• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hitler (Ian Kershaw)

Izze.

What? o.O
Monstro. Essa é uma palavra que muitos utilizam para se referir a um dos maiores e mais impactantes nomes do século XX: Adolf Hitler. Mas a pessoa que encarnou o Führer alemão entre 1939 e 1945 precisa de muito mais palavras para que sua história seja fielmente contada. Mais precisamente de palavras que preencham 1160 páginas de uma biografia que recentemente foi lançada no Brasil pela editora Companhia das Letras, mas originalmente se estende para muito mais. Hitler, do historiador Ian Kershaw, foi publicado em dois volumes entre 1998 e 2000, condensando essa grande pesquisa em apenas um livro em 2008 para esclarecer quem foi e como Hitler se consagrou líder e conquistou tantos seguidores.

Kershaw dá início à biografia a partir da infância do então futuro ditador. Mostra ao leitor sua família, as condições em que vivia e o conflito com o pai sobre seu futuro. Sua juventude foi ociosa, voltada para a arte e a música e o desejo de se tornar artista e entrar para a Escola de Artes de Viena, enquanto era cercado pelos mimos de sua mãe. E então o leitor percebe que a vida de Hitler no seu início teve mais derrotas do que conquistas: duas vezes reprovado na admissão na escola de artes e sem trabalhar, Hitler viu seu primeiro sonho desmoronar sem fazer ideia do que seria no futuro.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Tenho muito interesse na segunda guerra mundial, Hitler, acho que ele é uma das pessoas mais intrigantes da história.
Então acho que esse livro vai matar um pouco da curiosidade a respeito dessa parte da história, especialmente depois de ler a resenha escrita pela Izze
 
Anica disse:
Izze, vc já leu O Castelo na Floresta do Norman Mailer? Agora depois da leitura da biografia provavelmente será um livro ainda mais interessante :think:

Olhaa, nunca ouvi falar desse livro, pareceu bacana. mesmo sendo romanceado e tal, essa biografia do Kershaw não conta tuuudo da infância do Hitler, apenas as principais partes. Ele se concentra é mais no comportamento dele nessa época. Retrata ele mais como um garoto normal, preguiçosim e mimadim, e não exatamente mal desde novo. hehhee
 
Tenho muito interesse na segunda guerra mundial, Hitler, acho que ele é uma das pessoas mais intrigantes da história.
Então acho que esse livro vai matar um pouco da curiosidade a respeito dessa parte da história, especialmente depois de ler a resenha escrita pela Izze

Marci, eu também tenho muito interesse em ler livros que tratam da Segunda Guerra Mundial, sejam biografias de personagens importantes deste período ou sobre o conflito propriamente dito. Há um grande escritor britânico, do qual eu gosto muito, Antony Beevor; ele é discípulo do mais respeitado historiador britânico sobre a Segunda Guerra Mundial, John Keegan.

Beevor escreveu na última década vários livros de sucesso sobre essa guerra como Creta: A Batalha e a Resistência, Stalingrado e Berlim – A Queda 1945, considerados dos melhores e mais detalhados trabalhos sobre as principais e cruciais batalhas do conflito mundial. Elogiados e premiados pela crítica por seu estilo, de descrição detalhada e levantamento investigativo e testemunhal dos fatos, os livros trazem também novas informações meticulosamente apuradas, principalmente sobre a pouca estudada ocupação soviética de Berlim. Por isso, Beevor sofreu pesadas críticas do governo russo pelos fatos detalhados por ele em Berlim – A Queda 1945, que narram as atrocidades cometidas pelos dois lados ao final da guerra, mas principalmente as cometidas pelo Exército Vermelho contra a população alemã, notadamente o estupro em massa de mulheres de todas as idades nas semanas seguintes à rendição nazista e à ocupação soviética da Alemanha. Em cores fortes, o livro lança luzes sobre este período, o que custou a Beevor a ira oficial russa, sendo chamado de mentiroso e de ter escrito uma calúnia contra o povo que libertou a humanidade do nazi-fascismo, pelo embaixador da Rússia nas Nações Unidas.

Portanto, se você ou outro amigo leitor tiver vontade de conhecer um pouco mais sobre esse momento conturbado da história, indico enfaticamente os livros acima mencionados.

Um forte abraço.
 
Marci, eu também tenho muito interesse em ler livros que tratam da Segunda Guerra Mundial, sejam biografias de personagens importantes deste período ou sobre o conflito propriamente dito. Há um grande escritor britânico, do qual eu gosto muito, Antony Beevor; ele é discípulo do mais respeitado historiador britânico sobre a Segunda Guerra Mundial, John Keegan.

Muito obrigada pelas indicações Spartaco!
Realmente parecem ser livros interessantes e que mostram o que realmente aconteceu naquela época...
Vou procurar e me atracar na leitura!
 
Para quem se interessa sobre o tema, acaba de sair mais uma obra sobre a vida do ditador nazista; Adolf Hitler: Os anos de ascensão, 1889-1939 - Vol. 1, do historiador Volker Ullrich.

Como sabemos, nenhum outro personagem da história alemã alimentou tantas pesquisas e publicações quanto Adolf Hitler. Mas quem foi ele afinal?

Volker Ullrich se lançou à tarefa de responder a essa pergunta preenchendo as frestas do que já foi publicado sobre Hitler, revelando o homem por trás da persona pública, não um monstro caricato, mas um político carismático com apoio das elites e idolatrado pelas massas. Maleável e oportunista, ele revelou-se um mestre na sedução de diferentes públicos.

hitler_3D_vtex.png

Com o primeiro volume deste trabalho de peso, com mais de 900 paginas, Ullrich retraça a vida do ditador desde seus nebulosos primeiros anos de vida em Viena e Munique até sua chegada ao topo do poder em 1939. O segundo volume, que ainda está sendo elaborado, abordará o funesto período de 1939 a 1945. No entanto, antes disso, esses anos de ascensão meteórica merecem ser mais bem compreendidos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo