• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lingua Élfica

Gil_Estel

Usuário
Pessoal gostaria de uma ajuda.
Tem uma frase de Gandalf que eu queria traduzir para élfico "Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado"
Porém todos os sites que busco, trás cada um uma forma diferente, e não sei se alguma seria correta

Consultei o Tecendil, mas parece que muda o formato das letras e não a linguagem em si (tipo, itálico, negrito) e o idioma pelo que entendi seria o Tengwar
Fico confusa pq sei do Quenya e Sindarin, não consigo diferenciar

E se busco a frase do Um anel no tecendil, retorna diferente do que vejo nos sites

Podem me ajudar?
 
Última edição:
@Eriadan tudo bem?
Esta aqui o tópico, eu fiz antes do nosso primeiro bate-papo, então não estranhe ter questões já respondidas por você, mas se puder me informar qual a frase esta mais correta, agradeço

Obs.: Se nenhum desses for o correto, por favor anexe para mim a forma correta
 

Anexos

  • Tradução.zip
    227,8 KB · Visualizações: 9
@Eriadan tudo bem?
Esta aqui o tópico, eu fiz antes do nosso primeiro bate-papo, então não estranhe ter questões já respondidas por você, mas se puder me informar qual a frase esta mais correta, agradeço

Obs.: Se nenhum desses for o correto, por favor anexe para mim a forma correta
1 e 3 estão corretos, cada um em sua língua. Pessoalmente, eu ficaria com a versão em quenya, porque é sempre a mais "pura". 2 tem duas imperfeições (estéticas, não gramaticais). 4 e 5 estão errados.
 
Última edição:
1 e 3 estão corretos, cada um em sua língua. Pessoal, eu ficaria com a versão em quenya, porque é sempre a mais "pura". 2 tem duas imperfeições (estéticas, não gramaticais). 4 e 5 estão errados.
Ok @Eriadan
Os mesmo que você mandou anexo, pelo que vi
Agradeço imensamente
Se quiser depois me manda se email e envio como ficou
Valeu demais, e desculpe qualquer coisa
 
Oie @Eriadan escrevemos juntos rs
Qualquer um desses esta escrito corretamente, ou você me reco9menda um mais especifico?
Somente complementando, cada Modo no Tecendil é programado com base nas regras da própria língua (como por exemplo o Modo Portugues eu programei com base no MTP RC5) portando não é correto tentar escrever uma frase em portugues usando o Modo Quenya por exemplo (imagem n4).
Ainda sobre o Modo Portugues estou enrolando(por causa da correria do trabalho) pra terminar um mini tutorial de como usar ele no Tecendil para palavras com regras mais complexas como ditongos e hiatos. Portanto é sempre bom postar por aqui que o pessoal consegue confirmar se está correto(como é no caso da sua frase), ou se quiser me marcar que volta e meia sempre olho por aqui.
 
Somente complementando, cada Modo no Tecendil é programado com base nas regras da própria língua (como por exemplo o Modo Portugues eu programei com base no MTP RC5) portando não é correto tentar escrever uma frase em portugues usando o Modo Quenya por exemplo (imagem n4).
Ainda sobre o Modo Portugues estou enrolando(por causa da correria do trabalho) pra terminar um mini tutorial de como usar ele no Tecendil para palavras com regras mais complexas como ditongos e hiatos. Portanto é sempre bom postar por aqui que o pessoal consegue confirmar se está correto(como é no caso da sua frase), ou se quiser me marcar que volta e meia sempre olho por aqui.
Meu caro, eu estava esperando você fazer a divulgação com o tutorial para elogiá-lo apropriadamente, mas já me antecipo para dizer que você prestou um serviço ao fandom brasileiro interessado em Tengwar que só não é maior que o prestado pelo próprio Deriel ao elaborar o MTP! Uma menção honrosa ao Tilion, Slicer, Alassë, Rinzler, Atyarwen e outros que em diferentes épocas sempre estiveram por aqui atendendo a pedidos, mas a sua iniciativa foi única! :clap:
Já fiz vários testes. Existem algumas imperfeições, mas que eu sinceramente não sei se podem ser sanadas em um algoritmo, porque a fonética do português não é tão previsível. Vou falar contigo no privado. Quando você abrir o tópico, podemos usá-lo apenas para reportar esses casos.
 
Meu caro, eu estava esperando você fazer a divulgação com o tutorial para elogiá-lo apropriadamente, mas já me antecipo para dizer que você prestou um serviço ao fandom brasileiro interessado em Tengwar que só não é maior que o prestado pelo próprio Deriel ao elaborar o MTP! Uma menção honrosa ao Tilion, Slicer, Alassë, Rinzler, Atyarwen e outros que em diferentes épocas sempre estiveram por aqui atendendo a pedidos, mas a sua iniciativa foi única! :clap:
Já fiz vários testes. Existem algumas imperfeições, mas que eu sinceramente não sei se podem ser sanadas em um algoritmo, porque a fonética do português não é tão previsível. Vou falar contigo no privado. Quando você abrir o tópico, podemos usá-lo apenas para reportar esses casos.
Muito obrigado pelas palavras meu amigo, estão sendo tempos difíceis, mas é sempre bom pra reanimar a gente. Vou falar contigo no PV.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo