• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf, Círdan e Narya

Gandalf sabia do seu "enorme" poder, mas por causa da carne como citado ele não podia usar muito, justamente porque acabaria com as energias do corpo pois é de onde (acho que) tirava sua magias (modificação em atomos)... ele usa várias vezes, pode-se ver bastante em moria onde ele perde num dispel com o Balrog... e é justamente lá que ele se enfraquece e morre depois de muito tentar contra o Balrog.... :x

Infelizmente não teremos a certeza se Gandalf estava ou não de fato com o anel onde ele soltava magias, e sabe-se tambem que o cajado dava um grande auxilio, afinal e o cajado???? a luz de moria vem do cajado, não haveria de estar um grande poder ali??? :o?:

Sera que Gandalf ousaria ultilizar seu anel sem saber exatamente onde estava o Um Anel??? "Na escuridão aprisiona-los" ele não temeria nem um pouco isso??? :roll:

Nayra, o anel de fogo.... aonde estiver escrito seja em cartas, seja no sda (que é só no final se não me engano), no hobbit, silmarillion, ou outros, por favor coloque aqui para analizar-mos.... 8-)

Se puder-se-ia-mos analizar tudo talvez encontrariamos alguma suposição mais pragmatica.

:lily:
 
tirava sua magias (modificação em atomos)...

Não misture cientificismo com fantasia, a magia de Gandalf é somente o uso de sua capacidade sub-criativa, proveniente de sua natureza ainu. O resto é lógica externa à obra. :wink:

ele usa várias vezes, pode-se ver bastante em moria onde ele perde num dispel com o Balrog... e é justamente lá que ele se enfraquece e morre depois de muito tentar contra o Balrog....

Gandalf não tirava o seu poder do seu corpo, o cansaço podia enfraquecê-lo, mas não matá-lo por exaurimento, até porque Gandalf usou pouco de seu poder total que poderia usar em fána.

Sera que Gandalf ousaria ultilizar seu anel sem saber exatamente onde estava o Um Anel??? "Na escuridão aprisiona-los" ele não temeria nem um pouco isso???

Ele afirma que não o usava abertamente, mas não teria problemas por causa do Um, ele sabia onde estava, e sabia que não seria usado contra ele. Até porque Frodo não tinha poder pra isso.
 
Todos os anéis conservavam suas respectivas locações assim como seus portadores. Por que o Narya não poderia conservar Gandalf?! Ele era muuuuito velho como sabemos (de ainu, nem tanto como hröa). E conservando ele agia de certa forma dando uma certa força para Gandalf, o que faz com que ele seja mais poderoso que outros istári. Pelo menos penso eu assim.

É especulação, mas cabível à meu ver. :roll: :D
 
a

" Não misture cientificismo com fantasia, a magia de Gandalf é somente o uso de sua capacidade sub-criativa, proveniente de sua natureza ainu. O resto é lógica externa à obra. "

não estou misturando ciencia com fantasia maneh... apenas dando uma explicação lógica e academica de como talvez Gandalf ao ver de Tolkien lançava magias, pois Tolkien diz em suas cartas que era mais ligado a realidade do que a fantasia...... leia o livro e as cartas....


"Gandalf não tirava o seu poder do seu corpo, o cansaço podia enfraquecê-lo, mas não matá-lo por exaurimento, até porque Gandalf usou pouco de seu poder total que poderia usar em fána."

não disse que o cansaço o matou apenas disse que o enfraqueceu.... afinal se vc estiver cansado e for fazer uma maratona vc vai ganhar???? entao realemente é um super mago.... canalize suas forças Senhor do Escuro... se usar pouco é ele dizer que em Moria quase perdeu para o Balrog numa disputa no portão imagina se ele tivesse canalizado muito.... leia o livro


"Ele afirma que não o usava abertamente, mas não teria problemas por causa do Um, ele sabia onde estava, e sabia que não seria usado contra ele. Até porque Frodo não tinha poder pra isso,."

Se não compreendes o que digo deves começar a praticar leitura irmão, eu nesse caso acima disse q na época em q Gandalf desconhecia o Um ele não devia usa-lo, não estou falando do SDA.... ja leu o silmarillion??? devia ler é um ótimo livro....






[/quote]
 
Eu podia ter ficado ofendido, mas até achei engraçado.

não estou misturando ciencia com fantasia maneh... apenas dando uma explicação lógica e academica de como talvez Gandalf ao ver de Tolkien lançava magias, pois Tolkien diz em suas cartas que era mais ligado a realidade do que a fantasia...... leia o livro e as cartas....

Não existe explicação lógica e acadêmica porque não há embasamento nem na obra nem na ciência para explicar o poder de Gandalf através de átomos ou o que seja.

não disse que o cansaço o matou apenas disse que o enfraqueceu....

Não? Então me desculpa mas você me deu essa impressão, afinal leia a sua resposta:

Sua resposta disse:
ele usa várias vezes, pode-se ver bastante em moria onde ele perde num dispel com o Balrog... e é justamente lá que ele se enfraquece e morre depois de muito tentar contra o Balrog....

Ele usa muito o se poder e assim se enfraquece e morre. Foi isso que eu entendi, se não foi isso que você quis dizer você bem poderia ser mais claro. :wink:

se usar pouco é ele dizer que em Moria quase perdeu para o Balrog numa disputa no portão imagina se ele tivesse canalizado muito....

Gandalf usou sim pouco do seu poder de maia, nem de longe capaz de esgotá-lo. Mas ele a maioria do seu poder estava restrito por seu hroa, por isso ele se cansa tanto.

Se não compreendes o que digo deves começar a praticar leitura irmão, eu nesse caso acima disse q na época em q Gandalf desconhecia o Um ele não devia usa-lo, não estou falando do SDA.... ja leu o silmarillion??? devia ler é um ótimo livro....

Me desculpe, mas em meio a tantas referências a Moria eu não percebi o corte que você fez. Mas não acho que Gandalf teria muitas reservas quanto ao uso de Narya, ele acreditava no que Saruman havia dito, que o Anel havia sido perdido pra sempre.



Paz e Amor!

:lily:
 
o q aconteceu?os topicos fizeram fusao!?

btw, eu so o logan, eu recuperei meu antigo username:D, graças a quem fundiu os topicos, ae eu li desde o começo e lembrei como escrevia meu Nût-Búrz:D
 
A citação que o Carcharoth lembrou está no final do Of the Rings of Power, e a não ser que eu esteja enganada, não informa nada sobre como é que o Gandalf usava o Anel, exceto pelo fato óbvio de que ele não o exibia por aí.

volteryus disse:
Sera que Gandalf ousaria ultilizar seu anel sem saber exatamente onde estava o Um Anel??? "Na escuridão aprisiona-los" ele não temeria nem um pouco isso??? :roll:

Volteryus, Galadriel usava Nenya. Frodo viu, e Samwise viu o brilho da pedra do anel dela.

E o Tolkien era de fato um cara ligado a explicações racionais. Mas em nenhum texto que eu conheça, ele deu uma resposta científica de como é que a magia do Gandalf funcionava. Eu duvido que essa dúvida seja só minha aqui. Se você conhece alguma referência da autoria do Tolkien a respeito, conte para a gente.

Do que eu conheço dos textos em que o Tolkien tentava explicar coisas do legendário, ele mais relatava do que justificava. Como no Osanwe-quenta, por exemplo: ele descreve como a telepatia funciona mas não conta por que ela funciona. Não há nada muito científico ali.
 
Bem estou concluindo umas pesquisas ai, e talvez demore um pouco para responder coerentemente e com clareza essas questões... quero pedir desculpas ao Ringil... Cara Swanhild quando eu disse ousar usar o anel eu me refiro a antes de 3001 pois somente em 3018 no conselho é que vem a tona que o Um havia sido encontrado.... agora um fato engraçado é do pippin ter apenas 11anos no niver de bilbo......
 
umas coisas que eu nao entendi:

o que eh a chama inperecível
o ganfalf era nao sei o q e depois viro hroa??????? (eu n li o simarilion)
quem faz parte do conselho?
qual o lugar onde eles se juntam pro conselho??
 
volteryus disse:
Cara Swanhild quando eu disse ousar usar o anel eu me refiro a antes de 3001 pois somente em 3018 no conselho é que vem a tona que o Um havia sido encontrado...

Caro volteryus, Galadriel usou Nenya, o Anel de Água, durante toda a Terceira Era. E ela não apenas usava o Anel em sua mão, mas também utilizava o poder dele para conservar Lothlórien intacta. Elrond fazia a mesma coisa em Valfenda com Vilya, o Anel de Ar. E nenhum dos dois era controlado por Sauron. Portanto Gandalf podia usar Narya sem medo de ser controlado. O que eles não podiam era fazer isso enquanto Sauron estivesse usando o Anel; por esse motivo os Três não foram utilizados por seus portadores durante a Segunda Era.
 
:D Primeiramente gostaria de agradecer o esclarecimento da querida Swanhild, obrigado pela explicação 8-)

Gandalf o Cinzento morre na luta contra o Balrog :roll: Yogodoshi se é que entendi sua pergunta.... Ele volta como o Branco ressucitado pelos Valar [(não me lembro o valar q cuida dos espiritos) valar são os "Anjos" do mundo que vivem num tipo de "ceu" que é Valinor]..... Gandalf é Olórin em Valinor um Maiar (tipo um "santo" dos valar) assim como Sauron, Saruman, Radagast, entre outros... só que Sauron era de uma classe mais "avançada" ou "evoluida" e queria ser um tipo ditador e estava na Terra-Media..... Gandalf, Saruman, Radagast e os Azuis foram enviados para Terra-Media para solucionar o caso de Sauron pois sem os Maiar ninguem conseguiria derrotar Sauron..... desculpe a pressa e a confusão mas acho que esclarece alguma coisa......

No conselho estão os Anões (nao lembro de onde) (gimli) mas sei que foram alertados por orcs que Sauron havia retornado, bem alguem poderia colocar o link dessa parte dos anões para o Yogodoshi (realmente não me lembro bem??? mas então eles foram para o conselho afim de auxilio para saber o q fazer com as tais "exigencias" que lhes foram dadas..... os elfos de Lorien (nao sei) mas haviam da Floresta das Trevas (Legolas) no caso destes seria pelo fato deles já saberem que Sauron havia estado ali (depois desceu para Mordor)... e outros elfos ali de perto, e claro Elrond o Meio-Elfo que é uma longa historia... os humanos estava apenas Aragorn filho de Arathorn herdeiro do trono de Gondor, e Boromir filho de Denethor de Gondor que havia sido enviado pelo pai por causa de sonhos e de acontecimentos que ali estavam ocorrendo (Faramir é quem queria ir se nao me engano).... os hobbits que a historia vai esclarescendo bem quem são, sem esquecer do querido mago Gandalf o Cinzento...... os mais sabeis ali eram Elrond e Gandalf pois sabia bem o que estava realmente acontecendo com a Terra Media, o resto mais precisava do Conselho para algumas respostas eventuais....

Por fim Valfenda era o lugar onde eles estavam no conselho, fica entre o topo do vento que é depois de Bri e Caradrhas perto de Moria... O lar de Elrond, um lugar tranquilo....

bem tenho de ir urgente... desculpa a falta de clareza e principalmente eu nem sabert se as palavras que coloquei seriam as mais adequadas....


mais uma vez obrigado Swanhild :wink: depois se eu puder te mando um texto sobre Radagast e Bombadil se quiser é claro, sua opinião e ajuda seriam mais que bem vinda...
 
Ao meu entender não sei se podemos relacionar com clareza a chama de Arnor com o Anel uma vez que essa chama é algo muito valioso (a chama imperecivel ou chama do bem como alguns escreveram). Acredito que a maior função de Mithrandir é ser o servidor do fogo secreto que controla a chama de Arnor antes de qualquer coisa, isso o deixa em posição de muito poder fazendo com que o anel seje apenas um adorno útil de vez enquando.
A chama de Udûn seria o contrario da chama de Arnor, acho que podemos aceitar o fato de todo o ser vivente em Arda possuir no seu interior " na alma talvez" a chama de Arnor. A chama de Udûn por sua vez seria a chama de Arnor contaminada pelos poderes de Morgoth que sempre teve como principal meta a destruição dos temas fornecidos por Eru e trabalhados pelos Ainur.
 
Anor, Gandalf é o servidor do fogo secreto que controla o chama de Anor.

Já a chama de Udûn, é o próprio balrog, assim como a chama de Anor é Arien. Udûn é Utumno em sindarin.

A chama de Anor não está realmente relacionado ao Narya. Anor é o Sol, e o fogo secreto, a Chama Imperecível. É uma alusão a Eru, para mostrar que Gandalf é fiel a Ele, em oposição ao balrog, seguidor de Morgoth.
 
Gandalf o Cinzento morre na luta contra o Balrog :roll: Yogodoshi se é que entendi sua pergunta.... Ele volta como o Branco ressucitado pelos Valar [(não me lembro o valar q cuida dos espiritos)

Os Valar não tiveram nada com isso. Foi Eru que mandou Gandalf de volta. Isso está dito na Carta 156.

sem os Maiar ninguem conseguiria derrotar Sauron

Hm, desconfio de que os Valar, se quisessem se meter na briga em pessoa, poderiam ter dado um jeito no Sauron até com uma mão amarrada para trás...


Esse negócio da Chama de Anor é uma das coisas que mais dá confusão no Tolkien. Muita gente diz que a chama de Anor é a Chama Imperecível. Eu não concordo muito com isso, pois não há nada nos livros que suporte essa afirmação (ou melhor, eu pelo menos não me lembro de nada nesse sentido -- argumentos contrários são super bem vindos!). Mas eu gostei do que o Ringil lembrou no post dele, que relaciona a Chama de Anor com o Sol e com Arien. E tem um texto nas Cartas (infelizmente eu não consigo achar de jeito nenhum em qual carta isso está) em que o Tolkien diz que as expressões Chama de Anor e Chama de Udûn, além do que o Ringil já disse, indicam a oposição entre o fogo que aquece e dá forças contra o fogo que destrói. Se eu achar o texto em que isso está dito, eu edito aqui.

(o parágrafo acima foi editado)

Edit: O trecho está no Contos Inacabados, no ensaio sobre os Istari. Vou quotar aqui, para ficar claro:

Warm and eager was his spirit (and it was enhanced by the ring Narya), for he was the Enemy of Sauron, opposing the fire that devours and wastes with the fire that kindles, and succours in wanhope and distress (...).
 
Eu gostaria de saber... quais eram exatamente os poderes de Narya ???

Narya é o do Gandalf? :think: Eu acho que era prolongar a vida e mais algumas coisas misteriosas que o ajudavam em seu trabalho.
 
Eu tenho pra mim que Narya "amplificava" os poderes de Gandalf, já que era o Anel do fogo, assim sendo, Gandalf podeia reacender a esperança e a coragem no coração daqueles que já as haviam perdido.
 
Além do poder principal de contenção de tempo, que todos os anéis tinham.
 
LHRagone disse:
Eu gostaria de saber... quais eram exatamente os poderes de Narya ???

Narya era o anel do fogo, ele criava fogo(vide Caradhras) assim como o anel da água controla a água do Bruinen(a tempestade q Elrond convovou por exemplo)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo