1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Frenesi Polissilábico (Nick Hornby)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Anica, 5 Abr 2009.

1. Anica

Anica Usuário

Vi hoje na Gazeta que o livro do Hornby já foi lançado aqui no Brasil, ié. Sinopse:

Nunca li as críticas dele sobre livros, mas se ele falar de literatura como fala de música, tenho certeza que o livro será uma delícia.

2. Pips

Pips Old School.

Não sabia que ele escrevia criticas. Aliás, nem imaginava essa paixão toda por livros, imaginei ele como um cara apaixonado por música como o Cameron Crowe.

3. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

E mais um pra fila de "a comprar logo". :sim:

4. Zuleica

Zuleica Usuário

Alta fidelidade eu coloquei em minha lista e... uma montanha sobre a indicação. Nesse livro, por ironia, ele diz como lida com a aflição que isso dá. O cotidiano nos obriga a parar no meio de algo bem especial, que não deveria ser interrompido. O Slicer, hoje, veio 3 vezes me convidar para, segundo ele, adentrar ao mundo real, onde existe comidaaaaa.

5. Anica

Anica Usuário

ele pelo visto é todo cheio de paixões. tem o lance do futebol também (ele torce para o arsenal se eu não me engano). o que o torna ainda mais interessante :grinlove:

(BTW, fui fuçar na amazon e aparentemente esse livro é vendido lá fora em 3 partes, a primeira é essa, a segunda é "Housekeeping x The Dirt" e a terceira é "Shakespeare Wrote for Money". Achei o último título simplesmente genial.)

6. Anica

Anica Usuário

Saiu mais sobre o livro na Veja, resenha do Moacyr Scliar:

Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (no site também está disponível um trecho do livro para "degustação" hehehe)

7. Pips

Pips Old School.

Sinceridade é tudo nesse mundo. Vou começar a fazer uma coluna que nem ele!

Se eu conhecesse um pouco mais os livros dele, além de Um Grande Garoto e Alta Fidelidade, escreveria um artigo sobre ele. Acho até que vou procurar esse novo. Uma boa!

8. Anica

Anica Usuário

ele é genial :lol:

:rofl:

9. Anica

Anica Usuário

Comecei a ler (em ingrêis, 23 reais na cultura _o/) e estou adorando. Tem várias passagens ali com as quais eu me indentifico horrores e aí morro de rir (tipo o que ele disse sobre ler para se divertir, ou sobre não ficar fazendo releituras). É realmente ótimo, adoro a prosa desse cara. Comento mais assim que acabar :timido:

10. Ramalokion

Comprado. Começo após acabar Moby Dick.

11. Anica

Anica Usuário

:rofl:

o bacana do livro é isso, mesmo quando ele está falando de uma obra da qual nunca ouvi falar, ele comenta de um jeito muito legal. quando li esse trecho aí eu estava no busão lotado, comecei a rir e devo ter passado por doida, mas a risada era inevitável. :timido:

12. Anica

Anica Usuário

Meu post sobre o livro
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :

13. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Tenho q admitir que eu tenho um certo receio/preconceito com esse livro. Se por um lado eu acho que o Hornby escreve muito bem e faz qq coisa parecer interessante (vide alguns capitulos sobre jogos de futebol universitário do Febre de Bola) eu simplesmente leio muito pouco ainda pra ler um livro sobre críticas de livros. Acho que não vou me ver nas situações q ele cria e comenta na crítica(coisa q acaba acontecendo comigo nos outros livros dele) justamente por ter um hábito ainda muito limitado de ler.

14. Ramalokion

Bom é o tiípico livro feito pr aum "consumidor certo", no caso: leitores.

Como sempre Hornby consegue! A grande lição do livro, se é que o livro quer dar alguma lição, é o que a Anica falou acima: ler tem que rimar com prazer. E seguindo Hornby isso fica muito mais fácil!

15. Anica

Anica Usuário

só de reler "If I ever shoot you, I promise you there will be a really good explanation, one you will grasp immediately, should you live." eu já fico com vontade de ler o livro de novo. acho que vou comprar o shakespeare wrote for money para poder ler as que não têm no meu livro.

16. Paulo

Paulo Cabeça de Teia

Eu estou lendo o livro, e gostando. Mas a moral da história me incomoda: é tosca.

Por mais que o Hornby tenha talento para dizer isso de formas divertidas, é uma moral tosca. Substrato de pós-modernices, ele dá voz à uma lógica que não compreende, mas ainda assim a reforça.

[Citar.]

Ao contrário do que diz o autor, nem todos os livros são igualmente bons, muitos não valem a leitura, e ler é muito mais do que puro entretenimento. Esse ponto é o mais trágico no libelo dele: reduzir o significado da literatura à puro entretenimento é um golpe muito forte em toda uma forma de arte. É fornecer os argumentos para qualquer um que ache assistir televisão tão válido quanto ler um livro. E, ainda mais trágico, é nivelar a literatura por baixo.

Compartilhar