necropower
Usuário
pra mim eh aquela de sempre, nao consigo ver um sistema serio aonde a evolucao de um player eh 90% baseado em matar monstro...
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necropower disse:pra mim eh aquela de sempre, nao consigo ver um sistema serio aonde a evolucao de um player eh 90% baseado em matar monstro...
Voa-Folhas disse:A ênfase em combate é normal para mim. Combate e Magia sempre são as partes que mais necessitam regras, em qualquer que seja o jogo. Não acho desproporcional. No caso de GURPS, acaba sendo um pouco maior que os outros, porque eles tentam abordar muitas situações. Mas o sistema básico é bem simples, até. O sistema avançado está lá para quem quer encará-lo, só...
Voa-Folhas disse:As duas perícias que você citou. Tá, podem estar equivocadas. Acontece. Se você acha isso ruim, é só mudar... Mas eu até concordo com Controle da Respiração ser tão difícil assim. Não conheço muitas pessoas que conseguem fazê-lo. Quanto a perícia "Canto" eu tb concordo com ela ser baseada em HT. Não é questão de inteligência, e sim de um condicionamento físico... Mas existem outras tantas que eu tb acho estarem erradas. Mas como disse, acho que é só mudar para o que você acha melhor...
Voa-Folhas disse:Os atributos sociais são uma das críticas que tenho ao D&D. Mas o GURPS compensa isso com as vantagens. Você não tem um atributo único, como o Carisma no D&D, que mede ao mesmo tempo sua beleza, capacidade de interação com outras pessoas, fama e liderança. No GURPS você pode ser uma pessoa muito feia, mas que todas as pessoas adorem...
Voa-Folhas disse:E a 5ª crítica, sobre as desvantagens. Bem, elas estão lá por um motivo: Manter todos os personagens com o mesmo nível de pontos, e não dar pontos a toa. Você não ganha "benefícios" ao ser um alejado. Ao contrário. O que acontece é que, no GURPS, um personagem de 100 pontos cego tem "na verdade" 150 pontos, entende? Só que, na hora do jogo, ele se contrabalança com outro de 100 pontos.
Stein disse:1. GURPS preza por ser realista, no entanto dá uma ênfase gigantesca e desproporcional em combate.
2. GURPS preza em ser realista no entanto "Controle da Respiração" é uma Perícia Mental/Muito Difícil
3. GURPS preza em ser realista no entanto "Cantar" é baseado em Vitalidade
4. GURPS preza em ser realista no entanto não tem Atributo Social
5. GURPS preza em ser realista no entanto desvantagens gigantescas dão benefícios sobre-humanos aos PCs
( Na boa... Se você é cego, você é um infeliz! No máximo você tem os outros sentidos mais apurados, mas veja na vida real; o Braille não adquiriu mais conhecimento, ficou mais forte ou mais exímio em Matemática pelo fato de ser cego; em D&D você joga com personagens manetas e caolhos devido ao background e à interpretação divertida que proporciona, porque benefício em ser aleijado não tem nenhum. )
Aí foram algumas das minhas críticas... D&D d20 system não é realista porém fast & furious e extremamente divertido.
Porém eu não tenho como negar algumas coisas: a grande maioria dos suplementos de GURPS são maravilhosos! Eu devo ter meia dúzia.
Esses foram meus R$0,02 ( é uma expressão )
Yurian disse:Acho que é por isso que a turma da Steve Jackson está, desde o ano passado, trabalhando na quarta edição do GURPS
Eu acabei de procurar no site da Steve Jackson, e não encontrei nada sobre isso... Onde você encontrou essa notícia??? Isso me interessa muito!
Yurian disse:
Ainatan disse:C.A. é apenas um jeito brilhante de lidar com algo complicado..
Voa-Folhas disse:Primeiro respondendo ao Staind...
Voa-Folhas disse:Mas eu gosto muito do conceito de reação. Não entendi pq você não o gosta....
Nem sempre a questão de reação positiva e negativa se cancelam assim tão facilmente... Até pq, com feiúra, você consegue no máximo -4 de reação...
Voa-Folhas disse:Quanto a questão da menina que fez teatro, ela provavelmente ESTUDOU canto. Então gastou pontos na tal perícia. Se você pega uma menina franzina, e um peão de obras, é SIM mais provável que ele consiga impor mais a sua voz... Mas lembrando que tamanho é baseado na ST, e não na HT. O cara pode ser um peão de obras enorme, e não ser "saudável". Eu não vejo problemas nessa questão.
Voa-Folhas disse:Novamente, sobre sua última questão, você está comparando demais a vida real com um jogo, o que não é bem assim. Se você está passando a vida de alguém para o papel, você deve desconsiderar qualquer limite de pontos. Cada pessoa teria um número de pontos diferentes...
Voa-Folhas disse:Um tetraplégico não vai, na vida real, se aperfeitçoar mais por ser tetraplégico. Mas no jogo, você recebe uma quantidade de pontos por jogar com um, para que você se mantenha no mesmo nível dos outros jogadores. É questão de contrabalançar os jogadores, e só. Não é nonsense. Eu acho justo que um cara que resolva jogar com um mendigo tenha direitos de ter mais coisas que um cara ricasso. Po, o maluco rico já tem 500 outros benefícios.
Voa-Folhas disse:Quanto ao Jô Soares, eu acho MUITO improvável que ele não fosse carismático sendo Magro. Aliás, ele começou magro... Ele é Gordo sim. Não sei as mulheres acham ele feio... Mas enfim. Acho que SIM, ele contrabalanceia essas coisas com "vantagens" como reputação (ele é famoso), carisma, e perícias como Trato-Social, Oratória...
Voa-Folhas disse:Se ele não tivesse nenhuma dessas vantagens e aparecesse na rua, Gordo e feio, ele não ia parar na Globo...
Voa-Folhas disse:E numa sociedade tolerante ao extremo, desvantagens físicas como feiúra não devem mais ter valor em pontos, ou valor reduzido...
Voa-Folhas disse:De volta a menina... Se ela tem uma sensibilidade, então isso é alguma vantagem... Talento musical? Então novamente você explica isso... Se formos comparamos uma menina "primeira-aluna-da-sala" e um peão de obras, ambos sem sensibilidade artística, vale então a capacidade respiratória.
Voa-Folhas disse:Você está insitindo que desvantagens CONCEDEM vantagens. Não o fazem! O que acontece é que cada um mantém a mesma quantidade de pontos. O jogo consegue manter um jogo com todos os PERSONAGENS JOGADORES equilibrados.