quote:
Essa "função" deles na Terra Média nunca me convenceu.
Se era para ajudar os povos da Terra Média, porque só um deles (Gandalf) realmente o fez?
Saruman foi corrompido, dois mal são mencionados e Radagast teve uma partição mínima na história toda.
Mas, como diz minha namorada:
Tolkein tem razões que a própria razão desconhece.
A coisa não funciona bem assim Danilo.
A missão dos 5 istari era ajudar os povos da terra-média, e cada um o fazia de sua maneira, dentro das limitações de seus poderes. O problema é que Saruman foi corrompido e atrapalhou tudo. Quanto a Gandalf não preciso mencionar sua importância né?
Já o Radagast possuia grande conhecimento sobre as plantas e os animais, e teve sim uma participação importante (apesar de agir inocentemente sobre o comando de Saruman) . Quem você acha que controlava os "pássaros espiões" que Saruman usou para descobrir onde estava a comitiva?
Já Alatar e Pallando, os magos azuis, estes foram o longíquo leste, provavelmente eles tinham muita coisa para fazer naquelas terras onde não exisitia a sabedoria dos elfos para guiar os homens, acho que era um ambiente mais selvagem, é provável que os dois tenham morrido por lá mesmo, quem sabe?
Glaurung, i laurëa urulókë