• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Legolas Greenleaf em Beleriand?

Ettelen

eu sou mesmo um
Surgiu faz um tempo na Valinor uma apresentaçao em PDF do conto "de Tuor e da queda de Gondolin" e eu li isso faz mto pouco tempo. No meio dos relatos, quando os gondolindrim estao fugindo do cerco, diz assim "...mas outros seguiram para Christhorn, conduzidos por um certo Legolas Greenleaf, da casa da Árvore".
Poderiam dois personagens ter o mesmo nome assim?! Que acontece?? Eles nao podem ser a mesma pessoa, eh a unica certeza q eu tenho...
 
Esse texto da queda de Gondolin é bem antigo, por isso existem muitos nomes trocados. Eu tenho ele aqui no meu pc e também já faz algum tempo que eu li, Tolkien deve ter mudado os nomes dos personagens colocando algum outro no lugar desse Legolas para deixar este para os "contos" da 3ª Era.
 
Hmmmm...aih muda tudo...hehehe...faz sentido =P
mas quem serah q ele escolheu para ser o novo Legolas?? hehehehe
 
Assim como existe Boromir, Denethor, Gothmog, entre outros na Primeira Era pode existir tanto na Segunda como na Terceira. E além do mais, parece que o Legolas da Floresta das Trevas aparenta 2700 anos.
 
Assim como existe Boromir, Denethor, Gothmog, entre outros na Primeira Era pode existir tanto na Segunda como na Terceira

Sim, claro claro! A bizarrice foi ter aparecido um Legolas GREENLEAF que a gente saiba ser soh da Floresta das Trevas. Mas acho que foi o q o Feanor falou :mrgreen:
 
Mas se repararem, nenhum nome élfico foi possuído por dois Elfos distintos. Alguns homens usaram nomes que antigamente foram de Elfos, mas os Elfos mesmos não faziam isso.
 
Isso é verdade, mas acho que foi aquilo que eu falei acima. A queda de Gondolin foi um dos primeiros textos escritos por Tolkien, a versão que consta no Simarillion (bem resumida) e da chega de Tuor a Gondolin no Contos Inacabados (que termina de modo abrupto) não fazem menção alguma ao Legolas da queda de Gondolin. Por isso acho que Tolkien mudou alguns nomes durante a criação e aprimoração de seus textos. :D
 
Tolkien mudava muito mesmo. Prova disto é a continuação de Mestre Gil de Ham que ele estava fazendo, sempre excluía e corrigia alguns fatos até que acabou desistindo por sinal. :uhum:
 
Rhiann disse:
Tolkien era tão incostante. i.i"
Acredito que Tolkien (J.R.R e Christopher) saberiam que o público que já leu O Senhor dos Anéis e ia ler O Silmarillion iria desconfiar de que Tolkien era sem imaginação; mas isso não vem ao caso, de repente era só nome passageiro mesmo. :)
 
Acredito que Tolkien (J.R.R e Christopher) saberiam que o público que já leu O Senhor dos Anéis e ia ler O Silmarillion iria desconfiar de que Tolkien era sem imaginação

:o?: Eu JURO q nao entendi o q vc quis dizer com "sem imaginaçao". Talvez nao tenha sido exatamente esse o motivo pelo qual ele mudou os nomes ou os repetia ao longo das eras. 8O
 
Ach oq oq ele quis dizer é q Tolkien não tinha muita imaginação para nomes e por isso quando um era tirado de algum texto ele usava o memso noem para outro personagem. Na verdade acho q Tolkein eralmetne não era bom ocm nomes mas ele usavam a tecnica d usar um nome para fazer varios(como Durin, Turin, Hurin, Darin, Fundin...) para conseguir ter o numero enorme de nomes que precisava quando escrevia.
 
Ah, não acho q o Tolkien fosse inconstante, ele era perfeccionista. Por isso mudava tudo toda hora! (ok, isso o torna inconstante tb =oP) Tb não acho q ele não tivesse imaginação pra fazer nomes, usando "derivados" pra criar um monte. Quase todos esses nomes parecidos são de parentes ou tem algum outro tipo de elo (p. ex: Húrin, pai de Túrin; Huor, pai de Tuor etc). Acho q já li em algum lugar que era um costume antigo nomear os filhos com uma variação do nome dos pais.
Não li esse texto com mais um Legolas, mas agora surgiu uma pergunta (a pergunta que não quer calar): seria esse Legolas, q surgiu na apresentação em pdf, louro? :lol:
 
Acho q já li em algum lugar que era um costume antigo nomear os filhos com uma variação do nome dos pais.

Sim, e isso nao eh de Tokien. Deriva-se de contos antigos da mitologia. E agora, convenhamos, quem tem imaginação para criar tantos nomes assim, sem repetir uns ou mudá-los um pouquinho? :)

Não li esse texto com mais um Legolas, mas agora surgiu uma pergunta (a pergunta que não quer calar): seria esse Legolas, q surgiu na apresentação em pdf, louro?

:lol: :lol: :lol: Sem comentarios...
 
Só um pequeno adendo: Tolkien não "inventava" todos os nomes, alguns ele construía a partir da linguas que criava, chamem isso de sem-imaginação...
 
Concordo com o Aldamar, muitos nomes são parecidos pois eles são construídos com raízes das mesmas palavras. Isso ocorre em qualquer idioma (vejamos Fábia, Fabiana, Fabíola...), e não quer dizer que o professor não tivesse imaginação.
 
E mesmo os repetidos... pô, basta a gente olhar naquelas famílias imensas, de 20 filhos, p. ex., pode reparar que depois do 4º os nomes começam a se repetir ou então ficar tipo "Maria Cristina, Cristina Maria etc" haja nome! Nem na lista telefônica a gente acha tanta variedade qto nas obras de Tolkien :lol: (e olha q os dele são, em geral, mais bonitos :mrgreen: )
 
Bem, olhando na linhagem dos reis de Gondor, por exemplo, pode-se ver que ele repete no máximo 3 vezes, não como na realidade onde temos reis com o mesmo nome 15 ou 20 vezes.
 
Bem eu já li esse texto também que é considerado um dos primeiros taxtos que foram escritos por Tolkien, então eu acho que ele ainda não tinha certeza de como seria os nomes dos personagens etc.. Então eu não acho que seja o mesmo Legolas Greenleaf e sim que seja apenas o nome igual.

E quanto os nomes: Caramba eu nunca vi um livro que tenha tantos nomes assim, para personagens, geografia, etc! Quando eu tento criar um nome para um personagem de RPG eu demoro pra caramba e ainda sai uns nomes muito estranhos!

E mais uma coisa: Não vamos esquecer todas as palavras que ele criou para as linguas élficas sindarin e quenya (Vocês já viram quantas palavras existem, eu fiquei impressionado 8O ) além das linguas Khuzdul, entês, etc que não são tão complexas mas só pra inventar isso, caramba!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo