1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ler livro impresso prejudica menos o sono que leitura em tablet, diz estudo

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por ricardo campos, 23 Dez 2014.

  1. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Para dormir bem, é melhor ler um livro impresso do que um e-book, afirma um estudo divulgado nesta segunda-feira (22) na revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS". A pesquisa explica que a luz azul dos aparelhos eletrônicos afeta o sono.

    Os resultados foram obtidos por cientistas do Brigham and Women's Hospital de Boston, que compararam os efeitos biológicos de ambos os tipos de leitura antes de dormir.

    Durante duas semanas, 12 participantes fizeram suas leituras em tablets e em livros impressos quatro horas antes de dormir, durante períodos de cinco dias consecutivos.

    "Aqueles que liam livros em tablets levaram mais tempo para dormir, tinham menos sono à noite e sua produção de melatonina (que induz ao sono) se reduzia", explica a autora da investigação e pesquisadora de Ciências do Sono do hospital de Boston, Anne-Marie Chang.

    "Seu ritmo circadiano (relógio biológico interno) se atrasava, e estavam menos despertos no dia seguinte do que aqueles que leram livros impressos", acrescentou. "Os ritmos circadianos naturais do corpo são interrompidos pela luz de ondas curtas, conhecida como luz azul, que provém desses aparelhos eletrônicos", continuou Anne-Marie.

    Menos alertas
    Os pesquisadores constataram ainda que os leitores de tablets dormem uma hora mais tarde do que os outros e estão menos alertas no dia seguinte - mesmo depois de oito horas de sono. Investigações anteriores haviam demonstrado o efeito da luz azul na secreção de melatonina, mas seus efeitos no sono ainda não haviam sido estudados, disseram os cientistas.

    Eles acreditam também que o uso desses aparelhos, principalmente entre crianças e adolescentes, "desempenha um papel, ao perpetuar a falta de sono", tendência que se agrava há meio século. Por esse motivo, os pesquisadores pedem investigações sobre as consequências, para a saúde, de seu uso em longo prazo.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    e é por essas que eu sempre enfatizo que tablet não é e-reader
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Só li umas poucas vezes em tablet até adquirir um Kindle e no quesito conforto visual realmente não dá pra comparar.
     
  4. Amelia Strange

    Amelia Strange indecisa talvez

    É meio que impossível para mim ler no tablet porque eu sempre tive problema com claridade, mesmo colocando o brilho no mínimo, eu fico com muita dor de cabeça quase todos os dias por causa do computador, mesmo também colocando no mínimo de brilho. Tenho que fazer intervalos e nem ficar muito tempo no PC posso, o mesmo no tablet. Morro de dor de cabeça, é horrível. O pior é sair de casa e os olhos doerem :(
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    • Ótimo Ótimo x 3
  6. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

    Nunca tive problemas
     

Compartilhar