• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Halls of Fire

Deriel

Administrador
Sim, eu sei que existe um tópico chamado #dagorlad, mas eu queria renovar a discussão. A idéia é fazer algo muito semelhante ao seguinte:

http://www.theonering.net/barlimans/index.html

Pode-se ver todas as dicussões neste link:

http://www.theonering.net/barlimans/hall.html

Eu gostaria de obter idéias de vocês sobre como manter discussões séria, conduzidas sobre assuntos Tolkienianos. Dentre as questões:

- IRC é a melhor solução? Não é complicado para os usuários? Existem maneiras de tornar IRC mais fácil a todos?

- Brasnet é a melhor solução? Um rede específica Valinor não poderia ser interessante?

- Quem teria interesse REAL em ajudar?
 
Foi justamente no hall of fire que eu me inspirei pra tentar um canal de discussao =)

O que eu quero fazer é um canal parecido, com discussoes marcadas, com uma duração aproximada definida e temas escolhidos pelos proprios usuarios pra debater - isso tudo organizado numa seção especifica no novo site que está pra ir ao ar. Mas o maior problema que vamos enfrentar pra ter um canal assim é o horario - há uma dificuldade enorme em escolher um horario definitivo pra essas discussoes. Me parece que o Hall of Fire funciona aos sabados à tarde, um horario que nós no #terramedia nao temos muito movimento. Talvez então fosse melhor marcar para a noite, apesar de que à noite o pessoal costuma sair ou ter outros compromissos... Eu ainda acho que sabado à tarde é o melhor horario, dificilmente eu tenho uma coisa mais interessante nesse hoario do q entrar no mirc heheheh =)

- IRC é a melhor solução? Não é complicado para os usuários? Existem maneiras de tornar IRC mais fácil a todos?

Existem os webchats, que estão melhores agora - alguem finalmente resolveu dar uma melhorada neles =) O irc sempre vai parecer complicado a primeira vista, pra qualquer um. Nós temos um tutorial meio tosco no site que eu traduzi direto da ajuda no mirc, nao sei se ajuda muito, mas podemos melhorar isso. Mais simples que isso, porem... acho dificil. E falando em simples/complicado, muitos usuarios de mirc acham o FORUM complicado (eu sou um deles)... Acho que na Valinor cada usuario vai procurar aquilo que gosta mais, se é forum ou chat ou lista de email, ou todos. Acho que a valinor faz mto bem em oferecer essa variedade =)

E sobre a Brasnet... bom, ao que parece ela tem melhorado. Alguns dizem que ela está com os dias contados, outros dizem que vão derrubar ou uma nova rede vai surgir. Pelo que dizem meus contatos, é tudo papo furado. Andaram ampliando a capacidade dos servers (principalmente os da brturbo, se nao me engano), e os netsplits ja nao sao mais constantes. Sobre a Valinor ter uma rede propria, não tenho uma opiniao ainda. Teriamos um grupo de usuarios mais especifico com certeza. Talvez com um server proprio ficasse ainda mais facil pro povo acessar o chat também. Ja na brasnet temos todo o tipo de pessoa no canal, até mesmo quem nao leu Tolkien. Eu mesmo preferia a Brasnet no inicio porque era Op de vários canais, mas aos poucos fui abandonando pra me dedicar só ao #tm. Um server exclusivo é algo que precisamos discutir e pensar muito bem antes de tomar uma decisao...
 
Eu acho que a conexão a vários servidores não é um problema tão grande quanto costumava ser, já que o mIRC a partir da versão 6 vem com suporte a várias conexões (um salva-vidas para mim). Tudo depende do benefício, se é fácil de implementar. Chanserv, Nickserv, Memoserv, esse tipo de coisa eu não tenho a mínima idéia do que é necessário para se colocar.

Quanto ao interesse REAL em ajudar, tudo depende do que é necessário para fazê-lo. Se eu tiver que aprender algo novo para isso, para mim até é lucro.
 
Minha idéia inicial era copiar o Halls of Fire ponto por ponto. Afinal dá certo e não temos experiência alguma com o assunto.

Os problemas que eu vejo são a falta de pessoal tolkieniano "especializado" na administração de um Chat ou rede IRC e a dificuldade natural do IRC aos novatos.

Eu estava avaliando o webchat ontem - na verdade se trata de um applet java chamado PJIRC o qual posso customizar quase totalmente - e me pareceu razoavelmente satisfatório. Vale a pena tentar.
Também fui atrás de como se cria uma rede nova eparece complexo porém não impossível. Precisamos de um IRCD (um daemon server de IRC) e de um add-on de services. O TORN utiliza o IRCD UnrealIRCD 3.2 com o IRCServices 5.

Quais as vantagens de uma rede própria? Logicamente que é o controle dos #, nicks e assuntos tratados, focalizando em Tolkien diretamente.

Quais as desvantagens? Número de usuários e acho que só, com a capacidade do mIRC 6 conectar-se em redes diferentes.

O que precisaríamos? De início testar opções, cooptar pessoas para participar deste Chat e muito, muitos helps... eu diria que traduzir na cara dura tudo lá do TORN é um bom começo.

Ah, esqueci de comentar... tem como integrar o PJIRC com o Fórum, alem de tudo :mrgreen:

Gostaria de ir amadurecendo a idéia pois "integrar" (de verdade, no sentido de ser fácil alguém da Valinor acessar o chat) um chat ao todo da Valinor é coisa que me interessa há anos, mas nunca tive possibilidades técnicas de fazê-lo, então acabamos ficando na parceria "link" apenas :|
 
Copiando: (texto sujeito a modificações):

O Terramédia:

O Terramédia é o chat da Valinor, usado para discutir todo o material relacionado a Tolkien e sua obra. Voltado a discussões temáticas, estabelecidas pelos próprios usuários através de um sistema de votação online. O chat funciona todo sábado, com horário de discussão das 14 horas às 20 horas, cada semana com um tema diferente

Como faço para participar?:

Será mesmo em formato chat ou em formato mirc? Colocar as instruções.

Submit your Topics:

Aqui deveremos pensar se os temas serão sugeridos pelos usuários ou votados mediante escolha de 5 (ou +) temas pré-estabelecidos pela moderação.

Regras Básicas de Convivência:

O Terramédia chat é o local ideal para o fã tolkieniano discutir seriamente temas previamente selecionados sobre a obra do mestre Tolkien. Sejam bem-vindos à nossa comunidade, e que, seguindo a algumas simples regras de convivência, possamos todos ter uma boa discussão e um bom divertimento:
# As discussões devem se ater ao tema proposto.
# Seja cortês. Não serão tolerados comportamentos agressivos, grosseiros ou apalhaçados.
# Use uma linguagem apropriada. Não xingar, humilhar, expor ao ridículo, outro usuário, sob pena de remoção do chat e/ou banimento.
# Pense antes de enviar sua mensagem. Este chat reúne pessoas de todo Brasil e mesmo de outros países, misturando diversas culturas e idades. (inserir aqui aquele texto do Deriel nas listas de discussão)
# Respeite os outros e suas idéias. Seja amigável e paciente com os demais, afinal de contas, estamos apenas nos divertindo e aprendendo.
# Não são permitidos banners e outras imagens, sejam comerciais ou não.
# Não há espaço para flooders!
# O moderador está sempre certo! :mrgreen: Se seu comportamento ou linguagem estiver sendo inadequada na visão de um moderador, você será advertido. Caso continue atrapalhando será removido da sala. Em caso de reincidência você poderá ser banido do chat temporariamente ou permanentemente, dependendo da decisão do moderador que o baniu.
 
Olá a todos.

Aproveitanto minha volta à equipe de ops do canal (:cheers:), gostaria de comentar alguma coisa sobre o assunto em questão.

Quanto à parte técnica: apesar de eu manjar nada de implementação dos sistemas, etc, acho que uma rede exclusiva pra Valinor seria uma boa e tem tudo pra funcionar, se estiver estritamente relacionada com o Fórum, por exemplo... creio que terá que haver alguma ênfase no chat de alguma forma, com tópico fixo sobre isso no Comunidade, link pro chat junto com os links dos sites do Grupo Valinor, essas coisas. Enfim, fazer com que as pessoas saibam que ele existe e que se interessem em visitá-lo.

Um FAQ sobre como usar o mirc seria bom tb, para aqueles que nunca o fizeram e/ou tem receio de fazer por achar muito complicado tantos comandos... isto é, esclarecer essas criaturas que mirc não é nenhum bicho de sete cabeças. 8-)

Quanto à parte do pessoal tolkieniano "especializado": me coloco à disposição para o que for necessário para fazer as discussões irem pra frente. Com adsl agora, não tenho mais neura com horário na net. :wink:
 
So vejo vantagens em ter uma rede propria, pq poderiamos "tolkenizar" ela, quanto a um script para os usuarios, me proponho a fazer um, assim como a page do terramedia que ja esta pronta, apenas aguardando para ir ao ar. alem do mais, poderiamos ter a opçao de nicks tolkenianos, e canais, e etc..
 
Por enquanto existem alguns impecilhos que impedem de começar, mas devem ser passageiros.

A idéia é que caso tenhamos uma rede própria, o Nickserv utilize a mesma base dde dados do Fórum, ou seja, nick registrado aqui, registrado no IRC, registrado na Valinor, tudo em um mesmo lugar com a mesma senha.
 
Bão, consegui fazer rodar um ircd da ValinorNet :mrgreen: Se quiserem, podem se conectar no forum.valinor.com.br porta 7777

Ainda estou brigando para instalar os IRC Services, mas acho que é questão de tempo :obiggraz:
 
Ahn... eu consegui colocar os services pra funcionar. Mas não consegui o mais fácil: utilizá-los estando no Full Throtle :lol:

Mas no mircão puro funfa



O fato é: a configuração e manutenção de um servidor IRC e de IRC Services não é simples, intuitiva ou fácil. Demanda uma boa dose de conhecimento, paciência e experiência. Aqueles arquivos de configuração não são para qualquer um... além de demanadar um bom tempo até ter certeza que não foi deixado nenhuma brecha pra algum pentelho invadir.
 
curti a ideia dos nicks e tal.. o problema eh, aceita caracteres? pq tem uma gente que tem nicks estranhos, alias, oq acontece com o #terramedia da brasnet, e a page?
 
Deriel disse:
- IRC é a melhor solução? Não é complicado para os usuários? Existem maneiras de tornar IRC mais fácil a todos?

Sim, pode parecer díficil, mas é facil. Poderíamos usar o webchat para isso, ou melhor, algum script feito por quem sabe scripting que seja simples.

Deriel disse:
Brasnet é a melhor solução? Um rede específica Valinor não poderia ser interessante?

a ValinorNET é a melhor solução

Deriel disse:
Quem teria interesse REAL em ajudar?
Eu.
 
Deriel disse:
Sim, eu sei que existe um tópico chamado #dagorlad, mas eu queria renovar a discussão. A idéia é fazer algo muito semelhante ao seguinte:

http://www.theonering.net/barlimans/index.html

Pode-se ver todas as dicussões neste link:

http://www.theonering.net/barlimans/hall.html

Infelizmente, ambos os sites não abriram aqui, seja lá qual for o motivo.

Tentarei mais tarde.

Deriel disse:
- IRC é a melhor solução? Não é complicado para os usuários? Existem maneiras de tornar IRC mais fácil a todos?

Tornar o IRC mais fácil eu acho que não, alias, o IRC só é complicado nas primeiras vezes, com o tempo ele acaba ficando fácil.

Deriel disse:
- Brasnet é a melhor solução? Um rede específica Valinor não poderia ser interessante?

Eu acho que ela está nos servindo muito bem mas estamos limitados a apenas 1 canal. A criação de um server exclusivo da Valinor e de Tolkien é bem atrativa, as posibilidades seriam muito boas.

Deriel disse:
- Quem teria interesse REAL em ajudar?

Tirando a parte de programação, eu com toda certeza. 8-)
 
Deriel disse:
- Brasnet é a melhor solução? Um rede específica Valinor não poderia ser interessante?
Acho interessante a idéia de uma rede própria! Além da vantagem de ser algo "nosso" (logo, penso que atenderia a todas as necessidades da comunidade de um modo customizado) Temos a vantagem de definirmos nossas próprias regras, uso de nicks, etc...
Deriel disse:
- Quem teria interesse REAL em ajudar?
Eu, no que puder, além de ser uma ótima oportunidade de melhorar meu conhecimento em redes IRC! 8-)
Mas na parte de programação... Bem, acho que eu não seria muito útil...
 
Hmmmm, eu tenho interesse em ajudar, já tenho 1 ano de irc rumando pro segundo, fui @p de vários canais e sei um tanto de mirc scripting...

Abraços,
Bad
 
Lukaz Drakon disse:
Deriel disse:
- IRC é a melhor solução? Não é complicado para os usuários? Existem maneiras de tornar IRC mais fácil a todos?

Tornar o IRC mais fácil eu acho que não, alias, o IRC só é complicado nas primeiras vezes, com o tempo ele acaba ficando fácil.
É verdade. Quando eu comecei a usar eu achava meio complexo, mas hoje eu acho o IRC a melhor maneira de conversar na net. Mesmo porque eu gosto de coisas que sejam menos frescurentas e mais funcionais. :mrgreen:
Deriel disse:
- Brasnet é a melhor solução? Um rede específica Valinor não poderia ser interessante?
Bem, você já criou o server...agora é só marcar as discussões!
Deriel disse:
- Quem teria interesse REAL em ajudar?
Eu posso ajudar! o/
Eu estou sempre por aqui e tenho um razoável conhecimento de IRC...

Algo que seria legal seria mestrar aventuras de RPG via mIRC... se vocês gostarem da idéia eu posso mestrar uma aventura para vocês verem como é jogar por mIRC... :wink:
 
acho que a complexidade do irc, nao eh um real problema, tendo em vista de que quanto mais a pessoa usa, mais vai se familiarizando..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo