• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grifos em livros

  • Criador do tópico Angélica
  • Data de Criação
além d sublinhar costumo anotar as áginas dos erros e d trechos interessantes no final do livro. sempre à lápis.
 
eu sempre adorei ler os rabiscos dos outros, mas só comecei a fazer isso com os meus há pouco tempo. eu geralmente só sublinho partes que eu gosto e corrijo erros gramaticais ou de digitação. anotações mesmo eu só faço em livros como O mundo de Sofia.
 
eu já tentei não fazer marcações ou comentários nos meus livros. foi uma época difícil em que meus marcadores de páginas eram aquelas folhas de fichamento que eu usava para anotar as citações e fazer comentários, mas dois problemas acabaram se apresentando: primeiro o lugar de leitura que nem sempre colaborava com as escrituras e, segundo, a dificuldade em organizar as anotações e as fichas. resolvi chutar "o pau da barraca" naquele "frenesi polissilábico" do nick hornby em que a prática se tornou impossível. hoje em dia eu grifo, faço anotações e, por vezes, bato boca com o autor. eu acho que essas marcações deixam um rastro do leitor para a eternidade. um pouco de si que vai sendo carregado junto com o livro, no curso do tempo. mas eu ainda tento, como o Lucas, manter um minimo de estética, fazendo linhas retas (quando o sacolejo do ônibus permite) e escrevendo com a melhor caligrafia possível. e, ate hoje estou lidando com as antigas anotações. mais de três anos se passaram e eu ainda não consegui terminar de compilá-las.

Anica disse:
minha orientadora da graduação (a luci collin)

wow!

Anica disse:
enfim, ela meio que pintava o trecho com lápis de cor. sério, ficava bem legal

parece bacana mesmo. e dá pra criar categorias,né? cada cor com uma função. acho que vou tentar na minha próxima leitura.
 
Não entendo essa relação "anti-profanação nos livros". Sublinhar, escrever, rabiscar, dobrar folha, usar a orelha do livro como marcador... Acho que vale tudo (quando vc é o dono do livro, é lógico).
 
Aconteceu pouco, mas já fiz. Normalmente uso marca-texto pra sublinhar trechos interessantes, e lápis anotações eventuais.

Eu era bem conservador com isso até mais ou menos um ano atrás. Belo dia resolvi arriscar, pensando no quanto eu deixava de aproveitar a partir do momento que tinha boas ideias lendo e não as anotava. Acabava esquecendo depois. Hoje não é um hábito, mas acontece lá de vez em quando.
 
Grifo sim, mas só de lápis. Caneta em livro, jamais. Eu tive uma professora que dizia algo que me marcou. "Livro é pra consumir." Se você não risca, não escreve, não aponta nada... ele nunca É SEU de fato, vc nunca deixou sua marca nele. Desde então, deixo minha marca (LÁPIS) nos meus livros. E GERALMENTE anoto o que grifei depois num caderninho de resenhas que tenho. No caderno explico o que aquilo significou naquela hora para mim. E sempre lembro depois a sensação que tive na hora. Lendo no Cool-ER, foi o que sinti mais falta. Em livros de teoria literária, anoto muito na margem. Geralmente, as anotações ajudam estudos futuros. Eu tenho TOTAL diferente comportamento com livros de ficção e livros de teoria. Vocês também?
 
Lendo Pais e Filhos ontem, fiquei completamente perdido com a apresentação da família do protagonista, senti vontade de parar, grifar e escrever direitinho quem era filho de quem e tal, mas deu dó quando pensei que paguei R$60,00 na edição da Cosac =p
acho que vou aderir a ideia dos post-it. Como vocês fazem, vocês colam em cima de cada passagem o comentário ou colam tudo no final? Se for em cada página, não fica muito cheio não?

E pra quem costumar ler na rua, em banco, em ônibus, na casa de alguém, na faculdade, como vocês fazem para anotar, carregam sempre um lápis e bloquinhos de post-it? XD

Se der certo, vou fazer isso nos livros de direito que uso na faculdade, hoje mesmo estudando fiz uns 500 comentários e polui o livro todo =p

Uma última coisa, alguém teria um modelo pequeno de folha de fichamento para me passar? ^^
 
Grifo sim, mas só de lápis. Caneta em livro, jamais. Eu tive uma professora que dizia algo que me marcou. "Livro é pra consumir." Se você não risca, não escreve, não aponta nada... ele nunca É SEU de fato, vc nunca deixou sua marca nele. Desde então, deixo minha marca (LÁPIS) nos meus livros. E GERALMENTE anoto o que grifei depois num caderninho de resenhas que tenho. No caderno explico o que aquilo significou naquela hora para mim. E sempre lembro depois a sensação que tive na hora. Lendo no Cool-ER, foi o que sinti mais falta. Em livros de teoria literária, anoto muito na margem. Geralmente, as anotações ajudam estudos futuros. Eu tenho TOTAL diferente comportamento com livros de ficção e livros de teoria. Vocês também?

Eu tinha um caderno que eu carregava sempre justamente para fazer anotações sobre determinada passagem, mas o trabalho de sempre carregar um caderninho junto com livro mais uma lapiseira me fez desistir da ideia
 
O caderninho a tiracolo acaba se tornando mais um item a ser carregado pra cá e pra lá. Quando se está em casa beleza, é uma opção viável (dependendo da quantidade de anotações que irá fazer e de quantos caderninhos tem ou terá), mas andando pra lá e pra cá, lendo em ônibus e bancos em geral fica fueda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo