are acronyms," explains Marshall. "Sprite" stands for Stratospheric/Mesospheric Perturbations Resulting from Intense Thunderstorm Electrification, and "elve" for Emissions of Light and VLF perturbations from EMP events. Marshall jokes that maybe the names fit a little too well: "You think you see something, and when you look again, it's gone."

"Sprite" =
Stratospheric/Mesospheric
Perturbations
Resulting from
Intense
Thunderstorm
Electrification

"elve" =
Emissions of
Light and
VLF perturbations from
EMP events


Coisa de cientista maluco mesmo.... :mrgreen:


A página completa está aqui:
http://www.rps.psu.edu/sep97/sprites.html
 
Mentor disse:
"Sprite" =
Stratospheric/Mesospheric
Perturbations
Resulting from
Intense
Thunderstorm
Electrification

"elve" =
Emissions of
Light and
VLF perturbations from
EMP events


q em portugues fica :o?:
 
Fica mais ou menos assim:

Sprite:Perturbações Estratosféricas/Mesosféricas Resultantes da Eletrificação Intensa em Tempestades

Elve: Emissão de Luz e Perturbações de Freqüência Muito Baixa(VLF) devido a Pulsos Eletromagnéticos (EMP).
 
Bom, acho que a questão foi sanada com bastante detalhes. Não vejo muitos mais espaços pra discussão válida aqui.

Eu tranco enquanto creio que é o melhor a fazer. Podem me mandar MP pra qualquer coisa. :wink:

PS: Esse tipo de tópico deveria ser encorajado nesse clube. Se foi feito supostamente pra ser um local de aprendizado, então dúvidas deveriam ser tão valorizadas quanto os conhecimentos.

Se mais dúvidas fossem sanadas aqui, então esse clube se tornaria muito mais produtivo, na minha opinião. :cheers:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo