• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

John Grisham

Pip

Usuário
Um dos meus autores prediletos, e nao vi nenhum thread sobre ele ou seus livros.

Acabei de ler os dois mais recentes dele:


23831074.jpg


Ótimo livro. Aqui o autor demonstra como repudia a pena de morte com uma historia sobre um homem inocente no corredor da morte e os eforços do verdadeiro assassino, de um ministro luterano e do advogado do acusado para livrar o homem no ultimo minuto, e em como TODO o sistema judicial luta contra isso.

Delegados, promotores, juizes, ate o governador, todos sabem que se o inocente for realmente inocentado, eles levarao processo em cima de processo por terem deixado o verdadeiro assassino livre e por terem acusado injustamente um homem. Só que o advogado de defesa nao vai deixar barato, de jeito nenhum.

Nota 8,5


21870900.jpg


O 1º livro de contos de Grisham é bem interessante; vai desde o engraçado (um grupo de amigos vai doar sangue pro colega acidentado - mas caem na cachaça antes) até o trágico (novamente, corredor da morte). Destaque pro conto do homem trocado pela mulher por um ricaço dono de cassino e que aprende a quebrar bancas apenas por desfeita.

Nota 7,0


Mais alguem aqui curte os livros desse autor?
 
Li dois livros dele.

Um sobre um advogado (cujo título é "O Advogado" ¬¬ ) que trabalha em uma daquelas firmas de advocacia poderosas dos EUA e que resolve defender os sem-teto depois de uma dessas pessoas ter feito ele e seus colegas de reféns.

O outro foi "Tempo de Matar" também sobre o mundo do direito e dos tribunais americanos em que um advogado defende um homem negro que buscou vingança pela filha pequena que foi estuprada e torturada por uns rapazes brancos, lá no sul dos EUA.

São livros que prendem bastante a atenção, daqueles que a gente lê em qualquer ocasião que aparece, pra chegar logo na conclusão.

Mas tenho que confessar que esqueci quase tudo das histórias que li. =/
Pra lembrar da história de "O Advogado" tive que procurar a sinopse na internet (e eu não consigo lembrar o porquê de o morador de rua ter invadido a firma chique e feito os advogados de reféns). =/
Já "Tempo de Matar" eu me lembro mais por causa da garotinha que sofre o crime hediondo e por causa do filme do mesmo nome.

Mas o John Grisham sabe amarrar a narrativa (e amarrar o leitor nela) e eu recomendo os livros dele pra quem quer ler uma boa história e gosta de tramas envolvendo crimes, justiça, tribunais e advogados.
 
O_JURI_1234061300P.jpg


Esse é um dos mais deliciosos livros de Grisham. Os advogados inescrupulosos, os fabricantes de cigarro que nunca perderam na justiça - e que vao fazer o necessario para nunca perder, os jurados "lideres", os jurados "seguidores", todos sao escrito de maneira divertida e competante pelo autor. O filme é muito bom (mesmo com as consideraveis diferenças no roteiro), mas o livro consegue ser melhor.

Nota 8,5
 
158178G1.jpg


Um dos primeiros livros do escritor John Grisham, aqui se percebe que ela está ainda "pegando o jeito", já que o livro é extenso demais para seus padroes (600 paginas). Com isso, nao da pra trama ser instigante como geralmente sao as desse escritor; esse livro é arrastado e por vezes redundante nos temas propostos. Mas a acidez e o humor de Grisham já estão aqui.

Nota 6,0



177204g1.jpg


Esse livro sai um pouco do "arroz-com-feijao" do Grisham, já que não é exatamente sobre advogados, mas sobre um millionario FDP que se mata e deixa quase toda a fortuna para uma filha desaparecida, e apenas um quinhao para os filhos que ele despreza (e que desprezam o pai).

Um advogado da firma que representa o milionario, apos sair de uma clinica rehab, parte pro pantanal mato-grossense para descobrir a tal filha. Ele a acha, vivendo entre indios e praticamente sem contato com a civilização. A parte que Grisham descreve o Pantanal é muito bela, parece que é tao grande quanto o proprio Aamzonas.

O humor esta sempre presente, como quando o autor tenta explicar pros gringos o que é o estranho animal chamado de "despachante" ou quando ele descreve os advogados-abutres dos filhos rejeitados.

Nao é um dos melhores titulos de Grisham, mas diverte.

Nota 7,0



166294g1.jpg


Pra quem viu o filme com Tom Cruise, ha varias diferenças: no livro o personagem ta pouco se lixando com a confidencialidade advogado-cliente e mete a boca no trombone mesmo. Tambem nao fala pra esposa sobre a "aventura" que teve na praia. Ou seja, o filme o mudou para torna-lo mais "heroico".

Entretanto, a passagem final é mais instigante, com ele se escondendo tanto da mafia quanto da policia em um hotel de 3ª. Apesar de, nesse caso, o filme ter sido melhor que o livro, a leitura ainda é interessante e tensa.

Nota 7,0



13495.jpg


Um ótimo livro de Grisham. Suspense, drama, personagens criveis, situações extremas, juizes duroes, empregados safados do governo e uma unica advogada honesta enfrentando tudo isso para proteger seu cliente.

Nota 8,0



21588630.jpg


AGORA SIM!!!

Depois de um livro decepcionante (O Recurso), esse livro de Grisham volta ao seu antigo ritmo, podendo ser comparado aos seus melhores, como A Confraria ou O Advogado.

Aqui um rapaz de 25 anos, formando-se em advocacia (nos EUA pra ser advogado [e médico também] é necessário fazer DUAS faculdades, portanto quase todo mundo se forma com 25/26) é chantageado por causa de uma merda que fez na 1ª faculdade. Ele vai ter que quebrar a lei e a ética e espionar seu 1ª empregador, a maior firma de advocacia de Wall Street.

O livro é bom em tudo que Grisham é bom: o enredo, o suspense, os personagens bem construidos, o humor inteligente, a maneira crua e detalhista que ele disseca a realidade dos ricos advogados e suas empresas. Recomendo vivamente.

Nota 9,0
 
Já li O ADVOGADO e estou lendo O RECURSO

Não conheço outro autor que utiliza a mesma temática de Grisham. Em seus livros aprendemos muito sobre a área do Direito, algo tão presente em nossas vidas, mas que não nos damos conta disso.

Em 2009, ele foi o 8º autor com o maior faturamento!!!!
 
Terminei de ler O recurso. Segue minha opinião:

Considerado o livro mais polêmico de John Grisham, O RECURSO mostra a influência econômica no poder judiciário. Como cita a sinopse, os ricos tornam-se mais gananciosos a cada dia e não medem esforços para conquistar o que almejam, nem que para isso tenham que realizar coisas ilícitas. O problema é que essa ilegalidade passa batida pelos olhos da justiça, pois o dinheiro envolvido "cala" aqueles que poderiam banir esse problema.

Uma grande empresa química polui as águas de uma pequena cidade e a população adoece com o decorrer dos anos, principalmente com câncer. Uma acusação nítida, mas que se põe em dúvida por influência dos poderosos.

A obra descreve os pormenores dos bastidores de uma campanha para a eleição do juiz da Suprema Corte do Estado do Mississipi. Muito dinheiro envolvido, a maioria doação dos reais interessados na eleição de determinado candidato. A atual juíza liberal perde o cargo para um candidato mais "linha dura" e o que parecia uma acusação devidamente comprovada contra a empresa química, deixa "na mão" milhares de vítimas desse crime ecológico.

Um enredo polêmico e metódico. E por que não dizer, chocante. O autor relata coisas que parecem absurdas, mas se pararmos para analisar, é exatamente o que acontece num mundo que está ao alcance de poucos: o dos milhões em dinheiro, que pode comprar o que quiser!!!


http://livroserocknroll.blogspot.com/2011/11/resenha-o-recurso-john-grisham.html
 
Nunca senti vontade de ler Grisham. Talvez depois de entrar para o Direito sinta (mas acho pouco provável).
O que eu sei é que os livros dele têm estado constantemente em promoção no Submarino, se interessar a alguém.
 
Eu nunca li nada dele, mas estão anunciando no AXN uma série baseada nas obras dele (acho que é The Firm). Alguém sabe dizer em qual obra que é?
 
Eu nunca li nada dele, mas estão anunciando no AXN uma série baseada nas obras dele (acho que é The Firm). Alguém sabe dizer em qual obra que é?

Yeap, a série é The Firm e é baseada na obra A Firma, um dos livros mais famosos dele. Tem também um filme de 1993 baseado na mesma obra.
 
E é bacana? Tô afim de acompanhar. Acho que o Grisham deve ter um "q" de Sidney Sheldon com histórias sobre poder, corrupção, personagens com muita falta de caráter e aquelas reviravoltas todas. :gira:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo