• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fingolfin foi realmente um santo?

(apesar de que ele com certeza mataria Fëanor em pessoa se pudesse, pelo que ele fez.)

Acho que não, na hora 'H' ele iria ser piedoso, mais acho que chegaria a causar algum tipo de humilhação/punição para Fëanor que não a morte.

Mais acredito seriamente que ele nunca faria algum mal aos filhos de Fëanor por causa das atitudes dos pais, ele apenas culparia a pessoa que cometeu os erros, nesse caso Fëanor.

Pelo que eu li ele não era tão bonzinho, mais não tem relevância já que meu post incita atitudes de boa conduta.

Jus't what i think about it.
 
Acho que não, na hora 'H' ele iria ser piedoso, mais acho que chegaria a causar algum tipo de humilhação/punição para Fëanor que não a morte.

Mais acredito seriamente que ele nunca faria algum mal aos filhos de Fëanor por causa das atitudes dos pais, ele apenas culparia a pessoa que cometeu os erros, nesse caso Fëanor.

Pelo que eu li ele não era tão bonzinho, mais não tem relevância já que meu post incita atitudes de boa conduta.

Jus't what i think about it.

É, não duvido tambem não, é bem capaz ele não o matar, se parar pra pensar xD
 
Olha. Se ele o matasse seria por culpa do próprio Fëanor. Quando Fingolfin o perdoou e disse que seguiria o irmão mais velho (isso ainda em Valinor) em tudo parece que realmente estava sendo sincero, mas Feanor como sempre estragou tudo com a atitude de queimar os barcos e deixar o irmão literalmente a ver navios.
 
Morgoth fala...

Achei um outro trecho aqui do Shibboleth que fala sobre Fingolfin querer ser o senhor de todos os Noldor, fora aquele que já postamos aqui quando da troca do seu nome.

Fingolfin was his father's son, tall, dark, and proud, as were most of the Noldor, and in the end in spite of the enmity between him and Feanor he joined with full will in the rebellion and the exile, though he continued to claim the kingship of all the Noldor.

Fingolfin era o filho de seu pai (o seu aqui refere-se a Fëanor), alto, sombrio, e orgulhoso, como eram a maioria dos Noldor, e no fim, apesar da inimizade entre ele e Fëanor, ele se juntou à rebilião e ao exílio com toda a sua vontade, embora ele continuasse a clamar pela liderença de todos os Noldor.

E bastante interessante é uma nota de rodapé do Tolkien, nota esta anexa ao trecho previamente exposto aqui, que fala da troca do nome; trata-se de um diálogo entre Fëanor e Fingolfin.

Como ele disse com certa justiça: 'A aspiração de meu irmão fundamenta-se num decreto dos Valar; mas que força é essa para com aqueles que os rejeitaram e buscaram escapar de sua terra-prisão?' Mas Fingolfin respondeu: 'Eu não rejeitei os Valar, nem sua autoridade em todos os aspectos onde ela deve ser usada. Mas se foi dada aos Eldar a livre escolha de deixar a Terra-média e ir para Aman, opção esta aceita devido ao encanto e bem-aventurança daquela terra, a livre escolha para deixá-la e retornar à Terra-média, quando aquela se tornara sombria e violada, não lhes pode ser tomada. Além disso, eu tenho uma missão na Terra-média, a vingança de sangue de meu pai sobre Morgoth, a quem os Valar deixaram solto entre nós. Fëanor busca antes de tudo seus tesouros roubados.'

Não sei ao certo em que momento isto foi dito, mas fala do desejo de Fingolfin em liderar os Noldor, e o decreto mencionado por Fëanor é talvez os anos de exílio deste em Formenos. Desconheço, entretanto, o motivo pelo qual Fëanor diz que Fingolfin e seu povo rejeitara os Valar.

Quanto à última frase de Fingolfin, eu discordo. O Silmarillion deixa claro o amor de Fëanor pelo pai, acima mesmo que o amor que ele tinha pelas Silmarils:

E quem, entre os filhos de elfos e de homens, deu mais valor aos pais?

Original, em inglês, do texto acima:

As he said with some justice: 'My brother's claim rests only upon a decree of the Valar; but of what force is that for those who have rejected them and seek to escape from their prison-land?' But Fingolfin answered: 'I have not rejected the Valar, nor their authority in all matters where it is just for them to use it. But if the Eldar were given free choice to leave Middle-earth and go to Aman, and accepted it because of the loveliness and bliss of that land, their free choice to leave it and return to Middle-earth, when it has become dark and desecrated, cannot be taken away. Moreover I have an errand in Middle-earth, the avenging of the blood of my father upon Morgoth, whom the Valar let loose among us. Feanor seeks first his stolen treasures.'
 
Posso tacar uma pedra...e das grandes...(fãdofëanor)...*-*
E não acho Fingolfin um santo...¬¬(nãogostamuitodosbonsinhos)
 
Morgoth fala...

Posso tacar uma pedra...e das grandes...(fãdofëanor)...*-*
E não acho Fingolfin um santo...¬¬(nãogostamuitodosbonsinhos)

Hehehehe pior que eu já conheci outras pessoas que atacariam um pedra como você... eu, particularmente, atacaria uma pedra bem grande na cabeça do Fëanor e livraria esse mundo de meu Eru dessa peste virulenta! :lol:
 
Morgoth fala...

Você mora nos Salões de Mandos? Em caso afirmativo, fique tranquila, é pra lá mesmo que pretendo mandá-lo heheheheh
 
O que Fëanor quer dizer por rejeição é o fato dos Noldor estarem saíndo do que ele chamava de escravidão. Desde a autorização dada a Finwë por Manwë para se casar novamente Fëanor não nutri muito amor pelos Valar, e esse pouco amor se foi no momento em que se pai foi assassinado dentro de Aman, enquanto os olhos de Manwë estavam fechados.

Quanto à última frase de Fingolfin, eu discordo. O Silmarillion deixa claro o amor de Fëanor pelo pai, acima mesmo que o amor que ele tinha pelas Silmarils:

E foi depois dessa frase, que ele clamou a coroa. E acho que foi isso que deixou Fëanor mais irado, pois durante o conselho na Mindon Eldaliéva, Fingolfin não diz nada sobre justiça e vingança; ele apenas fala contra o irmão que quer acima de tudo levar vingança ao assassino de seu pai. E Fëanor não ia buscar somente vingança, ele queria sair de Aman. Rejeitar os parentes do assassino de seu pai, recuperar seu tesouro e montar um reino onde os Noldor poderiam governar os seus próprios assuntos.
 
Última edição:
Morgoth fala...

e o que seria dos Edain? Encontrariam-se com Caranthir, no leste? Ou Melkor daria o primeiro passo para cooptá-los?

Sem contar que chamar Morgoth na chincha foi demais! :joy:

Tecnicamente os Edain encontraram com Caranthir no leste, o povo de Haleth foi salvo por Caranthir e seu exercito no ultimo minuto. E Caranthir como é dito no Silmarillion viu a bravura dos edain e ofereceu a Haleth uma compensão e terras mais ao norte que ela poderia governar como quisesse.
E sim, Melkor também deu o primeiro paço para coopta-los.

Condenar Caranthir por não gostar dos edain é errado, ja que ninguém condena Thingol por impedir que estes vivessem nas suas terras.

O que Fëanor quer dizer por rejeição é o fato dos Noldor estarem saíndo do que ele chamava de escravidão. Desde a autorização dada a Finwë por Manwë para se casar novamente Fëanor não nutri muito amor pelos Valar, e esse pouco amor se foi no momento em que se pai foi assassinado dentro de Aman, enquanto os olhos de Manwë estavam fechados.



E foi depois dessa frase, que ele clamou a coroa. E acho que foi isso que deixou Fëanor mais irado, pois durante o conselho na Mindon Eldaliéva, Fingolfin não diz nada sobre justiça e vingança; ele apenas fala contra o irmão que quer acima de tudo levar vingança ao assassino de seu pai. E Fëanor não ia buscar somente vingança, ele queria sair de Aman. Rejeitar os parentes do assassino de seu pai, recuperar seu tesouro e montar um reino onde os Noldor poderiam governar os seus próprios assuntos.


Vejam bem, Fëanor tinha motivos pra sair de Aman. Tinha razões muito fortes pra isso. Não era só um xilique. Ele perdeu o pai que amava acima de tudo e perdeu a obra da sua vida que amava acima de todas as suas obras.
E Fingolfin?
Como o Finwe disse, Fingolfin não fala sobre vingança ou qualquer outra coisa. Ele fala contra o irmão mais velho e só.
Então, com relação as motivações que levaram os dois a TM temos Fëanor com motivos bons e Filgonfin indo porque sim.

Não odeio Fingolfin, na verdade dos eldar ele é o meu preferido(mentira, o meu preferido é o Maedhros) mas cheguei a conclusão que ele não é o ser iluminado que eu pensei que fosse. Na verdade é tão cretino quanto o proprio Fëanor.:yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo