• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Igreja catolica pode proibir venda de livro ...

Erulasto disse:
Sim, sei disso, mas estava referindo-me a duas coisas diferentes. O index criado na Idade Moderna ainda assustava muita gente, mas a Igreja estava perdendo muito de sua força com a Reforma e o Renascimento. A prática de proibir e deixar os fiéis assustados com o inferno já existia desde a Idade Média. A própria Inquisição não é coisa da Idade Moderna, mas foi reavivada como parte da Contra-Reforma.


Pode espernear, mas não pode subjugar as vontades de seus seguidores. Ter regras é uma coisa, tomar atitudes em um espasmo é outra bem diferente. A infalibilidade do Papa (e da Igreja como um todo) já é questionada desde o séc. XVI, ela não pode proibir a manifestação de quem a critica.



Concordo... a inquisisção existia desde o sec XIII, se eu não estiver enganada... so que suas fogueiras da intolerancia foram aumentadas muito mais do que 50% com a contra-reforma... estava totalmete na "moda" queimar pessoas...

bom a questão é... os religiosos fanaticos não leriam o livro, mesmo sem proibição, bastava uma comentario vindo da igreja e ponto, os que estão na "corda bamba", com certeza leriam se assim o desejassem, e os que ja cairam da corda, não perderiam tempo ouvindo declarações vinda da Igreja... sendo assim podemos concluir que a igreja, estava meio que querendo aparentar uma autoridade ha muito tempo perdida...
>> é impossivel que ela possa "proibir", visto que estamos no sec XXI e liberdade de pensamento e expressão é um direito de todos...

por tanto, acho que essa tal proibição serviu mais para leva-la a midia como uma autoridade visando proteger seus fieis de uma "ameça mal-criada", e desviar a atenção de algumas tempestades que atualmente andam assolando Roma...

:roll: :lol:
 
Última edição:
Deriel disse:
Ela pode proibir sim. Se algum fiel não gosta/aceita as regras, a opção é sair fora. Quem dita as regras é a Igreja, não os fiéis, portanto ela pode sim instituir que tal livro é prejudicial e não deve ser lido.

Um paralelo tosco é se resolvessmos aqui no Fórum proibir discutir Harry Potter. Os não concordantes teriam a opção de não mais utilizar o Fórum já que a outra (discutir Harry Potter) foi proibida no âmbito Fórum. E a Igreja pode fazer a mesma coisa: instituir regras que devem ser seguidas pelos fiéis que se dizem Católicos. Ou seja, pra ser Católico você segue o que a Igreja diz.

Deriel, entendo o que você quer dizer, mas minha argumentação é simples: a Igreja vem perdendo espaço cada vez maior. Se a estrutura dela é centralizada em torno do Vaticano e não dos fiéis, é mais um problema institucional. Sobrepor-se à consciência de seus seguidores já é outra história (aliás, repetição de uma história já bem conhecida). Depois de tantos escândalos, para não perder seu espaço ela deveria dar maior atenção às suas bases e sanar os problemas encontrados, não silenciar todos os que apontam os erros (ela já devia ter aprendido que não adiantou excomungar Lutero para que suas idéias fossem silenciadas).

Além do mais, etimologicamente "Igreja" vem de "Eklesia", que é uma assembléia ou congregação, inicialmente com fins civis e que serviu de modelo para o formato atual das igrejas. Não existe "assembléia" sem quorum, não é o templo ou o pároco (ou o papa, o pastor ou o que quer que seja) que fazem a igreja existir, mas os que se reúnem com um propósito comum.

Usando seu próprio exemplo do fórum, o que me impediria de permanecer aqui na Valinor para discutir Tolkien e participar de outro fórum ligado especificamente a HP? Eu não estaria desobedecendo à regra local, mas buscaria o complemento lá fora. Não é o que acontece, em geral, com aqueles que buscam o candomblé, o centro espírita, etc. e que, em grande parte, se dizem católicos praticantes?
 
Eu acho que este livro será a minha próxima aquisição!!! :joy:
Mas realmente, não é legal recolher... se a igreja católica não têm argumentos suficientes para arcar com as conseqüencias que um livro pode trazer, que procurem argumentos maiores e melhores... mas tirar o direito de livre expressão de pensamentos...naaaammmm...só queima mais ainda a imagem de puritana que a igreja ainda tenta ter...
 
Última edição:
hmm muito bom o topico , muito interessante
bom eu axo q os escritores naum tem culpa de colocar a verdade no livro afinal a culpa eh da propria igreja catolica , os escritores so tentaram expresar suas ideais sobre tais fatos escandalosoz , ele naum tem porque se importar com essas imposições da igreja catolica :disgusti:
 
Eh o que eu digo... ela queria era estar na midia desenvolveldo papel de protetora dos fieis!!!! com certeza pra desviar a atenção de assuntos maisores e mais cabeludos... :lol: :joy:

:roll:
 
Eu sou católico!!! Praticante de verdade para deixar bem claro!!! Que vai na missa e se confessa e admito que a Igreja comete equivocos!!! Não nego isso!!! Mas quero deixar bem claro o que é essa Igreja, com I maiusculo!!!
A Igreja como já citaram anteriormente são todas as pessoas que fazem parte dessa mesma crença, é uma assembléia do povo!!! São todos seres humanos que acreditam no Cristo e seguem determinadas normas!!! E como seres humanos cometem erros!!! Não defendo esses padres que cometem pedofilia, assim como não defendo os padres e "homens santos" que para defender seus ideais políticos se esconderam atrás de um ideal maior para matar inimigos no passado, assim como não defendo polícias corruptos que matam inocentes, assim como não defendo políticos que roubam o dinheiro do povo!!! Só não tolero a generalização!!! É correto dizer que todos os policiais são sem-vergonhas?? É correto dizer que todos os políticos são ladrões (o pior é que essa eu não sei! hehehehe)? Então não é correto se criar uma generalização de que todos os padres são pedofilos!!!!
O conteúdo do livro pode apresentar o que os autores quiserem, pois existe e deve existir liberdade de expressão. Mas qualquer coisa que for apresentada que possa ferir outras também é digna de ser rebatida!!!
Quando se coloca a foto de um crucifixo vendado e de um padre abraçando um menino e induzindo o pensamento a pedofilia, se atinge pessoas e fere sentimentos!!! E todos os padres que não são pedofilos??? Será que não podem se defender??? Quando se ataca uma classe por causa de alguns estamos sendo injustos!!! Pode-se tratar o tema mas não atacando uma religião e pessoas que dedicam a vida para outras!!! Cria-se um sensacionalismo e um preconceito contra todos os padres!!!
Não sei se todos sabem mas existem muitos casos de policiais que cometem estupros!!! O que aconteceria se uma pessoa fizesse um livro tratando do tema e colocasse uma imagem de uma pessoa vestida de policial cometendo um estupro??? Será que a instituição não tentaria proibir as imagens visando defender a instituição e todas os profissionais inocentes???
Defendo que se mostre a verdade mas acho errado que se tente criar uma fobia contra um grupo de pessoas que na sua grande maioria tem causas tão nobres!!!
Eu posso falar isso pois acompanho e conheço muitos padres que ajudam milhares de pessoas necessitadas e dão suas vidas por isso!!!!
Esqueci de dar minha opinião!!!
Sou contrário a proibição do livro mas acredito que as imagens poderiam ser alteradas!!! Eu como católico me sinto ofendido com essas imagens!!!
 
Última edição:
Erulasto disse:
Usando seu próprio exemplo do fórum, o que me impediria de permanecer aqui na Valinor para discutir Tolkien e participar de outro fórum ligado especificamente a HP? Eu não estaria desobedecendo à regra local, mas buscaria o complemento lá fora. Não é o que acontece, em geral, com aqueles que buscam o candomblé, o centro espírita, etc. e que, em grande parte, se dizem católicos praticantes?

Se a regra aqui não permitisse isso, você seria banido, simplesmente. Poderia se afirmar membro da Valinor, mas não o seria. Você não seria um Valinoreano.

Se você é católico e busca coisas "fora" você não é católico, por mais que se afirme. Pra pertencer ao clube tem que seguir as regras. Não adianta nada eu me dizer sócio do Clube Curitibano, quem diz se eu sou sócio é o Clube, não eu =] Quem diz se vc é católico é a Igreja Católica (mais exatamente sua aplicação às regras da Igreja), não você, por mais que vcê se afirme católico.
 
Deriel disse:
Se a regra aqui não permitisse isso, você seria banido, simplesmente. Poderia se afirmar membro da Valinor, mas não o seria. Você não seria um Valinoreano.

Se você é católico e busca coisas "fora" você não é católico, por mais que se afirme. Pra pertencer ao clube tem que seguir as regras. Não adianta nada eu me dizer sócio do Clube Curitibano, quem diz se eu sou sócio é o Clube, não eu =] Quem diz se vc é católico é a Igreja Católica (mais exatamente sua aplicação às regras da Igreja), não você, por mais que vcê se afirme católico.

Mas a sua comparação só faz sentido se todos os que buscam coisas "fora" sofressem decreto de excomunhão, ou seja, que fossem igualmente "banidos". Como obviamente isto não acontece, dá para dizer que existem facções, correntes, ordens - mas não faz sentido dizer que cada um que discorde mesmo do artigo mais obscuro do Código Canônico não seja católico, absolutamente.
 
dudu_gandalf disse:
Defendo que se mostre a verdade mas acho errado que se tente criar uma fobia contra um grupo de pessoas que na sua grande maioria tem causas tão nobres!!!
Sou contrário a proibição do livro mas acredito que as imagens poderiam ser alteradas!!! Eu como católico me sinto ofendido com essas imagens!!!

Concordo com vc, quando vc defende o ponto de vista em que nada deve ser criticado de forma generalizada.
Mas não concordo quando vc diz que na sua opinião as imagens poderiam ser alteradas.... :think:
...se forem alteradas podem perder o sentido desejado por seus idealizadores.

Lógico que, algumas imagens podem ofender...mas são só imagens! Vai como vc encara aqueles desenhos, porque se vc põe na sua cabeça que alí são só opiniões de alguém expressas em linhas, rabiscos e cores... Não tem porque ficar ofendido... Afinal, cada um tem uma opinião a respeito de tudo... Tenho certeza que suas convicções(dentre elas, sua fé) estão acima disto. :ahn?:
 
Última edição:
Deriel disse:
Ela pode proibir sim. Se algum fiel não gosta/aceita as regras, a opção é sair fora. Quem dita as regras é a Igreja, não os fiéis, portanto ela pode sim instituir que tal livro é prejudicial e não deve ser lido.

Um paralelo tosco é se resolvessmos aqui no Fórum proibir discutir Harry Potter. Os não concordantes teriam a opção de não mais utilizar o Fórum já que a outra (discutir Harry Potter) foi proibida no âmbito Fórum. E a Igreja pode fazer a mesma coisa: instituir regras que devem ser seguidas pelos fiéis que se dizem Católicos. Ou seja, pra ser Católico você segue o que a Igreja diz.

Eu acho que se os fiés não ajudassem neste "ditar regras", a igreja nem existiria mais, porque hoje em dia a liberdade em optar por algo é bem maior na cabeça de cada um.... se eu não estou em um lugar que me sinto bem é óbvio que vou sair de lá. Não é exatamente como minha avó há algumas décadas (quando era jovem), que se prendia ao que os outros poderiam pensar... :doido:

Mas em relação à igreja, existe algo além das regras...como as crenças. Eu acho que é justamente por isso que os Católicos se dividem em Praticantes(os que aceitam as regras sem questionamentos) e Não-Praticantes (os que concordam parcialmente com as regras, mas lutam por um mesmo objetivo: a busca do divino e a paz espiritual).
 
Última edição:
Miss Rasta disse:
Eu acho que se os fiés não ajudassem neste "ditar regras", a igreja nem existiria mais, porque hoje em dia a liberdade em optar por algo é bem maior na cabeça de cada um.... se eu não estou em um lugar que me sinto bem é óbvio que vou sair de lá. Não é exatamente como minha avó há algumas décadas (quando era jovem), que se prendia ao que os outros poderiam pensar... :doido:

Mas em relação à igreja, existe algo além das regras...como as crenças. Eu acho que é justamente por isso que os Católicos se dividem em Praticantes(os que aceitam as regras sem questionamentos) e Não-Praticantes (os que concordam parcialmente com as regras, mas lutam por um mesmo objetivo: a busca do divino e a paz espiritual).

As regras quem dita é a Bíblia, interpretada pelos Pastores (padres e demais hierarquia da Igreja) para o Rebanho (todos os fiéis). Não existe nenhuma participação do Rebanho nas "regras" :mrgreen:
 
Deriel disse:
As regras quem dita é a Bíblia, interpretada pelos Pastores (padres e demais hierarquia da Igreja) para o Rebanho (todos os fiéis). Não existe nenhuma participação do Rebanho nas "regras" :mrgreen:

Eu acredito que exista, pelo fato da maneira como ela é interpretada hj em dia... Ninguém mais lê a bíblia ao pé da letra. Além disso, a participação deles está na escolha. Se eles não concordassem com as regras, eles poderiam mudá-las. Por isso eu acho que eles tem participação.

Tudo vai da forma como é interpretada. Tanto que antigamente muitos concordavam que bruxas deveriam ser queimadas vivas, em praças públicas...tudo pra expulsar os demônios... hj em dia, não se vê + isso. Fora uma série de outras coisas, como o próprio dízimo, que hoje...dá quem quer...

Quando vc dá a sua opinião sobre a Igreja Deriel, parece que você está retratando as Igrejas Evangélicas...tipo aquelas em que geralmente uma pessoa fica gritando lá no alto, dizendo que fulano tá possuido...:lol:... não parece com Igreja Católica. Acho que o Catolicismo está tão à beira da morte, que se vê na obrigação de mudar, e isso está acontecendo aos poucos... ela está bem melhor que antes...
 
Última edição:
Deriel disse:
Ahn, já te falaram que você não é católica nem evangélica? =]

uahauhauhauha!!!
Eu já pertencí às duas igrejas. Hj em dia, freqüento o budismo.
E Vc??? É Católico Praticante??? :mrgreen:
 
Tudo vai da forma como é interpretada. Tanto que antigamente muitos concordavam que bruxas deveriam ser queimadas vivas, em praças públicas...tudo pra expulsar os demônios... hj em dia, não se vê + isso. Fora uma série de outras coisas, como o próprio dízimo, que hoje...dá quem quer...

Acho interessante lembrar que o próprio fácil acesso à Bíblia existe apenas graças à Reforma protestante. Houve uma boa flexibilização pela parte do clero que vê a igreja como uma instituição terrena que visa agregar fiéis (e eventualmente aumentar seu controle e autoridade), esquecendo completamente da proposta original. Mas parece que agora pretendem compensar o Concílio Vaticano II, infelizmente sob os mesmos motivos.

Miss Rasta disse:
Acho que o Catolicismo está tão à beira da morte, que se vê na obrigação de mudar, e isso está acontecendo aos poucos... ela está bem melhor que antes...

Pôxa, acho que apenas a força das crenças da Igreja vem caindo - não só celibato, aborto e outras polêmicas, mas todo o way of life cristão. Em termos de influência política e número de "fiéis", não acho que mudou muito.

Miss Rasta disse:
Já te disseram que na foto do seu perfil, vc lembra o Amarante do "Los Hermanos"?

Acho que aquilo é para nos lembrar a que ponto ele chegou por nós da Valinor.

Eu vi o filme do Garfield semana passada e não pude deixar de lembrar. E nem foi pelo avatar.
 
Desculpe mas acho que estão enganados quando dizem que a Igreja está a beira da morte!!! Não viram o Vaticano na morte do Papa??? Quantas milhões de pessoas reunidas orando por causa de um líder de uma instituição acabada??? Aqui no Rio Grande do Sul a Igreja está muito forte!!! Cada vez os jovens estão fazendo mais parte da Igreja Católica!!! Existem hoje em dia diversos movimentos que contam com crianças e jovens!!! E não vejo as missas esvaziarem!!!

Com relação a ter de obedecer a Igreja Católica ou não as únicas coisas que são inquestionáveis e indiscutíveis dentro da Igreja são os chamados Dogmas da Fé!!! Por exemplo: que Cristo é homem e Deus ao mesmo tempo; que Maria foi virgem antes, durante e depois do parto de Jesus; que Jesus não teve irmãos; os sacramentos como a confissão, eucaristia,...;A defesa da vida acima de tudo desde a sua concepção; a não utilização do corpo como objeto. Isso tudo quem se diz Católico é obrigado a aceitar porque se não acredita nisso não é Católico!!! Tá certo que ningúem é santo e fazemos coisas erradas mas o Católico tem que aceitar essas coisas!!!
Agora as recomendações e as decisões da Igreja não precisam ser todas seguidas!!! Quando discordamos de um ponto de vista da Igreja mas que essa discordância não vai contra a fé da Igreja, estamos no nosso direito!!! Como dizer para os seus fiéis não lerem tal livro!!! O Vaticano não gosta do Dan Brown mas nem por isso deixei de ler os livros dele!!!
 
Última edição:
dudu_gandalf disse:
Desculpe mas acho que estão enganados quando dizem que a Igreja está a beira da morte!!! Não viram o Vaticano na morte do Papa??? Quantas milhões de pessoas reunidas orando por causa de um líder de uma instituição acabada???

Mas o papa tava morto...
O Brasil inteiro chorou com a morte do Aírton Senna... dos Mamonas Assassinas...
As vendas dos Cds de Renato Russo e Elvis Priesley aumentaram com suas mortes... mas vc não escuta as músicas no rádio o tempo inteiro...
Quando algumas pessoas (muito conhecidas) morrem, as outras se comovem...

Aqui...não dá gente nem na Universal... tanto que agora eles adotaram uma tática de puxar pra dentro da Igreja quem passar pela calçada deles...levam tanta mãozada....:lol:

Depois que as pessoas aprenderam a rezar em casa, poucas querem saber de ir pra igreja.

Rio Grande do Sul? ...massa!!! tenho vontade de conhecer!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo