• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

FMI - Quando ele ajuda ou prejudica?

Muot-Hart

Usuário
Veja aqui alguns dos episódios mais importantes na história do FMI
Saiba sobre suas principais funções e objetivos (warning: a segunda url é tendenciosa pro lado do FMI)

Nessas últimas eleições presidenciais, falou-se muito na dívida com o FMI, todos devem lembrar-se muito bem disso. Muito já foi pago, mas ela continua bem grande. Um problema que a imprensa varreu para debaixo do tapete, mas ainda está lá. Como um trabalho de faculdade que você vai deixando pra véspera.

O que acontece é que em tese, o FMI existe para facilitar a vida dos países membros. Mas será que facilita para todos, ou apenas para aqueles que menos precisam de ajuda? Muitas vezes, lucrando por cima de juros e taxas muito elevadas de câmbio, o FMI deixa essa dúvida no ar. Ora, os países que se enforcam nessas dívidas possuem outros problemas pra se preocupar, e aqueles que se beneficiam dessa situação já possuem seus muitos meios de produzir e adquirir capital. Me pergunto; o calote talvez não seja a medida mais benéfica, mas seria assim tão desonrosa?
Pesando na balança, a grande pergunta seria: FMI trás mais benefícios ou malefícios ao mundo?
 
O FMI e uma forma de fazer com que aqueles países mais pobres se submetam aos interesses dos países mais desenvolvidos.Com os países preso ao FMI tem que seguir o que esse órgão estipula para economia beneficiando uma minoria.
O Brasil já pagou sua dívida mais de duas vezes.Por conta dos juros ela só aumenta.Se o FMI ou o Bird fossem bonzinhos eles perdoariam as dívidas de países como Etiópia que estão em situação desesperadora com sua população sendo dizimada pela fome e pela AIDS.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo