• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf e o Portão de Moria

Imrahil de Dol Amroth

Encantador de Vagalumes
Relendo o SdA, fiquei interessado em saber o que GAndalf fala com o portão...

A frase exata:
Annon edhellen, edro hi ammen!
Fennas nagothrim, lasto beth lammen!

Só sei que edro é abra, no inf.
Não saco nada de nada nas línguas, alguém pode me ajudar?
 
Suilad!

A tradução literal e correta seria: "Portão élfico, abra agora para nós! Entrada [do] povo dos anões, escute [a] palavra [de] minha língua!"

Vou fazer uma análise das palavras pra você ver:
Annon "portão, grande porta";
edhellen "élfico", composto por edhel "elfo" e o sufixo -ren "feito de, de, do(a)(s)";
edro imperativo de edra- "abrir";
hi mutação suave de si "agora";
ammen "para nós", composto por an "para" e men "nós" (no inglês us);
Fennas "[grande] entrada", fenn "porta" + -as sufixo intensivo;
nogothrim "povo anão", composto por nogoth "anão" e -rim "povo";
lasto imperativo de lasta- "ouvir";
beth mutação suave de peth "palavra";
lammen "minha língua" (como linguagem), composto por lamm "língua" e -en desinência posseciva da 1ª pessoa do singular.
 
Do o q estava escrito no portão??? o q pode se dizer... qual eh a tradução correta dos versos escritos no Portao de Moria.
 
A frase escrita no portão de Moria tem a sua tradução correta no livro mesmo:

- As palavras estão na língua élfica do Oeste da Terra-média dos Dias Antigos - respondeu Gandalf. - Mas não dizem nada de importante para nós. Dizem apenas: As Portas de Durin, Senhor de Moria. Fale, amigo, e entre. E abaixo está escrito, em letras pequenas e apagadas: Eu, Narvi, as fiz. Celebrimbor de Azevim desenhou estes sinais.
 
Herenvaron disse:
Do o q estava escrito no portão??? o q pode se dizer... qual eh a tradução correta dos versos escritos no Portao de Moria.

As linhas estavam escritas em ithildin, que é uma variação feita pelos Elfos do Mithril de Moria
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo