• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frut d`ouro

É enigmatico mesmo.
Simplismente ninguém sabe, com certeza, o que ela é...
Eu deixei de pensar muito sobre isso, Fruta d'ouro é Fruta D'ouro e o Tom é o Tom (dã) e ponto final.
 
Assim como Tom, Fruta D'Ouro é um enigma nos livros de Tolkien, ela é descrita em A Sociedade do Anel, no capítulo Na Casa de Tom Bombadil como bela, formosa e tal:

J.R.R. Tolkien - O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel. Cap. VII disse:
Os longos cabelos loiros caíam em cachos sobre seus ombros; o vestido era verde, verde como juncos novos, salpicado de prata, como gortas de orvalho; O cinto de ouro parecia uma corrente de lírios - roxos, presa por botões azuis de miosótis. Rodeando-lhe os pés, em grandes vasilhas de cerâmica verde e azul, boiavam nenúfares brancos, e ela parecia estar num tronco, no centro de um lago.

Como pode-se perceber, Tolkien usa muitas vezes a citação da cor verde e tambem cores da natureza como o branco e azul. Fruta d'Ouro, no meu pensamento é da mesma "raça", "espécie" ou tipo de Tom: um espírito da natureza. Mas observando este trecho do livro, na qual Fruta fala, pode se observar que ela diz ser filha do rio:

J.R.R. Tolkien - O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel. Cap. VII disse:
- Venham meus queridos! - disse ela, pegando Frodo pela mão. - Vamos rir e nos divertir! Sou Fruta d'Ouro, Filha do Rio
ou tambem na musica que ela canta, afirmando ser a Filha do Rio:

J.R.R. Tolkien - O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel. Cap. VII disse:
Mais clara do que a água, esbelta qual ramo esguio!
Junco na fonte viva, linda Filha do Rio!
Na primavera e verão, na primavera prolongada!
O canto da cascata, das folhas a risada!
 
Bem A descrição dela, eu ja tinha em mente, mas Alguem teria uma teoria que explicasse a sua existencia enigmática e tal...
 
Forlindon disse:
Bem A descrição dela, eu ja tinha em mente, mas Alguem teria uma teoria que explicasse a sua existencia enigmática e tal...
Eu acho que os dois são realmente uns "espiritos da natureza", e a Fruta D'Ouro foi um tipo de presente que foi dado ao Tom pelos seus trabalhos de cuidado da natureza, e a própria o recompensou.
 
Mithrandir o branco disse:
Forlindon disse:
Bem A descrição dela, eu ja tinha em mente, mas Alguem teria uma teoria que explicasse a sua existencia enigmática e tal...
Eu acho que os dois são realmente uns "espiritos da natureza", e a Fruta D'Ouro foi um tipo de presente que foi dado ao Tom pelos seus trabalhos de cuidado da natureza, e a própria o recompensou.

Se for seguir a sua idéia faz sentido sim, pois no capítulo que citei, ali pelas páginas perto das que citei esta descrito que Tom é o Senhor da Floresta, e como já disse, a Fruta é filha do rio, portanto seria um presente da natureza para ele.

A Fruta d'Ouro parece ser sempre grata e feliz, ela diz que Tom ''É'', e nada mais, como forma de (segundo a interpretação relacionando a esta idéia) agradecimento à ele...
 
Sr. Cachopardo disse:
Mithrandir o branco disse:
Forlindon disse:
Bem A descrição dela, eu ja tinha em mente, mas Alguem teria uma teoria que explicasse a sua existencia enigmática e tal...
Eu acho que os dois são realmente uns "espiritos da natureza", e a Fruta D'Ouro foi um tipo de presente que foi dado ao Tom pelos seus trabalhos de cuidado da natureza, e a própria o recompensou.

Se for seguir a sua idéia faz sentido sim, pois no capítulo que citei, ali pelas páginas perto das que citei esta descrito que Tom é o Senhor da Floresta, e como já disse, a Fruta é filha do rio, portanto seria um presente da natureza para ele.

A Fruta d'Ouro parece ser sempre grata e feliz, ela diz que Tom ''É'', e nada mais, como forma de (segundo a interpretação relacionando a esta idéia) agradecimento à ele...
Para mim, Tom vai ficar sempre sem explicação, e o mesmo para Fruta D'Ouro. Vão continuar sendo o segredo de Tolkien para sempre.
Para que Bombadil seria um espírito da floresta? Para ser uma coisa bela ou que a protegesse?
 
Mith disse:
Para que Bombadil seria um espírito da floresta? Para ser uma coisa bela ou que a protegesse?

Tom seria um espirito da floresta, pois Tolkien o quis que fosse, representando a felicidade sem ser ambicioso. No texto Tom Bombadil - O Eterno Mistério da Duvendor, são apresentados muitos fatos do que seria ou do que pode ser Tom.

Para saber o porque de Tom não ter uma raça específica, é preciso ler o texto citado.

A questão de que Tom não tem uma raça exatamente definida, é que isso se associa ao contexto de nomes de O Hobbit, veja bem: no livro O Hobbit, muitos personagens são apenas denominados como "Senhor das Águias" mais tarde revelado seu nome em SdA, Gwaihir; e "Rei da Floresta" que seu nome verdadeiro é Thranduil.

A relação é simples de se entender, no O Hobbit, Tolkien criara apenas personagens, sem nomes, pois era uma boa e velha história para seus filhos, sem nenhuma ambição de algo maior, como algo formoso, como mais trade o SdA. Então, sendo assim, no texto fala que Tom fora criado bem antes de SdA, e antes da publicação de O Hobbit; criado em 1933. Poratanto eu acredito que Tolkien não se importara em dar a ''raça'' de Bombadil, apenas jogá-lo na história e fazê-lo parte dela.

No texto da Duvendor, na parte de ''A Mensagem de Tom Bombadil'', pode-se ler que Tolkien quis representá-lo como aquela pesoa que pode ser alegre sem o fruto de ambição. Portanto, Tom nem dá interesse para o momento que Frodo usa o Anel, simplesmente diz para o Frodo relaxar e voltar, não ter medo. Tom nem se importou que estava lidando com o Anel, vai ver ele mal sabia da história.

"Ele é", como disse Fruta d'Ouro. Significa representar isso: A segunda conclusão é que o alegre Bombadil, mais que um simples personagem, é a representação viva de um ideal. Através dele, Tolkien nos ensina que o caminho para a felicidade passa bem longe da ambição, da sede de poder, do desejo de possuir e dominar; a verdadeira felicidade não é ter - é ser. E, como bem disse Fruta d’Ouro, “Tom É”. (Texto em itálico da Duvendor)
 
Olha, até onde eu sabia (e eu acho que li isso em algum dos livros) ambos são Maiar e vieram pra terra-média logo depois que os Valar vieram.
 
Eita...discussao acirrada essa...mas sim...quando li sda pela terceira vez (hauhauaha) comecei a imaginar se Tolkien nao estava misturando as "mitologias". Pra mim, Fruta D'Ouro tem mais uma caracteristica de ninfa do que de elfa, presente pro Tom ou qualquer outra coisa assim. Mas eh improvavel e imprevisivel...ai ai...hauahauhuaa

Open up and say...ah!
 
Adrehel

Olha, até onde eu sabia (e eu acho que li isso em algum dos livros) ambos são Maiar e vieram pra terra-média logo depois que os Valar vieram.


Tem certeza que isso tem no livro? pois nao me lembro de ter visto nada relacionado com a origem tanto de Tom quanto De Fruta d`ouro
 
Assim.... Eu axo que Tanto Tom quanto Fruta d`ouro Foram criados durante a Grande Música no pensamento do próprio Eru, Para que fossem "Os guardiões" Da própria terra média...
 
Eita...discussao acirrada essa...mas sim...quando li sda pela terceira vez (hauhauaha) comecei a imaginar se Tolkien nao estava misturando as "mitologias". Pra mim, Fruta D'Ouro tem mais uma caracteristica de ninfa do que de elfa, presente pro Tom ou qualquer outra coisa assim. Mas eh improvavel e imprevisivel...ai ai...hauahauhuaa

Concordo,pra mim tanto um como o outro são guardiões da natureza,e portanto,fazem alusão a uma ninfa e um Pam,como na mitologia grega.
 
Exato! Isso aí!
Agora, quanto à eles serem Maiar, nada a ver! Eles têm caracterisiticas peculiares demais para serem dos Maiar.
 
Nossa eu já pensei, re-pensei, li todos os textos que encontreio sobre o assunto (o da Duvendor é um dos melhores) e não cheguei a conclusão alguma sobre Tom Bombadil, a não ser a que ele era um péssimo compositor e uma ótima pessoa, por isso adotei a mesma estratégia do Proview:
Eu deixei de pensar muito sobre isso, Fruta d'ouro é Fruta D'ouro e o Tom é o Tom (dã) e ponto final.
Tom Bombadil é um enigma que morreu com Tolkien e a não ser que encontrem algum ensaio esquecido fdo Professor, sempre ele será uma incógnita que ele nos deixou!!! :wink:
 
poisé axo que o que tinhamos de falar sobre o tom aqui na valinor ja foi falado... a não ser que surjam novos textos de tolkien :tsc:
 
lembro que li em tópicos anteriores que Fruta D´ Ouro era Yavanna ( :o?: :o?: :o?: )numa forma humana e que o Tom era um outro vala que agora eu ñ me lembro....
nao sei bem o que eu acho deles... acho que temos que aceitar o q esta escrito no SdA...
muita coisa ja foi falada sobre os dois...
 
lembro que li em tópicos anteriores que Fruta D´ Ouro era Yavanna ( )numa forma humana e que o Tom era um outro vala que agora eu ñ me lembro....
nao sei bem o que eu acho deles... acho que temos que aceitar o q esta escrito no SdA...
muita coisa ja foi falada sobre os dois...

Tom nesse caso seria Aule.

Quer saber? Existem 1001 possibilidades (bem como tópicos) falando do casal 20 da TM. Isso vai de crença, desde que vc não viaje muito, claro. :obiggraz:

Alguém podia fazer uma análise, uma espécie de estatística sobre com que frequência aparece um tópico sobre Tom e Fruta :D .
 
sim é verdade... ja vi mtus tópicos e artigos sobre o Tom e Fruta D´ Ouro...

verdade ele seria Aule... eh q faz mtu tempo desde que eu li o Sil.
ta na hora de reler....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo