• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gírias, expressões e frases da língua portuguesa

himeneu

lendo as aves, d aristófanes, me deparei com outra palavra desconhecida:

himeneu

q significa casamento, união, matrimônio. até então eu só conhecia o deus grego d mesmo nome e o carinha citado em 1ª timóteo 1,20.

será q tem algo a ver etimologicamente com hímen (membrana, em grego)?
 
Última edição:
Re: himeneu

lendo as aves, d aristófanes, me deparei com outra palavra desconhecida:

himeneu

q significa casamento, união, matrimônio. até então eu só conhecia o deus grego d mesmo nome e o carinha citado em 1ª timóteo 1,20.

será q tem algo a ver etimologicamente com hímen (membrana, em grego)?

Sim, eu acho que tem a ver com o fato de que, teoricamente, o hímen só deveria ser rompido depois do himeneu.
 
implustinado = perplexo

Essa quem falava eram meus saudosos avô e avó maternos, além dos moradores de uma pequena cidade do interior de SP chamada Arealva.
 
Última edição:
Você sabe onde fica o quinto dos infernos?

Esta é uma frase que não surgiu no Brasil


quinto-capas-1106781.png


A cobrança sobre o ouro causou uma verdadeira polêmica Foto:Shutterstock

Pouca gente sabe, mas a expressão “o quinto dos infernos”, usada quando alguém quer mandar uma pessoa para longe ou se referir a um lugar remoto, começou a ser usada em Portugal para se referir ao Brasil. E ao contrário do que muitos imaginam, não tem relação com o inferno.
Sua origem é o imposto de 20% (ou a quinta parte) do peso do ouro, cobrado no século 18 das cidades mineradoras do Brasil-Colônia. O apetite fiscal da coroa era tão grande quanto a dificuldade em quitar suas dívidas com a Inglaterra. Portugal pouco produzia além de vinhos e quinquilharias. Comprava dos britânicos quase tudo o que consumia.

ouro-1106729.jpg

Depois que o ouro passava pelas casas de fundição Reprodução

Assim, para evitar as constantes sonegações por parte da população, a Coroa portuguesa decidiu, em 1750, retirar o quinto diretamente nas casas de fundição. A riqueza obtida pelo recolhimento do imposto era levada para Portugal em navios que ficaram conhecidos como “naus dos quintos”.
Por isso, mandar alguém para os “quintos” na época significava mandar essa pessoa (muitas vezes banida) para esse lugar tão longínquo e desconhecido que era o Brasil. A cobrança foi uma das principais causas da Inconfidência mineira, um ato revoltoso - sem sucesso - que acabaou sendo reprimido pela Coroa em 1789.
Julia Moioli
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo