• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grifos em livros

  • Criador do tópico Angélica
  • Data de Criação
Igual ao Paulo, em romances e ficção eu não marco nada. Só tenho o costume de anotar quando terminei a leitura no final do livro.

Já em livros técnicos ou não-ficção, eu não tenho problemas em marcar!

Agora, uma coisa que eu não faço de jeito nenhum é marcar livros que não são meus.
 
Eu não gosto de rabiscar meus livros, normalmente eu virava a pontinha da folha que queria anotar algo, mas quando se faz isso em livros muito velhos é capaz até de cair o pedacinho dobrado ou ficar para sempre com a marca, agora sempre ando com um pedaço de papel dentro do livro, para cada vez que quiser anotar posteriomente uma passagem eu deixo um pedacinho do papel. Muito melhor, principalmente quando o livro não é meu. ¬¬
 
Costumo fazer anotações apenas em livros técnicos, nos demais acho um sacrilégio. Tanto que quando vou ao sebo, procuro comprar livros sem marcas ou anotações.
 
Mesmo nos livros técnicos eu procuro evitar: amei descobrir aqui no Meia os adesivosinhos que imitam marca texto.

Mas se for xerox de livro técnico eu grifo sem dó.
 
Antigamente eu não grifava nada, mas agora grifo (sempre organizadamente) sem problemas (apenas com lápis, com caneta ou marca texto não dá). E no começo do livro eu anoto as páginas grifadas. Fica bem mais prático pra achar determinados trechos. Quando vem alguém aqui em casa eu já cito logo um trecho... o/

Anotar em caderninhos e/ou folhas à parte quebra o ritmo da leitura, não tenho muita paciência.

Duro é quem grifa livros da biblioteca...
 
Brianstorm disse:
Anotar em caderninhos e/ou folhas à parte quebra o ritmo da leitura, não tenho muita paciência.

Isso é verdade. As vezes quando vou anotar no meu caderninho muitas vezes não vejo o sentido que vi durante a leitura e acabo não anotando a maioria do que reservei! :sim:

Brianstorm disse:
Duro é quem grifa livros da biblioteca...

Isso eu nunca fiz, mas confesso que dobrava as pontinhas das páginas antes de passar a usar os papeizinhos! :timido:
 
Anica, vc é uma (sic) JÊNIA!

Grifo louca e ensandecidamente. Tenho até diferentes estilos de marcação pra diferentes intensidades de importância dos grifos. Mas só grifo com caneta quando é xérox de texto técnico, o resto, só com grafite. Tenho necessidade de grafar porque quando lembro de um trecho que gostei, lembro da posição dele na página, aí fica mais rápido de encontrar. Sem falar que eu releio o contexto e tudo fica risnho e límpido na minha memória. =) [size=x-small]Por isso que odeio quando preciso trocar de Bíblia. Fico perdidinha nas primeiras semanas.[/size] ¬¬

Grande parte dos insights que eu tenho durante a leitura (em técnicos principalmente) ficam registrados na página, me ajuda a relembrar de como cheguei a eles quando eu reler o trecho. É por isso que não dôo meus livros, porque eu me deixo neles e preciso me recuperar de vez em quando. Se eles vão, levam meus pensamentos junto, literalmente.

Mas detesto ler livro grifado por outras pessoas. Me deixa mt condicionada, rs.
 
Não grifo, nem anoto em papel avulso. O que fica na minha cabeça, fica, o que não fica (a maioria), não fica... XD
 
[align=justify]Passo vontade de grifar várias vezes, mas não grifo não. Esses tempos as elucubrações foram tão maneiras que não aguentei e escrevi nas bordas no História e Verdade, do Adam Schaff.

Estou aos poucos pegando o costume de levar algum bloco ou folha para anotar frases marcantes, comentários, reflexões e tudo o mais, tanto para mim mesmo quanto para poder comentar aqui no Meia Palavra.[/align]
 
Voltando só para dizer que a ideia da dona ANICA sobre post-it, que considerei genial no passado, tem deixado meus livros mais pesados!:rofl:

Meu Ulysses e meu 2666 estão mais grossos (sério) de tanto post-it que coloquei e ficaram ligeiramente mais pesados (o que parecia impossível).
 
pips, o lance pra esses livros grandões é o kindle mesmo. dá pra fazer anotações e tudo o mais. eu larguei mão agora, se tem mais de 600 páginas, só leio se for no kindle :timido:
 
Ah, mas quando meu Kindle chegou eu já tinha os dois impressos. Não posso deixá-los de lado.
 
não sei se é por costume, mas não acho um livro de 600 páginas lá muito pesado..., mas não grifo não... com o skoob tenho colocado algumas anotações no histórico de leitura, no mais, nada não....mas meu Belas e meu Musashi estão CHEIOS de post-its tb....
 
Não costumo grifar meus livros, salvo algumas vezes, quando estou fora de casa e encontro uma passagem muito importante e sublinho, bem de leve, à lápis, o trecho. Além de danificar o exemplar, grifá-lo irá guiar uma posterior leitura, diminuindo a possibilidade de construção de novos sentidos.
Agora, o que considero um crime (crime mesmo, digno de punição) é grifar livros de bibliotecas ou quaisquer outros de posse comum. É uma grande falta de respeito com o colega que utilizará o exemplar posteriormente e que não é obrigado a pautar a leitura pela sua. Todo bibliotecário que se preze deveria estabelecer que, caso um livro fosse devolvido sublinhado, um novo haveria de ser restituído. Para concluir, se for seu, proceda como desejar, mas se for de uso comum, por favor, respeite!
Abraços!
 
Sabe que eu tenho um ladinho wannabe famous que gostaria de grifar e anotar livros, para futura referência de meus biógrafos, mas eu só risco mesmo quando perco o respeito pelo livro... Como quando eles pecam DEMAIS no português.
 
Se o livro é meu e eu paguei por ele, rabisco se achar necessário. Grifo, marco. Faço observações. Claro que com respeito.
 
Geralmente eu uso esses adesivos que imitam marca texto, que a Ceinwyn falou, mas se eles não estão à mão eu rabisco sem dó, isso e claro só nos meus livros, mas curiosamente detesto que rabisquem nos meus livros, minha mãe por exemplo pegou emprestado O Mundo de Sofia e me devolveu em petição de miséria de tantas anotações, não gostei não, rabisco só os meus :rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo