• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf mudou de corpo?

Dwain

Banned
É bem possivel que haja algum questionamento semelhante, mas procurei e não achei nada sobre isto.... Quando Gandalf termina a luta contra o Balrog ele volta como o branco, no filme ele mostra o Gandalf com o mesmo corpo de antes, mas fico pensando se realmente ele voltou com o mesmo corpo ou com outro corpo, isso não está de total esclarecido para mim.....:disgusti:
 
Sim, ele volta com um corpo novo. O corpo anterior era um hröa, um corpo como o de qualquer pessoal, que sente dores, frio, necessidades fisiológicas e tudo mais. Quando ele retorna, está em um corpo novo, um fána, que não sofre essas restrições possuídas por um hröa.
Mas aparência do velho é a mesma antes e depois de seu retorno; talvez haja algum trecho que cite alguma diferença na coloração da barba ou nos cabelos, sei lá.
 
Mas eu não sei Pandatur, a transição para um fána é inquestionável, mas será que o hröa não podia apenas ser transformado em um fána? Por exemplo, ele "apaga", daí ele é enviado novamente para lá, mas eu acredito que o novo corpo não tenha sido criado "do nada", acho que ele voltou no mesmo "corpo", mas num corpo diferente. Um tanto confuso... :lol:
 
Supõe-se que tenha um dedo de Eru nessa morte e retorno de Gandalf.
Considerando isso Eru teria dado a Gandalf a permissão de retornar em um fána e teria criado o corpo para ele.

Tolkien fala um pouco disso em uma das cartas. Não lembro qual o nº, mas assim que encontrar eu posto o link.
 
Acredito que o corpo dele tenha sido somente "reciclado" por assim dizer, foi aperfeiçoado pelo poder dos valar ou até mesmo de Eru, portanto, acho que não foi criado do nada, somente melhoraram o que já existia...
 
Proview disse:
Supõe-se que tenha um dedo de Eru nessa morte e retorno de Gandalf.
Considerando isso Eru teria dado a Gandalf a permissão de retornar em um fána e teria criado o corpo para ele.

Tolkien fala um pouco disso em uma das cartas. Não lembro qual o nº, mas assim que encontrar eu posto o link.

Eru? Eu não me lembro dele interferindo nesses assuntos, sempre pense que tivesse sido obra dos Valar...:tsc:
 
Não foi bem uma morte, foi uma passagem de espírito. Que eu me lembre o "espírito" (forma original) voltou a Valinor e foi permitido a ele voltar. Agora encontrei uma passagem que justificaria a hipótese da criação de um corpo inteiramente novo:

d'O Senhor dos Anéis, O Cavaleiro branco:

- Estava nu quando fui enviado de volta - Por um tempo curto, até que minha tarefa estivesse cuprida.

Essa fala de Gandalf me leva a crer que eles não estava nu quando seu corpo anterior (hröa) adormeceu sobre o pico da Zirakzigil e estava nu quando retornou. Da mesma maneira, um corpo que fosse criado novo não teria em si roupas, visto que são desnecessárias.
 
Varnon disse:
Acredito que o corpo dele tenha sido somente "reciclado" por assim dizer, foi aperfeiçoado pelo poder dos valar ou até mesmo de Eru, portanto, acho que não foi criado do nada, somente melhoraram o que já existia...

Eu acho que foi + ou - assim msm! Tipo que os Valar ou Eru pegaram o msm corpo e curaram as feridas e tudo mais, assim apos terminado colocaram o espirito de Olorin de volta nele e mandaram-no p/ a T-M como Gandalf. Isso se justifica pq se fosse de outro modo Aragorn, Legolas e Gimli ñ poderiam reconhece-lo quando estavam em Fangorn a procura de Merry e Pippin
 
Poderiam sim Legolas, era só o novo corpo ser semelhante ao anterior. E de fato num primeiro momento ele não foi reconhecido. Sua barba e seus cabelos se tornaram totalmente brancos, quando antes eram cinzentos.
 
A carta 156 fala sobre Gandalf. EIs o link: Carta 156

Um trecho da carta:
"Mas por isso, no fim, Gandalf significaria mais que no início. Ele foi enviado por um mero plano prudente dos Valar angélicos ou governantes; mas a Autoridade tinha assumido este plano e o ampliado, no momento de seu fracasso. ‘Desnudo fui enviado de volta – por um breve tempo, até que minha tarefa estivesse cumprida’. Mandado de volta por quem, e de onde? Não pelos ‘deuses’ cujo entendimento é só com este mundo encarnado e seu tempo; porque ele passou ‘além do pensamento e do tempo’."

Por aí sabemos que Eru inteviu (Autoridade claramente refere-se a Eru).
Na carta fala também que Gandalf foi transformado, então pode-se interpretar que o hröa dele foi transformado em fána por Eru.
 
Ué, por esse trecho dá a impressão que Gandalf saiu dos Círculos de Arda, será?
 
Pelo que Tolkien disse nessa Carta, sim Aldamar.
Tudo leva a crer que Gandalf saiu dos círculos do Mundo (saiu de Eä mesmo), devido a intervenção de Eru.
 
Eu nao entedi direito sua pergunta, mas se o que quer saber é se Gandalf mudou de corpo a resposta é nao.

Ele apenas "evoluiu", de um mago cinzento para um branco. :abraco:
 
assim, eu acho que ñ eh bem evoluiiu, pq , acho eu, que olorin inha o poder, mas estava reduzido, ñ foi gandalf q evoluiu, foi o seu corpo q foi melhorado para suportar o faná...
assim, eh u q eu acho, se disse um monte de doideiras...foi mal...=P
 
Pandatur disse:
Mas aparência do velho é a mesma antes e depois de seu retorno; talvez haja algum trecho que cite alguma diferença na coloração da barba ou nos cabelos, sei lá.

Tem um trecho que fala do cabelo sim, no capítulo "O Cavaleiro Branco", pág 92
 
Gente não sei se existe como "transformar" um hröa em fána, é mais fácil criar um fána, um corpo novo.
 
O próprio Gandalf poderia criar seu fána seguindo a lógica dos Ainur.

O que eu entendo é que Eru apenas o mandou de volta sem impor a condição de que ele voltasse encarnado como ocorreu com os Istari anteriormente, não haveria necessidade dele criar um fána para Gandalf e nem de Gandalf usar o seu corpo físico velho para alguma transformação.
 
Lord dá uma olhada nesse trecho da mesma Carta que eu citei lá em cima:
"Ele [Gandalf] estava transferindo para a Autoridade que estabeleceu as Regras, e desistindo de qualquer esperança de sucesso pessoal.

Isto, devo dizer, é o que a Autoridade desejava, como uma partida para Saruman. Os ‘magos’, como tal, falharam; ou se você prefere: a crise tinha ficado muito séria e precisava de um aumento de poder. Então Gandalf se sacrificou, foi aceito, aprimorado e devolvido.
"

O grifo é meu.
Esse trecho dá a entender que Gandalf não fez seu fána, mas que seu fána foi feito por Eru.
A missão que Gandalf dirigia tinha como limitação o uso do hröa, ele não poderia quebrar essa limitação sem desobedecer os Valar. Quando ele morreu, Eru cuidou para que Gandalf pudesse retornar mais poderoso afim de cumprir com sua missão.

A única dúvida que eu tenho aqui é: porque Saruman não vestiu um fána? :think:
 
Eu sei Pro, eu li isso.

Mas o que quero dizer é que não faz sentido interpretar assim já que qualquer ainur poderia vestir seu fána sem interferencia de Eru, né mesmo? Excetuando-se os encarnados em hröa que eram exceções (creio que por isso Saruman, etc).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo