• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ilha do Medo (Shutter Island, 2009)

  • Criador do tópico Criador do tópico Hugo
  • Data de Criação Data de Criação

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    13
O filme não é inexpressivo. É um filme ao mesmo tempo pessoal e profissional do Scorsese. Ele não tem reviravoltas mirabolantes, é um trajeto comum, o que vale na história é a entrega do personagem principal dentro de seu medo de entrar na loucura. Sem contar que todas as cenas nos sonhos de Teddy (desde os papéis voando durante sua invasão em Dachau ou as cinzas voando durante o incêndio) é uma das coisas mais incriveis que Scorsese poderia fazer. ele suavizou, levando em consideração que muitas partes do livro (falando sobre a vida sexual, as brigas, as bebedeiras de Teddy) foram deixadas de lado para o espectador se focar no mistério que é o personagem principal, o mistério do desaparecimento e da ilha é para deixar de lado, o que interessa aqui é até que ponto a mente de uma pessoa pode levá-la a caminhos obscuros. Esse é o cinema de Scorsese, ele é cru, ele não precisa se sustentar num mistério, mas na sua condução, na condição de deixar todos que acompanham seu protagonista cada vez mais sufocados, lembrando que heróis não são sarcásticos o tempo todo e muito menos bonzinhos, Teddy é matador e tenta se redmir, ele é ser humano, ele sangra, ele tem dores de cabeça, etc. Isso é bem exemplificado no plano e na fala final do filme (o único momento de ambiovalência de toda a projeção).

Outra coisa, o roteiro não tem furos, ele tem lapsos assim como seu personagem principal, o real e o imaginário em constante tangência criam a história e não sua linearidade.
 
Uma dica: leiam sobre esquizofrenia antes de (re)verem o filme. Vocês perceberão a magnitude da genialidade do diretor!

Pra mim é nota 10, desbanca fácil Uma Mente Brilhante, apesar deste ser baseado em fatos reais.
 
Uma dica: leiam sobre esquizofrenia antes de (re)verem o filme. Vocês perceberão a magnitude da genialidade do diretor!

A genialidade de dois caras, né? Não esqueçamos do Dennis Lehane.

Pra mim é nota 10, desbanca fácil Uma Mente Brilhante, apesar deste ser baseado em fatos reais.

É, mas mudaram tanta coisa nessa adaptação... A história real do cara consegue ser mais sofrida ainda.
 

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back
Topo