• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Google Stadia, uma semana depois: fracasso ou ainda tem futuro?

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
google-stadia-1559916080352_v2_900x506.jpg


O tão aguardado Google Stadia, promessa da empresa para revolucionar o mercado de games, foi lançado na semana passada em 14 países. Até o momento, porém, os reviews não são bons: a maioria dos veículos concorda que o Stadia é uma boa ideia, mas que ainda enfrenta muitos problemas na prática.

Enquanto a plataforma de games na nuvem do Google não chega ao Brasil, compilamos as opiniões da imprensa para entender melhor: o Stadia funciona? É um fracasso ou ainda precisa de mais tempo para se provar?

As promessas


google-stadia-deixara-voce-jogar-games-sem-precisar-de-console-1559863684259_v2_750x421.jpg

Phil Harisson (ex- Xbox e PlayStation) é o principal nome a frente do Google Stadia
Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Em março, o Google revelou sua plataforma de streaming de games. O usuário, em vez de fazer downloads em um console, conseguiria jogar através da nuvem em rede. Para isso, acessaria o Stadia em plataformas como PC, mobile e até TV, ligada aos Chromecasts da empresa. O Google prometia uma extensa biblioteca de jogos com resolução em 4K a 60 frames por segundo, sendo alguns deles exclusivos. Ou seja: a aposta é que você não precisaria mais comprar PlayStation, Xbox, Nintendo Switch ou mesmo um PC Gamer.

Apesar dessa grande aposta, antes mesmo do pré-lançamento a empresa confirmou que para o Stadia mostrar toda a sua potência em alta qualidade havia dois pré-requisitos: uma conexão de internet com pelo menos 10 megabits por segundo na resolução básica de 720 pontos, e de 35 Mbps na versão em 4K.
google-stadia-1574024345979_v2_750x421.png

Google Stadia acompanha um controle e um Chromecast
Imagem: Divulgação

Por enquanto, está disponível apenas o serviço Premiere Edition, que custa em torno de US$ 129 (cerca de R$ 540) que acompanha o controle, o Chromecast Ultra (um dispositivo para conectar e jogar na TV) e uma assinatura de três meses. A versão gratuita só estará disponível em 2020.

O Stadia foi lançado apenas em 14 países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Reino Unido. No Brasil ainda não existe uma data de lançamento.

Perrengues


Às vésperas do lançamento, alguns problemas começaram a surgir. Segundo o site Kotaku, algumas pessoas que fizeram a compra antecipada não receberam o código de acesso ao Stadia a tempo. Usuários publicaram no forúm Reddit que "continuaram esperando um e-mail do Google com suas informações de login um dia após o lançamento do serviço de streaming."

Muitos ficaram desapontados pois compraram o acesso com meses de antecedência e não puderam usufruir antes do lançamento. O gerente de comunidade do Stadia respondeu no fórum online que houve "um problema em que uma pequena fração dos códigos de acesso ao Stadia foi enviada fora de ordem".
Segundo anúncio no Twitter, o problema foi resolvido dois dias depois.

Avaliações


Segundo a maioria dos sites especializados em games, o Stadia carrega uma boa intenção, mas falha na execução.

Muitos dos serviços exclusivos ainda não foram disponibilizados, há muita queda de serviço de rede (mesmo utilizando uma internet com boa conexão) e muitos que testaram estranharam a qualidade de imagem quando comparando com versões de PC e console.

usuarios-testam-o-stadia-nova-plataforma-do-google-para-games-1559863540815_v2_750x421.jpg

Google Stadia sendo testado em feiras
Imagem: Justin Sullivan/Getty/AFP

O Ars Technica publicou que sofreu quedas constante de internet e, ao jogar "Destiny 2", as imagens em 4K do Stadia eram menos nítidas comparadas à versão de PC. O jornalista descreveu que "parece que alguém borrou uma fina película de vaselina na lente da câmera antes de enviar a imagem para o monitor". E ressaltou que muitos serviços do Stadia ainda não estão disponíveis.

Como está no lançamento, o Stadia é muito limitado e pouco confiável, com muito pouca vantagem para desistir da maneira tradicional de jogar. Embora existam alguns benefícios adicionais interessantes para uma vida de jogo na nuvem do Google (e o potencial para mais no futuro), hoje esses benefícios não valem as dores de cabeça e os riscos associados à transição para a plataforma do GoogleKyle Orland, do Ars Technica

A Wired e o Washington Post apontaram que o tempo de resposta do jogo é muito longo, frustrando a experiência de jogar, seja ao dar tiros decisivos em "Destiny" ou tentar fazer combos certeiros no "Mortal Kombat 11".

Jess Grey, da Wired, lembrou que o usuário não tem o jogo, mas apenas o acesso a ele e "mesmo que pague o preço total de varejo". Caso o Google decida tirar do ar o serviço, todo os progressos, troféus e jogos na biblioteca vão junto. Considerando que a empresa tem fama de abandonar projetos que não começam com o pé direito, parte da comunidade já fica apreensiva.

A jornalista também estranhou as imagens em 4K, tornando o jogo monótono e cansativo de ver. Apesar disso, há elogios de que o Stadia não esquenta tanto no notebook quanto o mobile, uma vez que a plataforma trabalha na nuvem, o hardware não precisa renderizar o jogo.

O Google tem muitos recursos a serem desenvolvidos e problemas a resolver, mas o Stadia cumpre pelo menos algumas de suas ambições elevadas. Está posicionado para levar os jogos a mais pessoas em mais plataformas do que nunca, e há algo muito interessante nessa perspectivaJess Grey, Wired

Gene Park, do Washington Post, descreveu que quando jogou em uma resolução 4K parecia um "projeto de pós-graduação de vanguarda, repleto de bugs". Muitos games sofreram com o tempo de resposta grande tanto em "Destiny 2" quanto em "Gylt", o indie exclusivo do console.

Não obstante, as críticas foram focadas no Chromecast Ultra, enquanto no celular rodou liso na maior parte do tempo. "Em todos os casos, o telefone superou a experiência em navegadores e TVs."
O Stadia está com certeza pavimentando um novo tipo de estrada de informações para jogosGene Park, do Washington Post

O site Polygon destacou que muitos recursos foram deixados de fora, como compartilhamento familiar, lista de amigos visível ou mesmo a transmissão de jogos no aplicativo iOS. Até questiona se é um lançamento, dada a falta de exclusividades. Segundo o site, "para chamar isso de lançamento completo é necessário um asterisco gigantesco."

No momento, precisamos apenas de um serviço de streaming em nuvem que funcione e que funcione bem Chris Plante, Polygon

Apesar das fortes críticas, a maioria dos sites vê com bons olhos o futuro do Stadia. Há boas avaliações sobre jogar no smartphone, e elogios para o controle do Stadia, que consegue ser básico, e ao mesmo tempo sobressair se comparado aos controle da Sony e Microsoft.

Os especialistas reforçam que se o Google persistir, atualizar a plataforma e consertar o que precisa, pode ser que mude a forma como jogamos videogames.

https://www.uol.com.br/start/ultima...emana-depois-fracasso-ou-ainda-tem-futuro.htm
 
Se eles arrumarem o que está errado acho que teria um potencial incrível. Seria burrice dar pra trás, senão é capaz que alguém use uma ideia parecida numa versão melhorada e aí vai pegar mal pra Google. Não é hora de jogar fora o projeto e sim de ouvir as críticas e melhorar. Mas eu gostei bastante da ideia, ainda mais para aqueles de nós que não têm condições de comprar um console.
 
É um projeto que no papel é muito bom e também espero que não seja abortado. Dificuldades e limitações técnicas podem dificultar na prática hoje, mas nada que amanhã ou depois que não possa ser superado.
 
Pois é, algumas pessoas estão exagerando dizendo que "o Stadia fracassou" ou "ah, o Stadia é ruim", mas acho que ainda é cedo demais pra declarar a sentença de morte de um projeto que foi lançado há tão pouco tempo. Tem alguns problemas escrotos? Tem, mas me parece que todos os pontos fracos do Stadia podem ser ajustados em não muito tempo. Nem é tão incomum assim uma coisa ao ser lançada apresentar problemas que depois são corrigidos. Mas tem bastante potencial, inclusive o fato de não precisar comprar um console e ligar só na TV e também poder rodar jogos em praticamente qualquer computador é algo que pode mudar totalmente a forma como consumimos games. Na verdade eu acho que já estava mais do que na hora de alguém criar algo assim. A Google agora tem a chance de brilhar nesse mercado, pode ou não acabar sendo o momento deles. Vamos ver se eles vão saber lidar com a situação ou se vai ser só uma bola na trave. Estou torcendo pra dar certo, principalmente se for pra ter um preço acessível aqui no Brasil hehe.
 
A coisa do fracasso em uma semana foi definitivamente precipitada, mas três anos depois o Gamerant publicou um rumor estranho (mirror) e sem nenhuma fonte identificada de que o Google estaria para acabar com o Stadia até o fim do ano. Por sua vez, o Google afirmou (mirror) pela conta do Stadia no Twitter que a informação é falsa e que o serviço continuará vivo mas, dado o histórico deles na área, isso também não significa muita coisa.

Acho que isso não afetaria ninguém aqui do fórum, já que (AFAIK) o serviço sequer está disponível no Brasil, mas aquela máxima sobre serviços em nuvem continua valendo.
 
Essa também vale, mas eu estava pensando na que diz que você nunca é dono daquilo que compra nesses serviços porque os produtos vão evaporar sem possibilidade de recurso quando o serviço encerrar.

Por outro lado, as minhas cópias do KSP e do Stardew Valley compradas sem DRM na GOG vão continuar funcionando (e esses dois nomes aí já deixam bem claro que não sou muito de jogar coisa nova, né? :lol: )
 
Ah eu compro alguns joguinhos na Steam e na GOG mas só coisa do tipo no máximo até R$ 10 kkk (também tudo old school). Mais por praticidade de não baixar em torrent e procurar keygen, etc.
 
É, meus jogos na maioria são virtuais. Eu acredito que para uma Sony ou Microsoft ou Nintendo fecharem, teria que acontecer algo muito fora da curva, mas muito fora mesmo. O melhor é confiar nos serviços e torcer sempre para se manterem firmes e disponíveis.
 
Gostei da ideia. Não tenho mais o PS4 e nem mais nenhum console então jogar na nuvem por uma das maiores empresas do mundo sem precisar de um console nem um PC gamer só com um Joystick é uma ideia muito atraente. Do quero saber quando vai chegar aqui no Brasil.
 
Será não, já está.
Você não pode comprar nada, periférico ou jogos.

O serviço vai sair do ar em janeiro de 2023.

Como usuário do serviço: uma tremenda perda. Usar ele com o google tv em 4k sem precisar de um PC Gamer ou um console de última geração era um sonho.
Vou avaliar o da nVidia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo