• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Karel ?apek

Luciano R. M.

vira-latas
A palavra 'robô' é de uso corrente hoje em dia, mas obviamente é um termo relativamente novo, já que designa uma maravilha tecnológica que apenas agora começa a parecer próxima da existência sempre imaginada por fãs e autores de ficção científica.

E a primeira vez que foi usada foi na literatura. Criada por Josef ?apek, foi seu irmão, o escritor Karel ?apek, o responsável pela popularização da palavra- inicialmente em sua peça R.U.R.- também um dos marcos fundamentais da ficção-científica.

Apesar de pouco conhecido por aqui o escritor checo foi certamente uma das figuras literárias mais importantes do século XX. Entre os escritores influenciados por ele estão Ray Bradbury, Salman Rushdie, Brian Aldiss, Dan Simmons e Isaac Asimov. Junto com Huxley e Orwell foi um dos expoentes da ficção especulativa.

LEIA O RESTO DO POST NO BLOG DO MEIA PALAVRA
 
[align=justify]Sabe que no livro Novos Robôs, do Asimov ele faz menção a origem da palavra "robô"? Na verdade não sei se é no prefácio, vou dar uma olhada amanhã na biblioteca da universidade para confirmar, mas ao que me lembro, parece que o significado dessa palavra mudou quando o Asimov passou a usá-la.[/align]
 
[align=justify]Realmente. Conferi no prefácio do supracitado livro do Asimov e confirmei que a palavra robot foi usado na citada peça. O significado da palavra era operário, segundo o livro. Asimov, também segundo esse livro (a saber, Os Novos Robôs) ganhou sua roupagem moderna, as três leis e várias das propriedades pelas quais ficou mais conhecida através da obra de Asimov, todavia, ele não seja o único responsável nem sua obra a única leitura existente.[/align]
 
Lucas, acho que você confundiu com a palavra "robótica" (como ciência e estudo dos robôs) essa palavra sim, apareceu pela primeira vez em um livro de Asimov e depois ficou famosa com as "Três Leis da Robótica" que ele criou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo