• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor: ame-o ou deixe-o

É disso que eu tava falando quando propus o tópico, pois tem gente que detesta o personagem pelas escolhas dele e são tão passionais que esquecem que é um livro, e que em todos os contos épicos possuem paralelos, protagonistas e antagonistas. Os caras levantam uma bandeira anti-Fëanor, e não julgam como um personagem muito atraente (tão atraente que eles mesmo são ferozes à sua caça).

Já disse: A criação do personagem é ótima. Parabéns a Tolkien por ter criado um cara tão complexo quanto ele, que foi um dos mais importantes das Obras. Os textos onde ele aparece são sempre ótimos. Seu discurso em Tirion é demais, a ideia de Tolkien de fazer com que Fëanor criasse as Silmarili é muito boa, e é o núcleo de todas as histórias da Primeira Era de Arda. Todos os grandes contos posteriores tem influência das pedras e seu criador, como Beren e Luthien ou os Filhos de Húrin. Mas só.

Fëanor como elfo, é um mimadinho revoltado, que merecia uma morte muito pior do que a que teve, por ser um assassino traidor.

O criador do Personagem foi um gênio. O personagem, um babaca orgulhoso mesmo. Não só pelos assassinatos, traições ou pela rebeldia contra os Valar. Antes disso já mostrava ser um babaca, como quando ficou bravo por Galadriel negar uma mecha de seu cabelo...:lol:

Finwë sofreu tanto ou mais que Fëanor e nunca perdeu o juízo.
 
Não gosto dos atos de Fëanor, suas decisões, mas admito que ele tem extrema importância nos acontecimentos em Arda.

Só que acho um pouco forçado essas comparações do tipo: ahh se ele não existisse não teríamos outros livros, outros reinos, e tals. Acho que isso ficaria melhor no "E se..."(ex.:e se Feanor não existisse como seriam os outros reinos?)
O fato é que se não fosse ele[Fëanor], seria outro em seu lugar, ou talvez ninguém e a estória seria diferente e você não pensaria da forma atual.
O único responsável pela criação e o rumo de algo é o próprio Tolkien, que resolveu se dedicar ao seu mundo imaginário.
 
Última edição:
Silma: "Fingolfin era o mais forte, o mais firme e o mais valente."

Aí temos então uma contradição no Livro. Fëanor era mais fraco que Fingolfin, e ao mesmo tempo mais poderoso?



Mas isso não é muita desculpa. Só por sofrer, causar tanto quanto ele causou? É ser mimado, e em certo ponto, cruel. Matar elfos, queimar barcos para abandonar seu povo e seus meio-irmãos... Teve um fim melhor do que merecia.

Eu cito como fator, não como desculpa. Participar da única infelicidade do tipo em Aman teve parte na formação da personalidade dele. Um destino que não pôde escapar.

Se tendo as habilidades que ele tinha o destino ainda o forçava a fazer coisas, então muita coisas fica explicada na forma dele agir. Por dentro, Fëanor tinha um ressentimento contra o destino. O que ele escolheu fazer depois disso é um outro assunto.
 
Os leitores tem que admitir que o Fëanor é um grande personagem, sendo ele detestável ou não.

isso é fato... NINGUÉM pode questionar o tamanho de Fëanor nas obras de Tolkien... ele mexeu com a nação eldar inteira, uns a favor e vários contra, mas mesmo os que estavam contra ele de certa forma ajudaram-no em seus propósitos, seja incentivando-o em seus intuitos ou seja alimentando seu ego orgulhoso para que não desistisse e buscasse cada vez mais a vingança e, consequentemente, o poder...

não sou muito fã dele não... muito egoísta e orgulhoso, mas nem por isso deixo de creditar seus feitos no crescimento tanto de Arda quanto da obra em si...
 
Mas isso não é muita desculpa. Só por sofrer, causar tanto quanto ele causou? É ser mimado, e em certo ponto, cruel. Matar elfos, queimar barcos para abandonar seu povo e seus meio-irmãos... Teve um fim melhor do que merecia.

Nesse ponto até concordo com você. Fëanor sem dúvida era impetuoso e cruel. De certo modo todos os que saíram de Aman eram assim (embora Fëanor e os seus tenham demonstrado essa crueldade com inocentes). Assassinar irmãos por motivos fúteis é algo que o faz parecer com Melkor. Mas, em defesa dele, devo dizer que a queima dos barcos e o abandono dos Noldor que estavam com Fingolfin foi algo bem feito. Não somente Fingolfin, mas muitos dos que viajavam com ele estavam amaldiçoando o nome de Fëanor após o Fratricídio. O fato de Fëanor ter abandonado seu irmão decorre da insistência de Fingolfin em querer tomar-lhe a coroa dos Noldor, que era sua por primogenitura. Com o abandono, Fëanor evitou uma guerra civil entre os Noldor pela disputa da coroa, e mais derramamento de sangue e garantiu o que era seu.
 
Eu gosto do Fëanor.


Mas, antes de eu falar minha opinião sobre ele, quero comentar a forma como o pessoal que gosta dele o defende.

Quase sempre justificam-o com os seguintes argumentos (em resumo): "Olha, Fëanor fez isto, mas você tem que tirar os seus atos e ver quais eram suas reais motivações.", "Ele fez coisas ruins, mas ninguém estava na pele dele para saber por que ele fez tudo aquilo"...

Acho este argumento um pouco falho. Eu sei que ele teve todo uma história por trás, que ele perdeu o seu pai, assassinado por Morgoth, e que ele tinha uma motivação diferente dos demais, mas isto não justifica o que ele fez! Não se pode tirar os fatos e fingir de que ele não fez nada de errado na história, encarem de uma vez que este personagem é assassino, burro, conspirador, mimado e teimoso!


Mas eu gosto de Fëanor. Gosto dele como vilão, da mesma forma que gosto de Dart Vader, Eggman, Saga de Gêmeos ou qualquer outro bom-personagem-mau.

Dentre vários motivos pra eu me interessar por ele, é que ele teve a vontade, força e coragem para contrariar os Valar e comandar, com o seu carisma, toda uma legião de elfos, para uma jornada em que ninguém tinha noção de sua periculosidade.
 
Última edição:
Adorei o seu tópico e concordo com cada palavra do que disse!
Particularmente, gosto bastante do Fëanor. Ele se destaca no meio de todos os outros elfos, que parecem ser personagens muito planos. Ele é o mais complexo, de fato, e não é um cara mau. Ele apenas foge daquilo que normalmente se espera dos elfos, e, como você disse, lembra muito os humanos.

Afinal, o que seria da Terra-Média se Fëanor não tivesse deixado Valinor?
 
Fëanor não é babaca e muito menos mimado! Fëanor, assim como Húrin e Túrin, teve o ódio e inveja de um Vala direcionados a ele com mais intencidade do que a qualquer outra das demais criaturas.
Enquanto outros elfos sofreram após Fëanor, nenhum deles teve Morgoth arquitetando contra eles, por tanto tempo, entre os seus iguais. Digam o que quiserem, mas sem atentar a isso, qualquer critica ao personagem é superficial e pequena.

Ele matou outros, inquestionável, mas isso não deixa de demonstrar o quanto ele estava concentrado e decidido no que fez. É um argumento ruim dizer que se não fosse as Silmarills seus feitos seriam pequenos ou passariam despercebidos. Pode até ser, mas o que seria de Gondor sem as Palantiri?

Fëanor foi um líder, um cara que, mesmo inconscequentemente, acabou realizando os desejos de seus seguidores, que não deixam de ser tão ou mais culpados que ele. Sim! Ou será que todos aqueles grandes elfos que o seguiram não tem sua parcela de culpa por acabar encorajando-o? Porque eles não barraram o ataque aos Teleri e assim dificultado as coisas para os Noldor? Fëanor teria continuado em sua perseguição se estivesse sem apoio? Teria causado maiores danos a todos os povos, tanto de Valinor quanto da Terra-média se somente ele tivesse seguido em sua busca de vingança?
 
Nesse ponto até concordo com você. Fëanor sem dúvida era impetuoso e cruel. De certo modo todos os que saíram de Aman eram assim (embora Fëanor e os seus tenham demonstrado essa crueldade com inocentes). Assassinar irmãos por motivos fúteis é algo que o faz parecer com Melkor. .

:clap:

Mas, em defesa dele, devo dizer que a queima dos barcos e o abandono dos Noldor que estavam com Fingolfin foi algo bem feito. Não somente Fingolfin, mas muitos dos que viajavam com ele estavam amaldiçoando o nome de Fëanor após o Fratricídio. O fato de Fëanor ter abandonado seu irmão decorre da insistência de Fingolfin em querer tomar-lhe a coroa dos Noldor, que era sua por primogenitura. Com o abandono, Fëanor evitou uma guerra civil entre os Noldor pela disputa da coroa, e mais derramamento de sangue e garantiu o que era seu.

Essa atitude fez os Noldor ficarem rachados mesmo muito após a morte de Fëanor. Se tem algo que ajudou muito Morgoth, foi essa cisão dos Noldor. Isso é dito no Silma, que Melkor se alegrou ao perceber a cisão entre os Filhos de Fëanor e os de Fingolfin.

Quase sempre justificam-o com o seguinte argumento (em resumo): "Olha, Fëanor fez isto, mas você tem que tirar os seus atos e ver quais eram suas reais motivações.", "Ele fez coisas ruins, mas ninguém estava na pele dele para saber por que ele fez tudo aquilo"....

E outra, para alguém aqui os fins justificam os meios? Vale a pena matar amigos por pedrinhas brilhantes?

Acho este argumento um pouco falho. Eu sei que ele teve todo uma história por trás, que ele perdeu o seu pai, assassinado por Morgoth, e que ele tinha uma motivação diferente dos demais, mas isto não justifica o que ele fez! Não se pode tirar os fatos e fingir de que ele não fez nada de errado na história, encarem de uma vez que este personagem é assassino, burro, conspirador, mimado e teimoso!

:clap: Exatamente! Não tem justificativa. Fez por que não prestava. "Fogo interior" não é justificativa pra nada.

Mas eu gosto de Fëanor. Gosto dele como vilão, da mesma forma que gosto de Dart Vader, Eggman, Saga de Gêmeos ou qualquer outro bom-personagem-mau..

Vilão sim. É encantador. Palmas para Tolkien nisso.

Fëanor não é babaca e muito menos mimado! Fëanor, assim como Húrin e Túrin, teve o ódio e inveja de um Vala direcionados a ele com mais intencidade do que a qualquer outra das demais criaturas.

Melkor odiava a todos os Noldor. Fëanor não tinha exclusividade.

Enquanto outros elfos sofreram após Fëanor, nenhum deles teve Morgoth arquitetando contra eles, por tanto tempo, entre os seus iguais. Digam o que quiserem, mas sem atentar a isso, qualquer critica ao personagem é superficial e pequena.

Mas então pra você, ter Melkor no seu encalço é justificativa para suas atitudes?

Ele matou outros, inquestionável, mas isso não deixa de demonstrar o quanto ele estava concentrado e decidido no que fez. É um argumento ruim dizer que se não fosse as Silmarills seus feitos seriam pequenos ou passariam despercebidos. Pode até ser, mas o que seria de Gondor sem as Palantiri?

É um argumento ruim dizer que ele só matou ELFOS INOCENTES por causa das Silmarili, e que isso já basta como desculpa. "Ele estava concentrado e decidido". Não, ele estava louco. Louco como quando queimou os barcos, ou louco como quando quis ir em direção a Angband. E tão louco quando finalmente morreu (merecidamente), achando que poderia enfrentar sete balrogs.

Se os teleri pedissem as joías dos noldor, e eles recusassem, os teleri poderiam matar os noldor por causa disso? Seria uma boa justificativa?

Fëanor foi um líder, um cara que, mesmo inconscequentemente, acabou realizando os desejos de seus seguidores, que não deixam de ser tão ou mais culpados que ele. Sim! Ou será que todos aqueles grandes elfos que o seguiram não tem sua parcela de culpa por acabar encorajando-o? Porque eles não barraram o ataque aos Teleri e assim dificultado as coisas para os Noldor? Fëanor teria continuado em sua perseguição se estivesse sem apoio? Teria causado maiores danos a todos os povos, tanto de Valinor quanto da Terra-média se somente ele tivesse seguido em sua busca de vingança?

Poucos noldor são totalmente livre de culpa. São os que ficaram em Valinor, como Finarfin. Mas nenhum deles pode ser tão responsabilizados quanto Fëanor. É como querer culpar um civil alemão das atrocidades de Hitler. Por um tempo, para muitos alemães, Hitler não era um demônio, e sim seu líder.

Só para lembrar: Quando Fingolfin e sua hoste foram em auxílio aos noldor em Aqualondë, eles não sabiam o que tinha ocorrido antes disso, apenas lutaram pois viram seus parentes lutando contra os teleri.
 
Essa atitude fez os Noldor ficarem rachados mesmo muito após a morte de Fëanor. Se tem algo que ajudou muito Morgoth, foi essa cisão dos Noldor. Isso é dito no Silma, que Melkor se alegrou ao perceber a cisão entre os Filhos de Fëanor e os de Fingolfin.

Isso é verdade, mas essa cisão não começou nos portos de Alqualondë; isso vem de muito antes, nascida das mentiras de Melkor e que se tornou mais uma disputa pela coroa dos Noldor do que ressentimentos. Nesse ponto (essa cisão), devo dizer que Fingolfin teve mais culpa que o próprio Fëanor.

Só para lembrar: Quando Fingolfin e sua hoste foram em auxílio aos noldor em Aqualondë, eles não sabiam o que tinha ocorrido antes disso, apenas lutaram pois viram seus parentes lutando contra os teleri.

Acho muito pouco provável que Fingolfin tenha participado do Fratricídio, pois ele estava muito atrás da hoste de Fëanor. Mas, acho que é de Fingon que se fala, pois ele e sua hoste eram os mais adiantados dos Noldor que vieram com Fingolfin.
 
Última edição:
Eu sempre tive uma forte influencia antes mesmo de ler alguma obra.
Alguns dos meus colegas já havia lido as obras de tolkien e em alguns momentos eu me via perdido nas conversas (quando falavam de tolkien) por não saber nada da história.

Decidi então comprar a coletanea (feito) e acompanhar a história desde o seu início. Como tudo se inicia no silmarillion, foi o livro que escolhi pra começar a ler. O livro tem uma leitura um pouco pesada e narra histórias que transcorre vários anos, passando por eras e personagens...

O livro no seu inicio parecia ser muito fadonho, mas continuei com sua leitura.. até chegar em feanor.. Dali em diante eu não queria parar de ler.. e foi o que me deixou mais viciado no livro.

feanor além de ser um grande nome, é também um forte incetivo a leitores novos.. todo o seu empenho, valentia em desobedecer os valar e não seguir seus conselhos, cruzar a terra média partindo de aman no incalce de morgoth, bater na sua porta e desafiar a obra mais perfeita de eru, que era um valar..

li o silma e estou no filnal do hobbit, e até agora o personagem entre os filhos de eru de mais renome pelos seus feitos de ousadia e coragem foi feanor..
 
Gostei muito do tópico, realmente Fëanor é um personagem bem, digamos, radical, particularmente gosto muito dele, pois é do tipo que muda o curso da história com suas ações e criações, realmente um personagem semelhante a um humano real devido à sua complexidade.
Fëanor, além disso, escapa aos padrões elficos (não estou dizendo que estes não possuem diferenças entre si) e por isso acaba se destacando, alheio ao bem e ao mal, apenas por ações que ele julga necessárias naquele momento, para mim, isso o torna um excelente elfo assim como um excelente personagem.
 
Última edição:
Concordo plenamente na com a grandiosidade de Feänor, ele foi o estopin da historia posterior da terra média. Mas também acho que, e não tratem isso como ofença, ele foi o 1º Elfinho mimimi de Ea, encarando sempre com birra os desacordos alheios, pesrneando ate o ultimo por coisas vãs, e Melkor viu que o pequeno elfinho mimimi poderia muito bem ser usado pra por fogo naquela terrinha feliz que ele odiava tanto (pensando bem Melkor foi o 1º mimimi de Ea). Mas é um personagem muito bom, sua saga é uma das melhores coisas do Silmarillon.
 
Pelo menos ao meu ver a história de Feanor é quase como uma lição contra o orgulho e a imprudência da juventude.

Talvez ele não fosse literalmente "jovem" como um adolescente humano mas sempre que lembro de Feanor não consigo não pensar na história grega de Ícaro voando próximo de mais do Sol e caindo para a morte.

Feanor era jovem no sentido que realmente não conhecia o mundo e acreditava-se capaz de enfrentar qualquer coisa, levando seu povo para a glória longe da tutela dos Valar. Ele básicamente agiu pelo impeto da juventude, foi quase como um jovem abandonando os pais acreditando que pode viver sua vida sem a ajuda de ninguém.

Para mim essa atitude de fugir da proteção de Valinor era algo necessário aos elfos que acabaria ocorrendo mais cedo ou mais tarde, a vingança só acabou inflamando mais ainda esse desejo e levou Feanor ao juramento e a toda a problemática posterior.

Se ele era mau de verdade? Acho que não, Feanor foi o primeiro elfo "birrento" de Ea e acabou tornando a história muito mais interessante.

Podemos odiar sua arrogância mas sempre vem uma certa admiração pela determinação dele em tentar recuperar as silmaris!
 
Amigos, a história de Fëanor é uma tragédia, assim como as gregas, ele não é um vilão ou um herói, ele é um protagonista trágico, justamente por ser o maior dos eruhíni e ter feito as maravilhas que fez, mas sendo do jeito que era e cometendo as atrocidades que cometeu, ele não poderia ter sido muito mais? a resposta é sim, por isso é uma tragédia.

Fëanor me lembra Agamemnon, de Ilíada, esta coisa de sacrificar seus filhos e semelhantes, para obter o seu objetivo próprio é muito presente nestas personagens.

Agamemnon tinha o desejo de dominar todo o mediterrâneo, ele usa a historia de Helena apenas como protesto para atacar Troia, após reunir todos os gregos, ele acaba ficando preso em uma ilha, já que o vento ali não soprava a favor, consultando o Oráculo de Delfos ele descobre que necessita sacrificar uma sacerdotisa de Ártemis, sendo esta Ifigénia, sua própria filha.

Agamemnon acaba mentindo para sua mulher, Clitemnestra, falando que havia conseguido um casamento para Ifigénia e pedindo a Clitemnestra para traze lá, Ifigénia vai até seu pai vestida de noiva, Agamemnon pegando-a pela mão começa a subir a colina onde será realizado o sacrifício, sendo ele mesmo que deve fazê-lo, ou seja, degolar sua filha, subindo rumo ao altar, apenas no meio do caminho, para que Clitemnestra não saiba, Agamemnon vai explicando a sua filha do que se trata aquela situação, Ifigénia por ser uma sacerdotisa acaba aceitando aquilo, apenas quando ele termina o sacrifício, Clitemnestra percebe o que havia acontecido.

Agamemnon posteriormente acaba sofrendo uma sequencia de tragédia devido esta atitude, Fëanor faz algo parecido a seus filhos, onde basicamente os acaba mandando para morte, quando os faz cumprir seu juramento maldito, o que os dois tem em comum, não há culpa ou receio em suas ações.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo