• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

FAQ ValinorNet/mIRC

<SPAN class=postbody><SPAN style="COLOR: brown"><SPAN style="FONT-SIZE: 18px; LINE-HEIGHT: normal"><SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">FAQ ValinorNet/mIRC</SPAN></SPAN></SPAN>

<SPAN style="COLOR: olive"><SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Seção 1: Fundamentos de Chat</SPAN></SPAN>

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">1) O que é IRC?</SPAN>

IRC significa "Internet Relay Chat" (Conversa – ou, para simplificar, "chat" - Transmitida pela Internet). IRC é um sistema de chat multi-usuário, onde as pessoas se reúnem em um servidor para conversar em "canais" – geralmente também chamados de "salas". Esse chat ocorre em tempo real, é como ter uma conversa com um grupo de pessoas – só que através de texto.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">2) Que canais estão disponíveis na ValinorNet?</SPAN>

A ValinorNet oferece alguns canais diferentes para as pessoas discutirem diferentes assuntos sobre Tolkien e sua obra, e o que mais estiver diretamente relacionado à ela. Os canais disponíveis são:

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- #Valinor</SPAN> – canal de entrada, para assuntos genéricos da Valinor e Tolkien.
<SPAN style="FONT-STYLE: italic">Restrições</SPAN>: sem cores, plug-ins, uma listinha mais pesada de BADWORDS, limite menor de kicks para BAN e limite menor de flood.

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- #Dagorlad</SPAN> – canal onde ocorrerão discussões temáticas sobre a obra, em datas específicas marcadas com antecedência.
<SPAN style="FONT-STYLE: italic">Restrições</SPAN>: mesmo do #valinor, mas com maior restrição de assunto.

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- #Mud</SPAN> - canal para assuntos específicos do MUD Valinor.
<SPAN style="FONT-STYLE: italic">Restrições</SPAN>: por enquanto nenhuma, mas não fiquem abusados por causa disso: o Olho de Sauron, o BOT, tudo vê.

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- #Terramedia</SPAN> – canal para assuntos off-Tolkien, ou seja, qualquer coisa não relacionada com a obra.
<SPAN style="FONT-STYLE: italic">Restrições</SPAN>: Possivelmente COM cores e plug-ins, uma listinha menor de BADWORDS, limite maior de kicks para BAN e limite maior de flood que as demais salas. Possivelmente.

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">#Ajuda</SPAN> – canal para os usuários tirarem suas dúvidas sobre o funcionamento do mirc/webchat, comandos, ações, etc. Não se acanhe em perguntar qualquer coisa que seja: ninguém será menosprezado aqui (e em toda a ValinorNet) de modo algum.
<SPAN style="FONT-STYLE: italic">Restrições</SPAN>: ficará a cargo dos ops do canal.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">3) Como eu converso no servidor ValinorNet?</SPAN>

Você precisa de um cliente de IRC para conversar em um servidor de IRC. Existem várias opções. A primeira - e possivelmente a mais fácil – é você usar o webchat que se encontra no próprio Fórum Valinor, no link para a ValinorNet, no subfórum da mesma. Ele funciona no seu navegador e deve funcionar em qualquer tipo de sistema operacional.

Se você tem um pouco mais de experiência – ou quer usar chats regularmente – você pode tentar um cliente de IRC específico tal como o <FONT color=#5493b4>mIRC</FONT>, e o <FONT color=#006699>Full Throttle</FONT>.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">4) Quais são as vantagens de um cliente de IRC específico?</SPAN>

Bem, o webchat é fantástico se você quer testar os fundamentos de um chat mas, para aqueles que usam chats regularmente, um cliente de IRC dedicado oferece segurança e flexibilidade maiores.
Alguns dos benefícios do cliente de IRC específico sobre webchat:

- Capacidade de ajustar listas de notificação para saber quando seus amigos estão online.
- Capacidade de ignorar usuários chatos caso você não queira ver o que eles dizem.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">5) Como me conecto no servidor ValinorNet?</SPAN>

Como já mencionado anteriormente, há duas formas:

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Através do link do Fórum</SPAN>

Basta você estar logado no Fórum e então clicar em <FONT color=#5493b4>ValinorNet</FONT>. Uma janela aparecerá pedindo permissão para executar um javascript. Depois de aceitar, você será conectado ao chat com o nick que estiver usando no Fórum.

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Através do mIRC</SPAN>

Você pode simplesmente digitar em qualquer janela do mIRC <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/server irc.valinor.com.br 7777</SPAN> e será imediatamente conectado ao servidor da Valinor. Você pode também configurar o mirc, adicionando o servidor a uma lista para se conectar automaticamente. Basta ir em <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Options</SPAN> (Alt + O) <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">> Connect > Add</SPAN>. Essa janela você preenche da seguinte forma:

- em <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Description</SPAN>, pode colocar <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">chat valinor</SPAN>;
- em <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">IRC server</SPAN>, coloque <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">irc.valinor.com.br</SPAN>
- em <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Port</SPAN>, coloque <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">7777</SPAN>

Em seguida clique em <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Add</SPAN> e pronto, o servidor da Valinor está cadastrado em sua lista de servidores.
Para conectar, basta selecioná-lo e clicar <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Connect IRC Server</SPAN>, ou usar o botão <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Connect</SPAN> mesmo.
Depois de conectado, siga os mesmos passos para entrar no canal que desejar (ver abaixo), e bom bate papo.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">6) Quem são as pessoas com as @?</SPAN>

São os operadores dos canais, carinhosamente chamados de <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Ops</SPAN>. Eles ajudam a administrar os vários canais registrados (aqueles listados acima) – fazendo com que as pessoas ajam de acordo com as regras da ValinorNet. Ele também o ajudarão com quaisquer problemas que você tiver ao usar seu cliente de IRC e tentar responder as perguntas que não estão respondidas aqui.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">7) Ninguém está falando?!!</SPAN>

As pessoas freqüentemente usam o chat e fazem outras coisas ao mesmo tempo. Elas podem inclusive estar conversando em outros canais. Seja paciente. Se você marcar presença no chat, eventualmente alguém o cumprimentará. Ou você pode tentar outro canal no servidor, que pode estar mais movimentado. Ou simplesmente volte um pouco mais tarde.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">8) O que significam todas estas abreviações?</SPAN>

O IRC possui uma rica história desde 1988, e um apropriadamente diverso banco de dados de jargões. Aqui está uma breve lista das abreviações mais comuns que são de uso freqüente no servidor. Embora estejam em letras maiúsculas aqui, estes termos são freqüentemente usados em letras minúsculas por conveniência (e para que não pareçam muito com gritos).

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- IRC</SPAN>: Internet Relay Chat (Chat Transmitido pela Internet) – o sistema de chat que a ValinorNet usa.
<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- PVT</SPAN>: Private Message (Mensagem Privada) – comunicação privada entre duas pessoas através do servidor, muito parecido com o ICQ ou MSN, por exemplo.
<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- DCC</SPAN>: Direct Client Connect (Conexão Direta do Cliente) - permite (entre outras coisas) a transferêcia de arquivos entre usuários do mesmo servidor. Se mensagens inesperadas de DCC começaram a aparecer, é melhor você procurar o conselho de algum Op imediatamente.
<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- NS</SPAN>: Você pode abreviar <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/msg nickserv</SPAN> na maioria dos clientes para <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv</SPAN> ou ainda <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/ns</SPAN>.
<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- CTCP</SPAN>: Client To Client Protocol (Protocolo de Cliente a Cliente): Uma sutil extensão do IRC com muitos usos, incluindo a capacidade de "fazer sons" entre muitas mais.

Fora da área técnica, há também algumas abreviações coloquiais, umas típicas entre os fãs tolkienianos:

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- LOL</SPAN>: Laughing out Loud (Rindo bem Alto). (A expressão um tanto intuitiva quase universal de apreciação de bom humor)
<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- RS</SPAN>: Risos (geralmente em minúsculas, para não confundir com o estado...
icon_razz2.gif
)
<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- SdA</SPAN>: Senhor dos Anéis. (duh)
<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">- SdA, ADT, RdR, Silma</SPAN>: realmente não deveríamos ter que explicar essas
icon_wink.gif



<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">9) Por que minha janela de Status do mIRC fica dizendo "Ping? Pong!"?</SPAN>

Todos os servidores de IRC têm que enviar um sinal <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">PING</SPAN> aos seus usuários a cada alguns minutos (a cada 180 segundos no nosso servidor) de forma que possam detectar quando as conexões dos usuários desapareceram silenciosamente no vazio, geralmente devido aos seus computadores ou quedas das conexões de internet. Se o servidor não fizer isso, o ghost (nick que fica preso no servidor) do usuário permanecerá no servidor indefinidamente até o servidor tentar mandar alguma coisa para ele (ex: transmitindo uma nova linha de texto a partir de um canal). Se você não gosta de ver as mensagens Ping? Pong! no mIRC, você pode desabilitá-las no menu <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">File > Options > IRC > Options > Hide ping? pong! event</SPAN> (Esconder eventos ping? pong!).


<SPAN style="COLOR: olive"><SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Seção 2: "Por que não posso?", "O que é?" e outras dicas de netiqueta</SPAN></SPAN>

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Uma nota sobre comportamento</SPAN>

Assim como qualquer comunidade, o servidor ValinorNet desenvolveu suas próprias regras e normas de comportamento. Alguns pontos principais estão descritos abaixo. Eles ajudarão a evitar que você irrite os moderadores do canal (Ops) e seus companheiros de chat.

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">1) Por que não posso usar letras maiúsculas DESSE MODO o tempo todo?</SPAN>

Primeiramente, é irritante e grosseiro. É o equivalente na internet a gritar e, portanto, é não é visto com bom olhos no IRC. Afinal de contas, estamos aqui para conversar, não para gritar uns com os outros. E imagine se todos fizessem isso. Você não precisa usar letras maiúsculas para se fazer entender, e preferimos que você não o faça. Obrigado.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">2) Por que não posso falar palavrões?</SPAN>

Para fornecer a todos um ambiente agradável de conversas, somos obrigados a fazer uso do menor denominador comum.
Temos também pessoas mais novas entrando no chat e, como uma entidade, queremos dar um bom exemplo – e não perturbar os pais delas, pais que podem ficar um pouco incomodados em ver um linguajar chulo a torto e a direito em um chat. Por fim, é simplesmente mais agradável ter um servidor de IRC para se ir onde as pessoas não estão falando palavrões (dos mais diversos calões) a cada segundo.
Os ops agirão como juízes para determinar o que pode ser uma palavra ofensiva ou não (embora isso devesse – e DEVA – ser algo em certo grau de senso comum entre pessoas bem-educadas). O bot do servidor, Sauron, também está programado para kickar (e, quando houver certo número de reincidência da ofensa, banir) aqueles usuários que usarem determinados palavrões nos canais. Se você possui alguma dúvida quanto a usar uma palavra que pode ser considerada obscena ou ofensiva, então provavelmente é melhor que você considere reformular seus pensamentos de um modo menos grosseiro.
Formas extremas de ofensas podem – e muito provavelmente irão – resultar em um banimento instantâneo. Tudo o que pedimos é que você aja de acordo com as regras quando estiver na ValinorNet. Se você discorda, e acha que não consegue evitar o uso de palavrões em um canal, talvez você deva encontrar outro lugar para conversar.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">3) Por que não posso ter meu próprio bot?</SPAN>

Apenas bots oficiais são permitidos no servidor. Bots mal configurados oferecem um risco de segurança ao servidor e, portanto, não serão feitas exceções. O bot oficial do servidor é o <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Sauron</SPAN>.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">4) O que vocês querem dizer com "sem insinuações"?</SPAN>

Por sermos um servidor que visa tratar de Tolkien e de conversas amigáveis entre seus usuários, insinuações maliciosas e conversas de cunho sexual não são permitidas. Avisaremos, chutaremos e baniremos oportunamente para desencorajar tal comportamento.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">5) Discussões políticas, religiosas, etc.</SPAN>

Discussões girando em torno de política, religião, etc. geralmente não são um problema — desde que as pessoas não fiquem incomodadas com isso. Infelizmente, isto parece acontecer 95% das vezes. Assim, se algum op pedir para que você pare, por favor faça-o imediatamente.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">6) O que é flood?</SPAN>

Flood é a prática de enviar grandes quantidades de texto para um canal ou pessoa – geralmente com o único objetivo de atrapalhar as conversas normais. O flood se caracteriza também ao se fazer a mesma pergunta repetidamente. O ponto principal é que o flood estraga o divertimento de todos no canal. Ele também causa lag desnecessário no servidor, o que prejudica a todos que estiverem conectados.

Sauron, o bot, possui proteção contra flood e kickará os flooders.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">7) O que vocês querem dizer com "sem propaganda"?</SPAN>

Isso quer dizer não fazer propaganda de outros canais de IRC e sites na ValinorNET. Propaganda descarada nos canais geralmente é uma maneira garantida de incomodar os ops. Não há problema em colar links para seu site particular ou para algo relacionado a Tolkien, desde que esteja dentro do contexto da conversa atual do canal – e que não seja feita repetidamente. Entrar no chat apenas para fazer propaganda de uma URL (ou similares) certamente resultará na sua discreta remoção do servidor.


<SPAN style="COLOR: olive"><SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Seção 3: "Como eu faço?"</SPAN></SPAN>

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">1) Como eu faço ações? (o texto que é colorido de modo diferente)</SPAN>

Você pode criar ações digitando: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/me algumaação</SPAN>.
Por exemplo: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/me cumprimenta todo mundo</SPAN> produzirá: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">* Aragorn cumprimenta todo mundo</SPAN> (se o seu nick for Aragorn, é claro.)
Observe que todos os comandos de IRC são precedidos de uma barra, e você deve usá-la para fazê-los funcionar.

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">2) Como entro em um canal?</SPAN>

Uma vez conectado, basta digitar <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/j canal</SPAN> especificando o canal onde você deseja entrar. Exemplo: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/j valinor</SPAN>

Por enquanto dispomos apenas dos canais oficiais: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">#terramedia, #valinor, #mud , #dagorlad</SPAN> e <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">#ajuda</SPAN>.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">3) Como mudo meu nick?</SPAN>

Se você quiser trocar seu nick enquanto está conversando no servidor, digite: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nick novonick</SPAN>, trocando <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">novonick</SPAN> pelo nick que você quer usar agora.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">4) Como saio do servidor?</SPAN>

Você pode sair do servidor a qualquer momento tanto ao fechar o programa com o qual você está usando o chat como usando o comando <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/quit</SPAN> se você quiser deixar uma mensagem para o canal assim que você sair. Isto é chamado de <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Mensagem de Quit</SPAN>. Como exemplo, ao digitar: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/quit Que os Valar os abençoem</SPAN>, o resultado será algo como: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">*** Aragorn (elessar@pr11116.usr.microlink.com.br) saiu (Quit: Que os Valar os abençoem)</SPAN>, que aparecerá para os usuários que permaneceram no canal.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">5) Como eu converso com alguém particularmente?</SPAN>

Se você quiser abrir uma janela particular, e conversar com apenas uma pessoa, você pode fazê-lo ao clicar duas vezes no nick da pessoa na coluna de nicks ou ao digitar <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/q nickdapessoa</SPAN>. Isso abrirá uma janela específica através da qual você pode conversar com determinada pessoa diretamente, de um modo bem parecido com qualquer sistema de mensagens instantâneas, como AIM, ICQ or MSN.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">6) Como registro meu nick?</SPAN>

Registrar um nick permite que você reserve um nick para seu uso exclusivo. Isto é fundamental para manter sua identidade no servidor. Para fazer, escolha o nick que você quer usar e mude para ele. Escolha então uma senha para o mesmo. Note que as senhas são sensíveis à letras maiúsculas e minúsculas!
Digite então: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv register senha e-mail</SPAN>
Porém, você deve trocar senha pela sua senha escolhida, ou sua senha será de fato ´senha´! Você também deve trocar e-mail por um e-mail válido.
Por exemplo, posso querer registrar o nick <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Aragorn</SPAN>. Se eu escolho <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">athelas</SPAN> como minha senha e <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">aragorn@hotmail.com</SPAN> como meu e-mail, irei digitar: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv register athelas <FONT color=#006699>aragorn@hotmail.com</FONT></SPAN> enquanto estiver usando o nick Aragorn.

No entanto, quaisquer registros de nick feitos agora serão perdidos mais tarde, visto que o sistema de registro de nicks será unificado com o do Fórum Valinor. Ou seja, o seu nick no servidor ValinorNet será o mesmo que você usa no Fórum. Mas se você quiser registrá-lo agora apenas por "segurança" (mesmo que momentânea), vá em frente.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">7) Como identifico meu nick depois que eu estiver conectado ao servidor?</SPAN>

Você deve se identificar cada vez que se conecta ao servidor de IRC para dizer ao NickServ que é realmente você e não outra pessoa tentando roubar seu nick.
Você faz isso ao digitar: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv identify senha</SPAN>
Novamente, você deve usar a senha que forneceu ao registrar o nick.
Se você colocar proteção de kill no seu nick, você precisará identificá-lo rapidamente – geralmente dentro de um minuto de conexão – ou o NickServ mudará seu nick à força.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">8) Por quanto tempo os nicks permanecem registrados?</SPAN>

Os nicks expiram em 21 dias de não-uso dos mesmos. Após esse tempo, os nicks ficarão mais uma vez disponíveis publicamente e qualquer um poderá usá-los e registrá-los.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">9) Como mudo minha senha?</SPAN>

Após ter identificado-se para o NickServ (ver acima), escolha uma nova senha e então digite: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv set password novasenha</SPAN>
Agora, o truque é que você substitui <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">novasenha</SPAN> pela sua senha nova, mas não modifique a palavra <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">password</SPAN> para este comando.

Pronto, você tem uma nova senha.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">10) Como coloco kill no meu nick?</SPAN>

Quando você se registra pela primeira vez, o NickServ não coloca um "kill" no seu nick. Você mesmo deve fazer isso. Neste caso, um "kill" significa que qualquer um que usar seu nick, mas não o identifique no NickServ dentro de certo tempo (geralmente um minuto), terá seu nick forçadamente modificado para algum da forma <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Guest1085141660</SPAN>, onde <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">1085141660</SPAN> é um número selecionado ao acaso. A pessoa será então subseqüentemente forçada a usar um nick diferente.

Você pode ligar esta opção digitando: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv set kill on</SPAN> (após ter identificado-se no NickServ com seu nick).
Note que, se você demorar para identificá-lo, o "kill" também será aplicado em você! O NickServ não faz distinções e não saberá que é você até que você se identifique! Você notará também que você não poderá mudar imediatamente de volta para seu nick se o seu nick foi mudado desta maneira. Isto acontece porque o NickServ mantém o seu nick sob proteção por aproximadamente 30-60 segundos antes de liberá-lo para ser usado de novo.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">11) Como envio um memo para alguém?</SPAN>

O que é um <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">memo</SPAN>, você pergunta? Um memo é uma mensagem que você pode deixar no servidor para alguém recebê-la quando conectar-se no servidor. Você pode deixar um memo para qualquer pessoa que possuir um nick registrado, desde que seu nick também seja registrado.
Você pode fazer isso digitando: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/memoserv send nick mensagem</SPAN>
Simplesmente substitua <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">nick</SPAN> pelo nick da pessoa para a qual você quer enviar a mensagem, e <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">mensagem</SPAN> por qualquer nota que você desejar enviar para a pessoa.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">12) Como me torno um Op?</SPAN>

A resposta mais curta é: você não se torna um.

O posto é adquirido pela decisão do <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Deriel</SPAN> (Admin do servidor), <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Tilion</SPAN> e <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Eärendil</SPAN> (ServOPs e IRCops do servidor). Você deve possuir um grande conhecimento de como o IRC funciona. Você precisa ser uma pessoa que possa fornecer ajuda aos nossos visitantes sobre como instalar e usar clientes de IRC. Você precisa ser maduro (e nisso uma regra fez-se necessária: apenas pessoas maiores de idade podem ser ops – por n razões, como responsabilidade, por exemplo; se você vier chorar dizendo que pessoas menores de idade também podem ser maduras, já estará provando exatamente o contrário, evidenciando inclusive seu desconhecimento das regras do servidor) e se dar bem com as pessoas. Você deve ser bem conhecido e de confiança das pessoas que administram o servidor.

Pouquíssimas pessoas se tornam ops; e elas são assim designadas apenas quando necessário. Por favor não peça para ser um, já que a recusa pode ser (e freqüentemente é) vista como uma ofensa pessoal.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">13) Como descubro quando meus amigos estiveram online pela última vez?</SPAN>

Há dois modos básicos: se eles possuírem nicks registrados, tente: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv info nick</SPAN>

Pode-se tentar digitando também <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/whowas nick</SPAN>


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">14) Como aplico "ghost" em mim mesmo?</SPAN>

Um "ghost" é quando você não está realmente conectado, mas o servidor de IRC acredita que você ainda está online por uma razão ou outra. Geralmente, isso acontece se o seu computador trava ou se a sua conexão cai quando você está no IRC.
Para exterminar seu ghost digite: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv ghost nick senha</SPAN>

Por exemplo, se eu fosse desconectado enquanto estivesse usando o nick <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Aragorn</SPAN>, e o servidor pensasse que meu ghost ainda estivesse online, eu digitaria: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv ghost Aragorn athelas</SPAN>


<SPAN style="COLOR: olive"><SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Seção 4: "O que eu faço se...?"</SPAN></SPAN>

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">1) O que eu faço se eu esquecer minha senha?</SPAN>

Primeiramente, se você registrou-se de modo correto, você pode pedir ao NickServ para enviar sua senha para o e-mail que você forneceu ao registrar o nick. Você pode fazer isso digitando <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">/nickserv sendpass nick</SPAN>. Simplesmente substitua "nick" pelo seu nick registrado. Um e-mail contendo sua senha deverá aparecer na sua caixa de entrada, resolvendo o problema.

Se isto não funcionar, procure uma dessas pessoas: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Deriel</SPAN>, <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Tilion</SPAN> ou <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Eärendil</SPAN> e peça ajuda a eles.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">2) O que eu faço se meu nick estiver suspenso?</SPAN>

Geralmente seu nick torna-se suspenso apenas quando você digita uma senha errada repetidamente. Neste caso, você deve procurar o <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Deriel</SPAN>, <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Tilion</SPAN> ou <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Eärendil</SPAN> e pedir ajuda a eles.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">3) O que eu faço se eu for banido de um canal?</SPAN>

Isso depende. Se você pedir educadamente a um op, você pode ser readmitido no canal pela vontade dele. O tempo de permanência dos bans fica à cargo dos ops do canal em questão.
Se você foi banido por engano – você digita /j e simplesmente não consegue entrar no canal – entre em contato com os ops daquele canal.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">4) O que eu faço se eu for banido do servidor?</SPAN>

Um banimento de um servidor resultará em uma mensagem mais ou menos assim para você: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Closing Link: Aragorn[elessar.rochd1.qld.optusnet.com.au] (User has been permanently banned from ValinorNet)</SPAN>

Se você acha que foi banido permanentemente por engano – ou gostaria de pedir para ter o ban removido – entre em contado com uma dessas pessoas: <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Deriel</SPAN>, <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Tilion</SPAN> ou <SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">Eärendil</SPAN>, explicando o problema.


<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">5) O que eu faço se eu não conseguir me conectar ao servidor?</SPAN>

As razões para não ser capaz de se conectar ao servidor são inúmeras – e a mais comum será a de que seu computador foi permanentemente banido por causa da má conduta de alguém (veja entrada anterior). Contudo, se sua conexão não vai além de informar você de que você foi banido permanentemente da ValinorNet, como por exemplo:

<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">* Connecting to irc.valinor.com.br (7777)
* Unable to connect (Connection refused)</SPAN> ou
<SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">* Connecting to irc.valinor.com.br (7777)
-forum.valinor.com.br- *** Looking up your hostname...
-forum.valinor.com.br- *** Found your hostname (cached)
-forum.valinor.com.br- *** Checking ident...
-irc.valinor.com.br- *** Checking for open socks server...
-irc.valinor.com.br- *** No ident response; username prefixed with ~
-irc.valinor.com.br- * Connection Reset By Peer</SPAN>

Então você deve entrar em contato com a administração da ValinorNet e contar qual o seu problema. Certifique-se de copiar e colar o problema do cliente de sua escolha (isto é, o texto similar àquele que você viu acima), e descrever o problema no maior número de detalhes possíveis.</SPAN></P>


<SPAN class=postbody></SPAN> </P>


<SPAN class=postbody>(Traduzido e adaptado do <FONT color=#5493b4>TORn</FONT>)</SPAN></P>
 
Eu participei de uma discussão em que chegamos a conclusão de que Melkor era chegado nos babados sadomasô por causa daquele ambiente tenso. :rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo