• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf primo de Radagast?

Edrahil disse:
É bom lembrarmos que nem tudo o que está escrito em O Hobbit é fonte definitiva de informação, eis que foi escrito muito antes do resto do legendarium.

Antes do Legendarium não; foi escrito, eu diria, despreocupadamente. À época da feitura d'O Hobbit o Legendarium já havia sido iniciado há um boooooom tempo. O Hobbit nem ia se situar na Terra-média, se não me engano; foi uma decisão mais tardia do Tolkien em relação ao livro, para ter mais liberdade.


Radagast e Gandalf só poderiam ser considerados primos se a gente levar em conta a raça dos dois, que são Maiar; só isso e mais nada, porque mesmoa relação deles com os Valar já era diferente. Gandalf era um Maia que tomava ensinamentos com Irmo; Radagast era um Maia de Yavanna; seu nome era Aiwendil, "Amante dos Pássaros".

No mais, o melhor a fazer é não considerar o Hobbit como fonte de algo decisivo, porque ele não é.

Apesar de ser um livrinho bem legal. :mrgreen:
 
Naum Beorn jah conhecia gandalf assim como todos os seres da TM, mas acho q sim Gandalf era primo de Radagast pq ambos eram Maiar e naum me lembro de tolkien tivesse escrito q houvesse ou naum parentescos eentre maia, me corrijam se eu estiver errado
 
Sarcasmo disse:
Naum Beorn jah conhecia gandalf assim como todos os seres da TM, mas acho q sim Gandalf era primo de Radagast pq ambos eram Maiar e naum me lembro de tolkien tivesse escrito q houvesse ou naum parentescos eentre maia, me corrijam se eu estiver errado

Nem todos os seres conheciam Gandalf. Conhecer eu digo de CONHECER mesmo, mas acho até que alguns na TM nem ouviram falar dele, feito os haradrim. É um exagero dizer isso. E como falou o Fëaruin, O Hobbit não é muito confiável na hora de entender as coisas do Silma, como Valar, Maiar e Eru. N'O Hobbit, Gandalf era apenas um mago andarilho, e não um Maia. Ele só assumiu essa identidade no SDA e no Silma, que eram livros mais comprometidos.
 
É Realmente O Hobbit foi o menos desenvolvidos dos livros de Tolkien.....mais mesmo assim acho q tem enorme semelhança com SdA,embora muitos achem q naum(ta certo q o condado ta meio diferente da descrição do SdA, mais talvez pq O Hobbit se passe mais de 50 anos antes .)..........mais começo a acreditar q como o 10 membro disse.....Gandalf quis dizer primo pra dar a entender a Beorn que eles eram algum tipo de parentes (talvez pelo fato do proprio mago se lembrar que ambos eram Maiar...vai saber ne? :tsc: ) ,e assim talvez ganhar mesmo a confiança e atenção de Beorn ,pra que este talvez achasse que o até então desconhecido Gandalf fosse uma pessoa "honesta"como Radagast e não mais um "forasteiro folgado""querendo uma cama e um pouco de comida....
É talvez não sejam primos por relaçao de sangue mais sim primos por Gandalf entender que ambos eram magos e como ali existiam poucos magos ele assim achou melhor dizer pra beorn aceita-lo ..........

É achei muito interessante essa historia entre parentescos dos dois magos, afinal isso me faz pensar........"O que diria(ou ja disse) o mestre Tolkien se questionado sobre este assunto?Todos sabemos que Tolkien era fiel a vamos dizer "seus deslizes na historia"(como o caso de glorfindel) e sempre tinha uma historia na manga pra consertar e dar a entender a seus leitores q tudo ja fora pensado............
bom é isso e até mais
 
Sarcasmo disse:
Naum Beorn jah conhecia gandalf assim como todos os seres da TM, mas acho q sim Gandalf era primo de Radagast pq ambos eram Maiar e naum me lembro de tolkien tivesse escrito q houvesse ou naum parentescos eentre maia, me corrijam se eu estiver errado
Baseando-se nisso, podemos dizer então que Gandalf, Tadagast, Sauron, Melian e Saruman são primos, afinal, todos são Maiar.

:think:

Acho que não. Mesmo não havendo citação por parte de Tolkien em relação ao parentesco dos Maiar, não acho que eles sejam primos.
 
Hoje em dia, pelo menos, qualquer parente mais distante é chamado (erroneamente ou não) de primo.
De certa forma eles são parentes, mas não diretamente relacionados, por isso eu acho que Gandalf disse primo apenas querendo dizer "somos parentes distantes".
 
Quem sabe isso naum seja verdade ou mentira, tolkien naum afirma exatamente esta kestão, mas pelo fato de serem Maiar deve ter um ato de parentesco
 
O "parentesco" entre os Maiar é o mesmo entre os Valar. São todos criação de Eru. :mrgreen:

Na verdade, só sei de uma Maia que teve filha: Melian.
 
Sarcasmo disse:
Bom entaum Gandalf era parente de Saruman, Sauron, Radagast, e assim por diante????????
Seguindo o seu raciocínio (abaixo), seriam!

Sarcasmo disse:
mas pelo fato de serem Maiar deve ter um ato de parentesco
Mas particularmente, acho que não podem ser chamados de primos, na acepção da palavra que conhecemos.
 
Sarcasmo disse:
Quem sabe isso naum seja verdade ou mentira, tolkien naum afirma exatamente esta kestão, mas pelo fato de serem Maiar deve ter um ato de parentesco

Pelo fato de sermos humanos temos algum grau de parentesco? :wink:
 
Lembrem-se que Eru decidia o grau de parentesco entre os Ainur, por exemplo, Melkor e Manwë eram irmãos na mente de Eru. Talvez Gandalf tb tivesse feito isso para esconder sua relação com os Istari, coisa que (acho) Beorn não devia saber.
Bom, mas talvez também isso seja só coisa d'O Hobbit, isto é, pouco desenvolvidas em relação ao SDA e ao Silma.
é mais ou menos isso o que eu acho pois todos são filhos de eru :?
 
Edrahil disse:
O "parentesco" entre os Maiar é o mesmo entre os Valar. São todos criação de Eru. :mrgreen:

Na verdade, só sei de uma Maia que teve filha: Melian.

Melian foi um caso à parte... Não acho que os maiar tivessem filhos ENTRE ELES. Eram muito puros para isso... 8-)
 
Desculpem eu estar a por dois posts juntos, a sério, mas é que me esqueci de dizer um coisa. Se os maiar quisessem um "filho" ( entre aspas porque era mais simbólico que outra coisa ), eles pediriam a Eru que lhes "fizesse" um ( criasse é mais correto ). O mesmo para os Valar.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Melian foi um caso à parte... Não acho que os maiar tivessem filhos ENTRE ELES. Eram muito puros para isso... 8-)
8O

E quem tem filhos quer dizer que não é puro? De onde você tirou isso? :o?:

E já se viu que não é por não poderem, já que Melian teve. Provável porque não queriam.
 
Edrahil disse:
O 10º membro da Sociedade disse:
Melian foi um caso à parte... Não acho que os maiar tivessem filhos ENTRE ELES. Eram muito puros para isso... 8-)
8O

E quem tem filhos quer dizer que não é puro? De onde você tirou isso? :o?:

E já se viu que não é por não poderem, já que Melian teve. Provável porque não queriam.

Tirei mais da gozação do que de outra coisa. Veja esse smiley, representa gozação mesmo. No problem ok?
E eu não disse que não podiam. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo