1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Legolas > Arwen

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por GuthoEleser, 21 Ago 2016.

  1. GuthoEleser

    GuthoEleser "Grindeaw se manterá pra sempre valiosa"

    Olá galerinha, tudo bem? Após rever os filmes, e fazer algumas pesquisas referente aos universo de tolkien (ainda preciso ler os livros) gostaria de saber pq no filme não vemos legolas indo pra Valinor com os demais elfos. Isso aconteceu em algum momento? Os elfos da floresta negra também deixaram a terra média?
    E mais uma coisa; pq Arwen estava enfraquecendo? Vi Elrond dizendo a Aragorn que o Um Anel a estava deixando assim. Isso só aconteceu a ela?
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Aqui estou resumindo de forma rápida.

    Sobre Legolas:

    Segundo se conta Legolas teria ido para o Oeste acompanhando de Gimli quando o Rei Aragorn vem a falecer. Nada mais é dito depois disso.

    Sobre Arwen:

    Ela, ao se casar com Aragorn, e ao escolher o destino dos homens Arwen perde a dádiva dos elfos e em troca recebe a dádiva dos homens que é a morte. De maneira que a saúde, força e vitalidade dela vão definhando e o processo termina com sua morte na Quarta Era (F.A. 121).

    Sobre os elfos rebeldes da Floresta das Trevas e outros elfos:

    O autor, Tolkien, escreve nos livros que uma porção dos elfos nunca teve a intenção real de partir para o Oeste e obedecer à convocação dos Poderes do Mundo. Eram chamados de elfos escuros e alguns eram "anti-Aman" dos quais os relatos informam que apenas desapareciam das narrativas sem que ninguém soubesse o paradeiro, se ou quando partiam das terras mortais. Estes elfos eram avessos a qualquer notícia que envolvesse as decisões dos poderes ou movimentações de outros elfos ou filhos de Eru.

    Todavia, considera-se de modo geral que o simples ato de não atender ao chamado do Oeste por parte de um elfo seja um sinal desfavorável o até maligno, sendo por vezes mesmo uma fraqueza moral uma vez que até mesmo a alma de nós homens também tenha o dever de atender ao chamado do Oeste para sair do mundo (igual a Beren) ao invés de continuar sofrendo ou assombrando as terras de cá. Quer dizer, os bons elfos, podiam até escolher atrasar a estadia como fizeram os elfos de Thranduil, mas seu destino estava agora no Oeste e deveriam um dia seguir para lá.

    Uma das razões é qua o Poder (os poderes) está sempre saindo das terras mortais e indo para o Oeste sendo as terras mortais atualmente apenas um local de passagem e decaimento, diferentemente do que fora um dia.
     
    Última edição: 22 Ago 2016
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  3. GuthoEleser

    GuthoEleser "Grindeaw se manterá pra sempre valiosa"

  4. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

  5. GuthoEleser

    GuthoEleser "Grindeaw se manterá pra sempre valiosa"

  6. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Eu pensava que a Arwen tinha voltado para Valinor.

    Não sei onde eu li ou onde eu imaginei isso. Mas pra mim ela teria se casado com Aragorn, só que depois que ele morreu ela virou tipo uma "viúva perdida", caminhando longas distâncias, sofrendo a mortalidade e tudo mais. Aí um dia ela rumou para Lothlórien, onde ficou um tempão, até depois, finalmente, ter ido para Valinor.

    É a primeira vez que leio que ela morre. Nunca imaginei isso. =/
     
  7. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Não me lembro onde Arwen morreu e onde foi enterrada. Alguém sabe?
     
  8. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Bom, a referência do local oferecida pela fonte (Cerin Amroth) é a que se encontra nos apêndices:

    Além das passagens diretas acima a descrição também tem várias referências poéticas indiretas à morte como adormecer/descansar, e não se arrepender da decisão que ela havia tomado. São 07 páginas que valem a pena pois tem uma parte falando da mãe de Aragorn.


    Por vezes, SdA trata os membros da comitiva como habitantes de uma história do Silmarillion, todavia com privilégios já que há inovações até mesmo acima dos habitantes do Silma (tipo Gandalf virar O Branco). Por isso vemos Frodo, um humano comum, embarcando para o Oeste e os boatos de Gimli ter obtido permissão para ir (os membros dos Nove que levaram o Um Anel são heróis num nível que os Valar não podem prever). No que a descrição do túmulo de Arwen lembra um bocado o Silma quando se fala da morte de Húrin e sua esposa. Tipo um casal que sofreu e que até os anjos (Valar) teriam piedade.

    Num texto de tradição judaica (que inspira religiões posteriores como o catolicismo seguido por Tolkien), a alma é criada fora do mundo e entra nele para vencer com as próprias forças, obedecendo uma ordem de Deus. A seguir, depois de terminar o período de vida, a pessoa morre por outra ordem de Deus, mas dessa vez ela volta para um lugar melhor do que o lugar espiritual que havia deixado em sua criação (num círculo, é como ir para o trabalho e voltar para casa, a alma parte e retorna). O universo funcionaria por meio de círculos, no que o mundo dos Valar também é arquitetado por meio de círculos, os "círculos do mundo". Quando se fala em seguir a reta plana é porque os círculos já não podem segurar mais a pessoa e ela completou um círculo.

    Então Aragorn se refere ao "pagamento" (a alma dele saiu de Eru e deve voltar para onde está o Único), já que a alma não queria de início sair do local de origem e ir para um mundo impuro e difícil. Ainda segundo o texto que li a alma antes de entrar no corpo teria as lembranças de criação apagadas temporariamente por um anjo de característica feminina, Laylah, sob ordem divina em que o anjo tocaria os lábios do bebê (então o bebê não conta ou conta pouco o que viu antes de vir ao mundo e cada um só deve usar os recursos daqui). Curiosamente, o passado dos homens em Tolkien foi apagado de acordo com o relato de Andreth. (nem os elfos também sabem)

    É então, num relance, que Arwen percebe (com a sabedoria élfica) o que significa ser humana mortal.
     
    Última edição: 26 Ago 2016
  9. Rufgand

    Rufgand Venus, Vina, Musica

    Eu sei que Arwen escolheu a mortalidade, mas sempre que lia essas passagens que o @Neoghoster Akira citou, tinha a impressão de que ela teve uma morte élfica, não humana.

    Uma morte semelhante à de Míriel, mãe de Fëanor, que por exaustão e "drenagem" de energia para gerar o filho, acabou desistindo de viver e foi dormir nos Jardins de Lórien, onde o fëa abandonou o corpo. No caso de Arwen, a motivação seria a desolação e solidão, não a exaustão. Vejo essa semelhança exatamente pelo palavreado "descansar" ou invés de morrer.

    Mas de qualquer forma, sim, ela escolheu a mortalidade humana. A "doença" que o filme cita é um exagero, uma conexão dela ao destino do Anel que serve apenas para, no filme, Aragorn ter uma motivação a mais.

    Em relação a pergunta original do tópico, sobre Legolas, tem uma coisa interessante que ele diz ao longo dos livros sobre o "chamado do mar": quando um elfo escuta o barulho das ondas, elas o chamam para que ele vá à Valinor, e esse chamado fica mais forte com o passar do tempo, de forma que, invariavelmente, este elfo atravessará ao Oeste. Nem todos os elfos atendem ao chamado, e, os que atendem, o fazem a diferentes tempos.

    E ainda há a lenda que Círdan, possivelmente o elfo mais velho na T-M, tenha partido no último navio à Valinor, provavelmente em algum momento da Quarta Era.
     
  10. GuthoEleser

    GuthoEleser "Grindeaw se manterá pra sempre valiosa"

    Muito, muito obrigado @Rufgand, é sempre bom um pouco mais de informação. Eu preciso ler as obras de tolkien logo.
     
  11. Turin Olorin

    Turin Olorin Usuário

    Legolas e Ginli( não me lembro como se escreve) partem juntos num barco.
     
  12. Por que nunca foi mencionado nada a respeito da mãe de legolas ?então ,ele só tinha pai ?
     

Compartilhar