• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

LETRA Q

godoyma

Usuário
Boa tarde pessoal.


Você poderiam me dizer qual é o símbolo da letra Q ou que pode ser utilizado na falta dela. O alfabeto utilizado por homens, orcs e mais utilizado por anões ñ contém a letra Q e eu estava precisando dessa letra.

Obrigada
 
Seja bem-vinda, godoyma! Aproveitei para mover o tópico para a área de escrita, já que o "Ajuda, dúvidas, problemas, etc." é basicamente o "suporte técnico" do fórum.

Mas ao que importa: supondo que você fale da transcrição das angerthas (da tabela do apêndice do Senhor dos Anéis), não vai ter um "Q" lá, mas sim as runas com o som de "k" e "kw", de acordo com a função do Q na palavra (como o som de kinta-feira e kuando).

Note que a tabela é diferente das runas do Hobbit! Se você tem a edição nova da HarperCollins tem umas transcrições no final que deixam tudo mais fácil (copiei dois trechos abaixo). Note que sempre é um som de "k", mas seguido de um "u" de acordo com a situação (ke, compilado, Tolkien, publicado, HarperCollins, fike, cuando, etc.). Tem uma transcrição parecida na nota de tradução do Hobbit da Martins Fontes, mas a versão da HC organiza melhor isso e tal.

frontispicio.png



mapa.png
 
Ual, muito obrigada pela resposta. Eu fiz mais ou menos para a tatuadora entender. Vou anexar aqui para que, se você puder é claro, dar uma olhada é ver se está tudo em seu devido lugar. Muito obrigada por essa brilhante resposta.
 

Anexos

  • IMG_20200728_164520437.jpg
    IMG_20200728_164520437.jpg
    1,7 MB · Visualizações: 10
@godoyma, tá BEM errado.

O problema é que, quando Tolkien copiou descaradamente o antigo alfabeto Futhark para transformo-lo nas runas élficas/ananas Cirth (e posteriormente Angerthas), ele mudou o significado das runas para algo que era melhor pra ele. Por exemplo, quando você falou no seu tópico de apresentação que você sabia a runa para G, você estava usando a runa errada. Ela só é G no mundo de Tolkien no contexto do uso para a língua Sindarin. Fora da lingua Sindarin — ou seja, para português e inglês — aquela runa serve para a letra F.

Por isso era importante você ter lido com atenção o que o @dermeister te passou ali em cima. Comparando runa por runa, você veria não apenas que a sua transcrição estava incorreta, como também veria que ela contém todas as runas que você precisa para fazer a transcrição correta.

Pelo que eu pude reconstruir a partir das runas usadas acima, esta seria a transcrição correta da frase:
1596400389744.png
A.mao.keimada.ensina.
melhor.Depois.disso.o.
konselho.sobre.o.fogo.
shega.ao.corasao.
j.r.r.tolkien.

Note que as runas não diferenciam entre "a" e "ã". Assim como o "qu" de "queimada" e o "c" de "coração" são representados pela mesma runa (que tem som de "k"), o "ç" de "coração" é substituído pelo "s".

Nos exemplos dos livros, não há definição sobre como fazer o som de "ch" do "chega", mas eu decidi usar a runa de "s" e a runa do "h" usado no "lh" de "melhor".

Se você quiser aguardar a revisão de outra pessoa pra fazer a tatuagem, acho prudente. Caso contrário, o pior que vai acontecer é você ficar com a minha melhor tentativa na sua pele pra sempre. :dance:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo