1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Faramir e Boromir: irmãos ou meio irmãos ?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Josuë, 5 Jul 2004.

  1. Josuë

    Josuë Usuário

    É conhecido por todos que Faramir e Boromir eram irmãos de sangue, filhos do mesmo pai e mãe. Porém, em certo trecho do livro, afirma-se que Faramir tem sangue puro do Ponente, enquanto Boromir não tem. Esta afirmação tem a ver com sangue físico ou é referente ao caráter ? Ou há um passado obscuro sobre os dois ???

    Abraços.
     
  2. Bagrong

    Bagrong RaG

    Eu penso que os dois são irmãos de pai e mãe,além da mais nào faria sentido O regente do Gondor brigar com faramir e amar boromir se o segundo ñ tem sangue puro....geralmente eles brigam com os bastardos :mrgreen:
     
  3. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Imagino que esse tal sangue puro do ponente seja justamente por causa do caráter de Faramir. Não acho que ele tenha sido um filho bastardo. Não é o tipo de coisa que Tolkien colocaria em sua obra.
     
  4. Josuë

    Josuë Usuário

    Mas no Silmarillion temos um caso muito famoso de um pai que casou com duas mulheres e gerou muita disputa, ou vocês se esqueceram do grande e maldito Feänor...
     
  5. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Não o chamaria de maldito..... :roll:

    Mas devemos lembrar que isso só ocorreu porque sua mãe havia morrido após seu nascimento. Somente após isso ( e provavelmente muitos anos depois ) seu pai voltou a se casar.
     
  6. pelego

    pelego Usuário

    E, pelo menos q eu me lembre, ninguem ali foi considerado bastardo.
     
  7. Acho q em livro nem em lugar nenhum se diz que Faramir tinha uma mãe e Boromir outra, ou que Denethor se casou 2 vezes... Pra mim, essa referência ao sangue nem é em relação ao caráter (lembram que no livro se dizia q o Aragorn era muito parecido com o Denethor? Que ambos tinham aquela imponência dos Númenorianos?) e todo mundo sabe a caca q era o caráter do Denethor... Vai ver que o sangue "abençoado" era transmitido a um enão era a outro... sei lá... :o?:
     
  8. Acredito que o sangue a que é referido, deve ser, tipo, de herança dos antepassados... Deve ter relação mais com o caráter do que com o sangue propriamente dito...
     
  9. Creio que seja com relação ao caráter mesmo.
    Afinal, se um dos dois fosse realmente bastardo, este seria o Faramir, que é menos querido pelo pai.
     
  10. Dernhelm

    Dernhelm Usuário

    O sangue propiamente falando era o mesmo pq ambos Faramir e Boromir sao filhos do Denethor com Finduilas, a diferença e que no Faramir o "sangue" dos numenorianos se sobressaiu agia nele de forma diferente como agia no Denethor iamgino que seja como uma especie de dom que a pessoa tem ou nao, no caso do faramir ele despertou todo o "poder" que o sangue dos numenorianos poderia dar, e o Boromir nao... espero nao ter falado besteira mas acho que e algo por ai...
     
  11. Sra. Verdefolha

    Sra. Verdefolha Usuário

    Acho que não. Pode ser que Denethor só fosse daquele jeito com o Faramir porque este era mais honrado e não era o PRIMOGENITO. Denethor devia achar que tinha que dar mais valor aquele que fosse o substituir no governo de Gondor, ou seja Boromir!!!!
     
  12. Acredito que os dois são filhos do mesmo pai e mãe...não acredito que haja essa de meio irmãos...como já foi dito, o sangue puro do Ponente se refere ao carater dele....


    ate mais...
     
  13. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não precisem "acreditar". Tenham certeza de que Boromir e Faramir são filhos de Denethor II e Finduilas, e ambos possuem sangue numenoreano, não só por parte do pai, mas por parte de mãe, além de sangue élfico (sim, pois Finduilas era irmã de Imrahil, e diz a lenda que os príncipes de Dol Amroth descendiam de Imrazor, o numenoreano, e Mithrellas, a elfa; sim, há parcela élfica no sangue de Númenor, mas vinda de ancestrais mais antigos que Mithrellas).

    A questão do "sangue númenoreano" em Faramir, tem sim relação com o caráter e atitudes honradas dele. Da mesma forma, Aragorn lembrava os antigos reis de Númenor antes da Queda, tanto que sua morte foi ao estilo da morte dos primeiros reis da Ilha da estrela.
     
  14. Sim, mas a morte do Aragorn foi uma espécie de "exceção", afinal, na TM o sangue numenoriano estava espalhado, tinha muito pouca gente e os q tinham não eram lá muito honrados... Acho q o Aragorn só teve este tipo de morte por ser o novo Rei e por ter todas as qualidades dos númenorianos antes da Queda
     
  15. Pandatur

    Pandatur Usuário

    E Faramir era mais ou menos assim também. :obiggraz:
     
  16. Sim, honrado e sábio como Aragorn, mas não era rei :obiggraz:
     
  17. Mas acabou muito bem, diga-se de passagem! :D
    Tanto de esposa quanto de cargo!
     
  18. Galaek

    Galaek Usuário

    num entendi esse papo.....como o Aragorn morreu???
     
  19. pelego

    pelego Usuário

    morreu de morte natural.. qdo ele sentiu q tava velho, ele passo o cetro pro filho dele, Eldarion, e se retirou pra casa dos reis, e lá se deitou num dos leitos e dormiu pra sempre..
     
  20. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Eu penso q é isto tb... :wink:
     

Compartilhar