• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Localização dos mapas e deuses tolkienses

Existem mapas, geografias, tudo próprio das histórias de Tolkien. Esse mundo criado por Tolkien fica exatamente onde? Aqui na Terra mesmo? Nesse universo mesmo? Ou é como se lá onde eles moram não exista esse nosso lugar aqui?
No mundo de Tolkien existe algum tipo de deus ou figura mística?

Espero não embolar muito vocês... mas são curiosidades de um novato nesse mundo..
 
Arde é a Terra sim, a mesma Terra que nós habitamos, só que a alguns milhares de anos atras (se naum me engano é entre 13 mil a.C. até 7 mil a.C.).... e existe sim um Deus, e ele é chamado de Eru ou Ilúvatar.... Eru é o Deus supremo, o Criador do mundo, e existem os Valar e os Maiar, que são como anjos maiores e anjos menores respectivamente.... mas isso é apenas uma comparação, porque Vala é Vala e Maia é Maia, eu comparei com anjos só pra você ter uma ideia do que sejam...
 
Finarfin disse:
Arde é a Terra sim, a mesma Terra que nós habitamos, só que a alguns milhares de anos atras (se naum me engano é entre 13 mil a.C. até 7 mil a.C.)....

Certo! Mas eu li em algum lugar deste site que Gandalf é mais antigo que a própria terra! Como pode? Antes da Terra ele ficava onde?
 
Gandalf é uma Maia....
No começo havia Eru, então de seu pensamento ele criou os os Ainur... que eram espiritos poderosos.... eles habitavam as mansões de Eru fora dos circulos do mundo, onde o tempo naum existia.... então Eru cria Ea, o mundo, e manda muitos dos Ainur para lá, para que construam Arda (Terra) e a habitem, e a preparem para a chegada dos Filhos de Ilúvatar (elfos e humanos)... desses Ainur que foram para lá, os 15 mais poderosos foram chamados de Valar (mas um deles foi excluido dessa ordem) e os outros Ainur de menor poder foram chamados de Maiar.... Gandalf era um Maia, por isso é mais antigo que a terra... ele habitava as mansões de Eru antes mesmo que o mundo fosse criado....
 
Completando oq o Firnafin disse, vou colocar aqui a explicação que eu dei pro Fëanarsil por MP

Tolkien conta aquela história como ela fosse nosso mundo, muitas eras atrás. Obviamente sabemos que não é, mas ele finge que é.

Segundo Tolkien, um navegador Bretão chamado Eriol saiu da Irlanda e sem querer achou a rota plana para Aman e chegou em Tol Eressea, lá ele ouviu as mais belas histórias e leu a Quenta Silmarillion escrita por Pengolod. Foi Eriol então que trouxe para cá essa história e transcreveu tudo para o ingles arcaico. Tolkien então teria apenas traduzido esse texto de Erio e não criado a história.

Isso vai de acordo com a vontade de Tolkien de criar uma mitologia inglesa. Ele quis criar a Mitologia das Mitologias.

Por exemplo ... segundo Tolkien Ulmo existiu e suas histórias chegaram no conhecimento público hoje. Todos nós conhecemos Ulmo mas não com este nome. Os gregos o chamam de Poseidon, os Romanos o chamam de Netuno, mas na verdade isso é resquícios de uma lenda que se criou por aqueles que não se lembravam mais de Ulmo.

Por isso vemos coisas parecidas na história de Tolkien e nas mitologias gregas, romanas e nórdicas. Segundo Tolkien sua historia é a verdade que se deu, eras atrás e que com o passar do tempo se transformou na mitologia que conhecemos.

Veja bem, um dos nomes de Numenor é Atalantë, coincidencia de ser um nome parecido ao de Atlantida? Não.

Segundo Tolkien estariamos em algo em torno da 6a ou 7a Era do Sol.

Mas é claro isso tudo vem da imaginação de Tolkien e de sua vontade de criar uma mitologia pra inglaterra onde o máximo que se tem são as histórias arthurianas.
 
Finarfin disse:
Arde é a Terra sim, a mesma Terra que nós habitamos, só que a alguns milhares de anos atras (se naum me engano é entre 13 mil a.C. até 7 mil a.C.).... e existe sim um Deus, e ele é chamado de Eru ou Ilúvatar.... Eru é o Deus supremo, o Criador do mundo, e existem os Valar e os Maiar, que são como anjos maiores e anjos menores respectivamente.... mas isso é apenas uma comparação, porque Vala é Vala e Maia é Maia, eu comparei com anjos só pra você ter uma ideia do que sejam...

vc diz que Eru deus supremo ,e tal criador de tudo equiparado com o nosso Deus de amor,e tal,Tolkien sendo católico e tem aquela ideia do Diabo ,como ele passou a idéia do Diabo deus do mal para suas histórias?então Arda sendo a Terra vale uma outra pergunta,o que aconteceu com os Hobbit se toda essa história fosse real,o que aconteceu com os Hobbits,Elfos e etc....
 
O "Diabo" de Tolkien é Melkor, e assim como Lúcifer não se equipara a Deus/Iluvatar.

Os hobbits provavelmente desapareceram com o tempo ou se misturaram com os seres humanos, já que vieram destes em primeiro lugar. Os elfos foram todos embora para as Terras Imortais embora possivelmente alguns indivíduos tenham permanecido no mundo como Maglor por exemplo. Mas tenha em mente que nada disso é certeza, são apenas especulações com base na obra.
 
Arda sendo a Terra vale uma outra pergunta,o que aconteceu com os Hobbit se toda essa história fosse real,o que aconteceu com os Hobbits,Elfos e etc....
Os elfos, como disse o Elrond foram todos para Aman.
Os anões foram acabando aos poucos até desapaecerem completamente.
Os hobbits, segundo Tolkien, estariam vivos até hoje, mas por serem muito rápidos, se escondem quando os homens grandes chegam perto de suas habitações.
E os homens, estamos aqui até hoje! :mrgreen:
 
Quanto a geografia, eh dificil dizer algo preciso sem escrever um livro, pois ela muda muito de era para era assim como os nomes de lugares.
 
uma fonte realmente fácil de se encontrar sinais de que Arda é a Terra estão em o Hobbit se eu não me engano ele usa muito expressões do tipo "há muito tempo atrás" foi aí que eu percebi que se tratava do mesmo mundo, isso se confirma tambem nos prologos de SdA onde ele tambem trata sua estória como se tivesse ocorrido faz muito tempo atrás em um passado realmente distante. conforme a obra SdA caminha se percebe o que acontecerá com seus povos, os anões desaparecendo em suas minas, cada vez cavando mais fundo, os elfos deixando a terra-média e os hobbits ficando mais altos e parecidos com os homens e cada vez ficando mais proximos deles. por fim como diz elrond "está é a era dos homens", nos multiplicamos e cobrimos toda a terra conhecida não sobrando espaço pra outros seres, porém se vc levar em consideração as lendas e raltos mesmo novos, verá que não faltam vestigios destas criaturas :mrgreen: afinal, lobisomens e vampiros, que criaturas como estas ainda vivem por aí a noite e alguns acreditam que estes podem disparar UZIS uns contra os outros :lol: :lol: :lol:
esta bem explicado assim etuerpe??? 8-) :wink: 8-)
 
hehe!!! é uma parte que eu gosto nos contos e mitólogia, a queda de povos, a extinsão e o fator natural das coisas, o fim chega para todos, mesmo em contos da mitologia greco-romana (uma das mais "exageradas") hehe, :wink:
mas tem uma coisa que me deixa intrigado, e as américas, no mitologico de tolkien ela não é tratada de forma visível, mas eu acho que há a referencia das terras imortais a extremo oeste além mar, a diversas lendas tanto vikings a respeito de "nossas" terras, quanto dos americanos a respeito dos povos da africa e da europa, mas isso eu não to com paciencia de explicar, deixo pro fim de semana com o post dos meus topicos especiais.... bem não teriam vindo os elfos refugiarsem aqui? :o?: :mrgreen: :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo