• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Livro de Marçal Aquino é retirado de lista de vestibular; editora fala em censura

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador

Livro foi retirado por universidade da lista de livros do seu vestibular após uma campanha de um deputado bolsonarista, Gustavo Gayer (PL-GO)​


A Universidade de Rio Verde, em Goiás, decidiu retirar o livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (Companhia das Letras), de Marçal Aquino, da lista de livros do seu vestibular após uma campanha de um deputado bolsonarista, Gustavo Gayer (PL-GO). Em entrevista ao colunista Chico Alves, do UOL, Marçal disse não estar surpreso com o posicionamento do deputado, mas sim com o da Universidade. "O que me choca é a comissão do vestibular e a universidade aceitarem essa tutela tão inapropriada e retirar o livro da lista do vestibular", desabafou.

O caso foi noticiado em diversos veículos ao longo dos últimos dias, incluindo a Carta Capital, que também destacou o posicionamento da editora, apontando censura no caso. “O livro explora temas como amor, traição, violência e redenção. A escrita de Marçal Aquino é poética e evocativa, retratando com detalhes a atmosfera e a paisagem da região amazônica”, diz um trecho da nota da Companhia. [. . . ]

Fonte: PublishNews

Mais alguns detalhes, na Carta Capital (que não me deixa copiar o texto rs):
 
Esse Gustavo Gayer é da pior cepa do bolsonarismo goiano... Toda essa cruzada estapafúrdia por conta de cenas de sexo e palavras chulas que qualquer adolescente encontra em dobro navegando por menos de 15 minutos no TikTok.
 
que acabou jogando a favor de promover o livro do Marçal.
Quando vi o tópico, vim comentar isso. Sempre adorei o nome do livro, mas nunca botei na listinha de "quero ler". Depois do drama nada shakespeariano do bolsonarista, fiquei com vontade de ler. Em uma semana, eu nem vou me lembrar disso, mas fica o registro, aqui.​
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo