• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gecko: Quer Ser o Homem-Aranha?

Edu

Draper Inc.
Quer ser Homem-Aranha?

Cientistas britânicos estão trabalhando em um material hiperaderente que pode tornar real a fantasia de subir pelas paredes. Segundo o jornal The Guardian, a companhia BAE Systems vem estudando há meses o que chama de "velcro molecular". Nada de cola ou pressão - o produto reproduz a adesão natural que, por exemplo, lagartos possuem. Gecko, lagartixa em inglês, é o nome oficial do negócio.

Segundo os criadores, uma folha de gecko sintético de um metro quadrado seria capaz de segurar um carro familiar. "Ainda estamos nos estágios iniciais, mas já temos pedaços pequenos de material que agem como a lagartixa", disse o pesquisador Jeff Sargent. O bicho consegue correr no teto porque suas quatro patas são cobertas de pêlos microscópicos que mantêm as patas tão próximas da parede que a fusão se dá praticamente em nível molecular.

É esse tipo de princípio que está sendo imitado no laboratório - incontáveis camadas de tecidos poliméricos (aglomerações de sucessivas moléculas fundamentais), sobrepostas, em formato de cogumelo, ou guarda-chuva, que respondem pela aderência.

A invenção terá incontáveis usos no mundo real, mas não se espante se vir super-herói escaladores por aí. Agora só falta o lança-teia.

Omelete


Sei não... parece uma coisa meio fantasiosa, e difícil de acontecer na prática, mas quando li voltei a desenhar meu uniforme de super-herói na hora! :mrgreen:
 
Então, mas no caso moléculas são organismos que funcionam adequadamente enquanto vivos e que dependem de todo um sistema para se manterem assim, ou viajei na hellman's? Quero dizer, como querem reproduzir uma coisa dessas de forma sintética?

Mexer no nosso DNA e fazer verdadeiros x-men parece mais interessante ;p
 
Então, mas no caso moléculas são organismos que funcionam adequadamente enquanto vivos e que dependem de todo um sistema para se manterem assim, ou viajei na hellman's? Quero dizer, como querem reproduzir uma coisa dessas de forma sintética?

Mexer no nosso DNA e fazer verdadeiros x-men parece mais interessante ;p
Moléculas não são vivas, Shazan. Por exemplo, dois átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio (H2O) formam uma molécula de água e água não é viva.

Mas me bateu uma dúvida quanto a esse adesivo: Se uma simples folha de 1m² do adesivo pode colar um carro, não seria possível subirmos pela parede usando ele, porque não teríamos força para mudar os passos, afinal o adesivo é muuuito forte! :tsc:

Coisa de maluco! :mrgreen:
 
Olha o Snaga dando uma de químico...
Essa de molécula da água me lembrou uma história:
Uma vez estávamos eu e meus amigos em um barzinho (eu não bebo, mas eles sim) e um já estava viajando né... E começou a falar " poxa gente, imagina o rebuliço que deve ter dentro da gente" E a gente "que rebuliço?!" aí ele "Ah, se as células da água e da cevada começarem a brigar com nossos linfóciotos..." E outras coisas do gênero. Detalhe que água não tem célula... sim, mas voltando ao assunto, é realmente intrigante. Se é capaz de colar um carro, como nós teremos força suficiente para desgrudar nossos dedinhos?
 
Não sei... mas pode ser criado um adesivo especial não tão forte quanto esse que cola um carro para fins, digamos, de super-heroísmo :mrgreen:
Mas se eles conseguem fazer um carro ficar grudado, com certeza conseguem fazer algo menos poderoso.
 
Sim!
Imagina... Daqui a um tempo não serão mais nessesárias as fundações dos prédios, basta colocar na base um enorme adesivo ultra-potente :blah:
 
É só colocar a parte adesiva do lado oposto à pele ué. projeta-se "luvas" e "botas" muito bem presas ao corpo, mas que são aderentes do lado oposto.

E muito feia minha gafe sobre as moléculas, agora que pensei melhor. Mas fazer o que... FICARÁ REGISTRADO ATÉ O DAMIEN (filho do deriel e da anica) RESOLVER FAZER UMA LIMPEZA.

E se desenvolverem algo do tipo acho que não vai ser nada barato. Mas se tem gente que paga uma fortuna pra viajar de foguete, com certeza compra uma coisa dessas.
 
Que nada, isso é normal e acontece, e espero que ninguém apague nada por aqui ^^ E como vai o trabalho da carta-album?
 
É só colocar a parte adesiva do lado oposto à pele ué. projeta-se "luvas" e "botas" muito bem presas ao corpo, mas que são aderentes do lado oposto.
Não é grudar na pele que eu estava falando, mas na parede mesmo. Como você conseguiria trocar os 'passos' sem ter força para desgrudar os pés e as mãos da parede?
 
A cola vai grudar e pronto.
Não é assim que isso supostamente funciona, imagina como se estivesse usando uma luva de borracha. Se vc deslisar ela pela parede, vai ter uma resistencia bem maior, agora levanta a mão e pronto, livre-leve-solta, sem esforço.
 
Não é grudar na pele que eu estava falando, mas na parede mesmo. Como você conseguiria trocar os 'passos' sem ter força para desgrudar os pés e as mãos da parede?

Eu estava respondendo "Se é capaz de colar um carro, como nós teremos força suficiente para desgrudar nossos dedinhos?"
 
Eu estava respondendo "Se é capaz de colar um carro, como nós teremos força suficiente para desgrudar nossos dedinhos?"

deve ser retrátil. quer dizer, lembrando do filme, o aranha faz ser retrátil. se bem que o filme... é o filme :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo