• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf, Círdan e Narya

Riff, Gandalf cria fogo como cria luz, com o seu próprio poder. Elrond diz que os anéis não foram feitos como armas, e um anel que controla o fogo teria pouca utilidade que não fosse a de uma arma. E não é Nenya, o anel da água, que controla o Bruinen, mas Vilya, o do ar. Isso mostra que essa relação é mais poética, possivelmente proveniente da pedras que possuíam.
 
Tá, originalmente eles não foram feitos como armas, mas isso não quer dizer que eles não possam ser usados como tal. Elrond, por exemplo, deve ter feito a tempestade do Bruinem usando o poder de Vilya, que era o anel do ar, mas isso foi uma exceção: os anéis não foram feitos para serem usados como armas, mas sim, para impedir que as coisas belas da Terra-Média morressem.
 
Aqueles anéis foram feitos para preservar o mundo contra a passagem do tempo. Sim. Mas não podemos esquecer que tinha um dedinho de Sauron naquilo. A meu ver, não apenas no "cavalo de tróia" que era a vinculação dos anéis ao Um Anel, mas também em alguma coisa da "tecnologia" empregada na sua fabricação.

Aquilo não era bem exatamente sub-criação. Pelas técnicas de sub-criação, a coisa mais parecida com os anéis que os elfos conseguiram criar foi a Elessar, a pedra verde que Galadriel usava antes de receber o anel. Mas aquela pedra não tinha poder suficiente para funcionar como os anéis funcionavam.

Só quando os noldor aceitaram (imprudentemente) a ajuda de Sauron (disfarçado) é que conseguiram fazer anéis como aqueles. Sem os conhecimentos que o necromante lhes deu, eles não teriam como fazer coisas daquele estilo.

Mas é aí que está a grande jogada. O que Sauron ensinou a Celebrimbor foi necromancia (que, em Tolkien, é muito menos "mágica com mortos" e muito mais "mágica com cara de tecnologia").

A necromancia se caracteriza pela finalidade. É como a tecnologia.
Já a sub-criação não tem propósito específico. É como a arte.

Portanto, como os anéis foram feitos com um pouco de técnicas de necromancia, não descarto a possibilidade de serem usados como armas. O que poderia ser um grande problema se tais objetos viessem a cair em mãos erradas...
 
Portanto, como os anéis foram feitos com um pouco de técnicas de necromancia, não descarto a possibilidade de serem usados como armas. O que poderia ser um grande problema se tais objetos viessem a cair em mãos erradas...

Sim, claro, Tolkien diz diretamente isso:

"O poder principal [de todos os anéis igualmente] é a prevenção ou diminuição da decadência [isto é, "mudança" vista como algo lamentável], a preservação do que é desejado ou amado, ou sua visão - este é mais ou menos um motivo Élfico. Mas eles também aumentam os poderes naturais do portador - dessa forma se aproximando da "mágica", um motivo facilmente corruptível para o mal, um desejo por dominação. E finalmente eles possuíam outros poderes, mais diretamente derivados de Sauron ["o Necromante": assim ele é chamado pois lança uma sombra passageira e um presságio nas páginas de O Hobbit]: como fazer invisível o corpo material, e fazer coisas do mundo invisível visíveis.

Mas a função deles não era a de serem armas, então eles não dariam poderes bélicos, apesar de poderem ser usados com tais fins.
 
Mas os mesmos poderes sobre o fogo ???

Não há provas de que havia qualquer controle sobre o fogo (e eu não acredito que haja). Mas se você acredita que há, os outros deveriam possuir poder sobre o ar e a água.
 
Sobre os anéis não poderem serem usados como armas... isso se refere aos 3 anéis né ???

Eu penso ... (não tenho provas) de que os anéis teriam um pequeno poder sobre coisas físicas... pelomenos seria mais legal
 
Sobre os anéis não poderem serem usados como armas... isso se refere aos 3 anéis né ???

Sim, mas pode ser ampliado para todos os outros. Mas os anéis poderiam ser usados como armas sim, já que eles ampliam as capacidades naturais dos portadores, mas não são armas.
 
Eu penso ... (não tenho provas) de que os anéis teriam um pequeno poder sobre coisas físicas... pelomenos seria mais legal.

Como assim? Não entendi muito bem.
 
Como eu sou fanático por RPG, eu pensei que um personagem do Gandalf criando e controlando chamas seria muito legal... foi só um pensamento
 
Criar ele podia, tanto é que criou em Caradhras, na madeira molhada. Mas controlar o fogo acho que está além de seu poder.
 
Os Valar não tiveram nada com isso. Foi Eru que mandou Gandalf de volta. Isso está dito na Carta 156.
valeu....

Hm, desconfio de que os Valar, se quisessem se meter na briga em pessoa, poderiam ter dado um jeito no Sauron até com uma mão amarrada para trás...
como assim?? pq os Valar??? eu disse dos Maiar Gandalf, Saruman, Radagast, e os Azuis



Gandalf reamente usava Nayra????
 
volteryus disse:
Gandalf reamente usava Nayra????

Cara, esse é um spoiler dos brabos, que inclusive já está respondido nesse tópico.
A sua dúvida é esclarecida no final do Senhor dos Anéis, e os detalhes ficam pros Apêndices. :D
 
no final mostra o Gandalf com o Nayra aparecendo, mas e durante a jornada Gandalf fica escondendo os dedos no manto??? como usaria a espada e o cajado????
 
Os anéis élficos não aparecem livremente, só por vontade do portador.
Galadriel fez questão de mostrar o seu anel para o Frodo, e ele só o viu porque ela desejou mostrá-lo. Os outros não sabiam disso, à excessão do Gandalf. :D
 
Os anéis élficos não aparecem livremente, só por vontade do portador.
Galadriel fez questão de mostrar o seu anel para o Frodo, e ele só o viu porque ela desejou mostrá-lo. Os outros não sabiam disso, à excessão do Gandalf.
interessante informação, aonde conseguiu tal???
 
Ao meu ver, Gandalf não precisava do anel, mas ele ajudou muito na sua aproximação com os homens, hobbits e elfos na terra média.
mas o anel não dava maiores poderes a ele dos que ele já possuia
 
Não tive tempo de ler todas as mensagens, mas posso ajudar em algumas dúvidas.

Os Três Anéis não foram criados para dar poderes à mais aos seus portadores... Celebrimbor não os fez para isso, pois as intenções eram outras... Os Anéis foram feitos para ampliar as capacidades naturais dos portadores e dar longevidade ao ambiente em que estavam hehehe... bem, Gandalf não perderia poder sem o anel, mas não teria suas capacidades aumentadas. Mas não iriam atrapalhar muito, creio eu, a falta do anel. Gandalf não usou todo o seu poder abertamente... certamente ele podia mais... até mesmo porque os istari não tinha autorização para usar seus poderes numa luta direta contra Sauron, ou usar da força para obrigar os povos livre na guerra...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo