1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fëanor: ame-o ou deixe-o

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Gimli Axefighter, 17 Nov 2010.

  1. Gimli Axefighter

    Gimli Axefighter The Goathead...

    Um dos, se não O personagem mais polêmico de toda a mitologia tolkieniana, odiado por muitos, porém amados por muitos também (eu particularmente adoro o personagem). Fëanor, mesmo com todos os seu erros e precipitações, no fim das contas foi o grande responsável pelos reinos élficos da Primeira Era, pois onde apenas existia Doriath dos avari, posteriormente por conta de sua guerra contra Morgoth surgiram, Nargothrond e Gondolin dos noldor. Fëanor fez muito para que a história de toda a Terra-Média se tornasse mais rica, pois criou as Silmarilli, sem as quais não teriam ocorrido muitos dos contos posteriores como o de Beren e Lúthien, por exemplo.

    Fëanor foi acometido de uma loucura e desejo de vingança terríveis, proporcionais ao poder de sua chama interior, que ardia cada vez mais e mais poderosa. Se Fëanor não fosse tão poderoso, talvez ele não agisse dessa forma agressiva e solitária como lhe era característica. Fëanor na verdade, foi uma vítima do destino, um instrumento de forças superiores, que teria de ocorrer pra aque os elfos retornassem à terra natal.
    O fraticídio de Alqualondë, foi um grande mal, mas sem tal o exílio não ocorreria e Aman não se fecharia, e o risco de Morgoth retornar com suas hostes para causar ainda mais maldades era grande. No fim de tudo teve o fim que mereceu, como um grande guerreiro, lutar contra um Balrog não é fácil, contra um batalhão deles e contra Gofmog, seu senhor, é quase impossível. Ainda assim, não morreu durante a batalha e sim pereceu depois.


    Mas vamos aos fatos pelos quais ele é adorado e odiado.

    Ele era mais realista doque os demais personagens.
    Ele era mais próximo ao temperamento de um ser humano real doque dos elfos
    Ele tinha um ímpeto muito belicoso
    Ele era absurdamente poderoso e habilidoso
    Ele era muito precipitado
    Ele era extremamente idividualista
    Ele era muito arrogante, porém, carismatico


    Na minha opinião, Fëanor é o personagem mais completo, em termos de personalidade de todos os livros de Tolkien (sem desmerecer os demais), ele apenas é mais complexo. Tem um temperamento realista, o que nos tras uma realidade maior doque quando se fala de Gandalf, que talvez seja o personagem mais famos de toda a mitologia, por exemplo.
    Não gosto quando alguém dá uma opinião focada apenas em atitudes tomadas pelo personagem, as atitudes boas ou más, constroem o personagem em si. Muitos leitores o condenam pelo fraticídio, esquecendo assim de que sem contrapontos, sem extremos e sem dois lados definidos de bem e mal, nenhum conto épico acontece. Os leitores devem parar de se apegar nas ações feitas por Fëanor e julgarem os contos como um só. Sendo que todos os personagens são bem construidos e tem seu papel na história de Eä.
     
    Última edição: 18 Nov 2010
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Faerie

    Faerie Usuário

    :clap:

    Ótimo tópico amor, parabéns! E realmente, ele é um dos personagens mais interessantes das obras... não sou muito bitolada nele, porem tenho que admitir que ele foi muito bem trabalhado pelo professor.
     
  3. Carnildo

    Carnildo O Esquecido

    Não cheguei ainda na parte de Feanor n'o Silmarillion, ainda estou na parte dos eldar vindo à Valinor.Mas pelo texto eu realmente achei o cara meio homem sabe ?Gostei, parabéns meu amigo anão!

    Que sua barba cresça eternamente!
     
  4. ancalagon_killer

    ancalagon_killer Usuário

    Olha, realmente concordo que ele tinha uma personalidade muito complexa e mais humana, mas não gosto dele. Não gosto da personalidade dele. Ele era muito arrogante e orgulhoso( as caracteristicas q mais odeio em personagens, e nesse quesito Feanor só perde para Morgoth). Tipo, realmente se achava o gas da coca. E era idiota, não nas forjas, mas em estrategia e sabedoria mesmo(se achava mesmo, achou que tinha poder para enfrentar os teleri, e teria morrido se não fosse Fingolfin, achou que poderia abandonar os Valar, e se ferrou por causa disso, achou q poderia dar reinos iguais aos de Valinor aos Noldor, e os levou a ruína, achou q poderia enfrentar um Valar_Morgoth_ e por causa disso morreu.)Além do mais,além de gostar muito pouco de sua personalidade, suas atitudes não fizeram eu gostar mais dele exatamente( e sim, para mim a atitude dos personagens fazem eu gostar + ou - do personagem).
    E não encaro que ele tenha levado grandes reinos a terra-media, encaro que ele levou ruína aos Noldor. Os Valar teriam ocultado Valinor de qualquer geito se Morgoth tivesse atacado. Enfim, acho que tirando suas forjas, na qual fez coisas esperaculares, ele realmente só prejudicou o mundo. Mas por mais que não goste dele, acho que Tolkien se superou ao criar um personagem tão complexo e com tanta personalidade.
     
  5. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Assim. Acho engraçado uma coisa. Fëanor foi feito para ser odiado. Mas você pode gostar dele mesmo assim.
     
  6. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Se não fosse por Fëanor não existira Númenor e nem mesmo o Senhor dos Anéis.
     
  7. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Fëanor é um mimado. Habilidoso, belicoso...mas mimadinho. Atitudes como o Fraticídio já estão batidas mesmo, (embora sejam imperdoáveis) agora se negar a dar as pedras aos Valar, sendo que o pedido era para recriar as Árvores, fonte da Luz que gerou as Silmarili é muita frescurite dele.

    E Fingolfin é mais poderoso, isso é dito com todas as letras no Silmarilion.
     
  8. Gimli Axefighter

    Gimli Axefighter The Goathead...

    Ele é mais poderoso sim, mas convenhamos que em todos os livros, "poder" se mostra muito mais doque habilidade de brandir espadas ou lançar feitiços. O dom da palavra e habilidades que Fëanor possuia, superam em muito Filgolfin.

    Mas realmete, poderíamos ficar horas discutindo se gostamos ou não.
    Se tem gente que gosta de Morgoth, gostar de Fëanor é o de menos.
     
  9. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Fëanor é impressionante, isso eu tenho certeza também. Sua oratória é um dos trechos mais emocionantes do Silma. Mas pra mim não passa de egoísmo, vejo ele enganando os Noldor, e lhes trazendo desgraça por interesse próprio. No fundo, ele sempre quis ir atrás de Melkor por vingança, não por liberdade.

    Que os feitos dos Noldor são admiráveis em Beleriand, não há discussão. Fingolfin, Turgon, Fingon, Finrod... é de tirar o chapéu. E isso tudo só ocorreu "graças" a Fëanor. Mas ele não teve a intenção. Só queria suas pedrinhas, e vingar a morte do pai.

    :lol: Aí concordo contigo.
     
  10. Gimli Axefighter

    Gimli Axefighter The Goathead...

    O que eu quis dizer quando falei que foi por ele que os grandes reinos surgiram, foi que um acontecimento lava a outro. E a cadeia de acontecimentos é uma coisa real. Fato, se ele não tivesse feito o que fez, nada teria acontecido nos outros livros.
    Os leitores tem que admitir que o Fëanor é um grande personagem, sendo ele detestável ou não.

    Mas o tópico é justamente pra isso =)
     
  11. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Não diria mimado.
    Orgulhoso seria melhor. Mas até ai...
    O que pega é que é uma personagem que foi feito para sentirem ódio. Mas muita gente curte.
     
  12. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Isso eu admito.

    A importância de Fëanor é clara, é fato de que sem Fëanor, é difícil imaginar como seria a TM. Sem os Noldor, Thingol não resistiria muito tempo, e os Quendi, homens e anões teriam sucumbido a Melkor.

    Dos filhos de Iluvatar, é o mais destacado das obras, a frente de Fingolfin ou Earëndil. Mas isso não o torna admirável. Temos de pensar no porquê de seus atos. Não acho seus atos justificáveis. Aliás, pra mim, são deploráveis.

    Não o amo. Apenas admiro a genialidade do autor de ter criado um personagem tão complexo, e que divide o Silma em dois: A.F = Chato. D.F= MUITO FODA.

    Mas muita gente ama Sauron, Smeagol, Saruman e Melkor. E nem por isso eles deixam de ser cruéis. Perto deles, Fëanor é um herói.
     
  13. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    É que teoricamente ele faz parte dos "bonzinhos". Então ele deveria ser mais odiado ainda.
    Eu gosto dele. Mas nem o acho grades coisas.
     
  14. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    De alguma forma, a perda de Míriel criou uma distorção imensa em Fëanor.

    Se por um lado ele havia sido criado em Aman aonde todos eram felizes, Feanor teve contato com a única infelicidade grande naqueles dias de sua juventude que foi a profunda cicatriz no coração do pai provocada pela vontade de sua mãe de ir embora.

    Ferido em si mesmo e naquele que mais prezava (o pai), Melkor deve ter somado dois mais dois para provocar um desmoronamento, pois ele mesmo matou Finwe em terras abençoadas. E somou sobre a cabeça confusa de Feanor algo que ele havia apenas provado com a morte voluntária de Miriel. Agora, ele havia passado pela perda violenta de alguém e sua reação seria ainda mais forte e mais cega que a anterior. Se a perda da mãe já o deixou indisposto com a nova escolha de Finwe (Indis), a perda do pai deve ter jogado a pá de pólvora que faltava para o tico e teco ainda em formação do Noldo.

    Pois se Feanor era o mais poderoso e brilhante isso siginificava apenas que seus defeitos eram os mais bem escondidos de todos os filhos e que certos defeitos não devem ser atiçados de qualquer jeito. Sendo Morgoth o que era e conhecendo Feanor como conhecia a derrubada de um ser poderoso em Aman do jeito mais cruel passava por deixá-lo nú diante de seus irmãos.
     
  15. ancalagon_killer

    ancalagon_killer Usuário

    Sim, eu entendo que Feanor foi importante. Admiro Tolkien por criar um personagem tão complexo, e também sei q ele veio pra botar fogo no Silmarillion, e tornar o livro ainda melhor(não concordo que o Silma antes de Feanor é chato:D). Mas o que eu quero dizer é que eu não sou obrigado a gostar dele, e não gosto:humpf:, pois para mim ele é um personagem cuja personalidade e curícolo me dão mais motivos para odia-lo do que gostar dele, por mais que por causa dele nós temos as historias de sda e o hobbit(além de muitas outras).
    No entanto, Feanor é sim mais poderoso que Fingolfin até em batalhas.Segue a citação:
     
  16. Finwë

    Finwë Alto Oficial de Erebor

    Eu não diria que a morte de Míriel causou tanta mudança em Fëanor. Ele era alguém que odiava em ser contrariado, acho, portanto, que as atitudes de Finwë tiveram muito mais "culpa" nos atos e decisões posteriores de Fëanor do que a morte de sua mãe.

    Outra coisa que pode ser observada (e agora peço desculpas por não poder oferecer o trecho) é que já havia, tanto em Fëanor quanto em outros dos Noldor, uma crescente ansiedade por terras inabitadas e inexploradas. Isso, penso eu, teve um impacto maior nos que foram junto a Fëanor e Fingolfin do que o próprio discurso de Fëanor, que somente serviu para tacar fogo no circo (embora esse seja um dos maiores pontos de climax do Silmarillion).
     
  17. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Digo isso pelo fato de Feanor ter nascido e se criado no reino abençoado. Provavelmente a única criança a conviver com fatos desse tipo na infância. Todos podiam ser felizes enquanto ele era aquele que tinha "sugado as forças da mãe" para nascer e "tirado felicidade" de seu pai. E a dor do pai era sentida por Feanor como se fosse a dele e no reino de Aman a cura para essa dor parece não ter sido encontrada pois dependeria também de palavras de Míriel. Na prática, Fëanor vem de uma família mal resolvida e sua mentalidade explosiva combina muito com a de alguém que se melindra. Alguém mimado como falou o Neithan.
     
  18. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Silma: "Fingolfin era o mais forte, o mais firme e o mais valente."

    Aí temos então uma contradição no Livro. Fëanor era mais fraco que Fingolfin, e ao mesmo tempo mais poderoso?

    Mas isso não é muita desculpa. Só por sofrer, causar tanto quanto ele causou? É ser mimado, e em certo ponto, cruel. Matar elfos, queimar barcos para abandonar seu povo e seus meio-irmãos... Teve um fim melhor do que merecia.
     
  19. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    É preciso entender a motivação de Fëanor. Quem se pauta meramente em coisas que nunca viveu, só imagina do que se trata. É fácil falar que outra pessoa fez isso ou aquilo e afirmar que é tudo errado.
    Não digo com isso que os fins justificam os meios, mas sem se colocar na pele do personagem, ver as coisas pelos olhos deste... É como o cara que acha que aquele que trabalha digitando ou repassando textos não tem o mesmo valor daquele que carrega peso ou derrete camelando na rua.
     
  20. Gimli Axefighter

    Gimli Axefighter The Goathead...

    É disso que eu tava falando quando propus o tópico, pois tem gente que detesta o personagem pelas escolhas dele e são tão passionais que esquecem que é um livro, e que em todos os contos épicos possuem paralelos, protagonistas e antagonistas. Os caras levantam uma bandeira anti-Fëanor, e não julgam como um personagem muito atraente (tão atraente que eles mesmo são ferozes à sua caça).
     

Compartilhar