• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Giacomo Leopardi: melancolia italiana!

Fernando Giacon

[[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]
[size=medium]Giacomo Leopardi[/size]
leopardidue.jpg

Um simples e breve resumo...
Nascido em 1789 em Recanati na Itália, Giacomo é um dos maiores poetas líricos italianos, onde sua escrita revelava muita melancolia e pessimismo. Seu pai um Conde muito influente sempre teve total posse sobre ele, rígido, determinava que ele apenas vestisse trajes negros, pois achava que isso mostrava disciplina diante de todos.
Contudo, o pai que tinha uma biblioteca com mais de vinte mil livros passou a desafiar o filho desde pequeno a traduzir, ganhar conhecimentos, e com isso aos dezesseis anos já escrevia como ninguém. Seus primeiros livros ditavam um patriotismo legível, mas também uma profunda melancolia, trazidas por uma doença chamada "cerebrospinal", que era degeneramente progressiva. Morreu em 1837, mas antes disso se tornou professor passando a escrever cada vez mais sobre a natureza, que para ele era malvada e pronta pra acabar com a humanidade.
Por Fernando Giacon

Uma poesia dele...
L'infinito

Sempre me foi cara esta erma colina
e esta sebe, que por toda a parte
do último horizonte o olhar exclui.
Mas sentando e admirando, intermináveis
espaços para lá dela e sobre-humanos
silêncios, e profundíssima quietude
eu no pensamento me finjo; onde por pouco
o coração não me amedronta. E como o vento
ouço sussurrar entre estas plantas, eu aquele
infinito silêncio a essa voz
vou comparando: e me sobrevém o eterno
e as mortas estações e a presente
e viva, e o som dela. Assim entre esta
imensidão se afoga o pensamento meu;
e o naufragar é-me doce nesse mar.
 
Eu estava procurando algumas coisas sobre o poeta Giacomo, e encontrei uma página pra lá de especial com muitas coisas sobre sua vida, e infinitas poesias de sua autoria também, vale a pena conferir:

Site Rede de Letras: http://www.estacio.br/rededeletras/numero4/allitalia/leopardi-2.asp
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo